Home Estudar no ExteriorIntercâmbio Como funciona o visto férias-trabalho na França

Como funciona o visto férias-trabalho na França

by Suellen Kyl
Atualizado em 20 julho 2022 por Suellen Kyl

É possível trabalhar e viajar através do visto férias-trabalho na França (PVT – programme vacances-travail). Esta experiência é possível com o programa férias-trabalho que entrou em vigor em março de 2018, fazendo com que jovens brasileiros possam experimentar um pouco da cultura e vida na França. Se você está interessado em morar e trabalhar na França adicionando uma experiência a mais no seu currículo, confira todas as informações necessárias e dicas para conseguir o seu visto férias-trabalho na França.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Porque conhecer a França

Conhecer a França vai bem além do que ter uma bela foto com a Torre Eiffel. Afinal, a França não se resume unicamente a Paris e visitar outras cidades e regiões é uma experiência enriquecedora. Outras cidades bastante conhecidas na França são: Nice, Lyon, Nantes, Annecy, Estrasgurgo, Bordeaux, Versalhes, Montpellier, Marseille, Grenoble, Cannes e Lille.

A França é um dos destinos principais dos brasileiros que vão para a Europa. Saiba que a França não é apenas a queridinha dos brasileiros, pois é o país que mais recebe turistas por ano. Além dos pontos turísticos como a Torre Eiffel, Museu do Louvre e Palácio de Versalhes, a culinária francesa também é um ícone no mundo todo (você já provou o ratatouille?). E quem fala em culinária francesa também fala em queijos e vinhos, um dos maiores produtores do mundo.

Em termos de economia, a França também ocupa uma posição de destaque na Europa, sendo a segunda maior economia da Europa. E aí, vamos conhecer a França? Se você ainda está em dúvida, não deixe de conferir em detalhes o custo de vida na França.

Como funciona o visto férias-trabalho na França

O programa férias-trabalho ou working holiday program é uma oportunidade para jovens entre 18 e 30 anos viverem uma experiência diferente e enriquecedora. Com o visto férias-trabalho na França é possível trabalhar na França em empregos para estudantes tendo um fonte de renda para ajudar com as despesas. Além disso, esta é uma forma de vivenciar a cultura francesa trabalhando em um ambiente típico, uma ótima experiência profissional.

O visto emitido também é válido para os departamentos ultramarinos da França como a Guiana Francesa e as Antilhas. O que é ótimo, não é mesmo?

A duração do visto férias-trabalho na França é de 1 ano e ele não é renovável. Também não é possível trocar de visto para prolongar a permanência na França. Fique atento ao tempo necessário entre o pedido do visto e a data da viagem: é possível fazer o pedido no máximo 2 meses antes da viagem. A quantidade de vistos emitidos anualmente é limitada a 500.

É preciso saber falar francês?

Não é necessário comprovar a proficiência em francês para requerer o visto. Porém, para conseguir um trabalho na França é altamente recomendado ter um nível de francês básico-intermediário. Se você tem um bom nível de inglês, isso sem dúvida pode ajudar mas não é um fator determinante.

Precisando de material de apoio para auxiliar no aprendizado do francês? 

Requisitos para requerer o visto férias-trabalho na França

  • Ter entre 18 e 30 anos
  • Não ter requerido este tipo de visto anteriomente
  • Não ter a nacionalidade francesa
  • Possuir todos os documentos necessários (originais e cópias)

Documentos necessários

  • Formulário do pedido de visto de longa duração preenchido e assinado
  • 2 fotos 3,5cm x 4,5cm
  • Passaporte com pelo menos 1 ano e 3 meses de validade
  • Comprovante de residência no Brasil
  • Cópia do documento de identidade
  • Uma carta de motivação com o objetivo da viagem
  • Seu currículo
  • Comprovantes financeiros (extrato bancário recente, declaração do banco comprovando pelo menos 2500 euros)
  • Seguro saúde internacional por toda a estadia
  • Atestado médico
  • Antecedentes criminais
  • Ter a passagem de volta ou justificar ter meios financeiros para adquirí-la.

Faça um orçamento online em menos de 1 minuto para as suas traduções com a Yellowling, a maior plataforma de traduções da América Latina. Lá você pode fazer:

  • Traduções juramentadas
  • Traduções técnicas
  • Traduções certificadas

É rápido, seguro, 100% online e você pode acompanhar todo o processo através do portal do cliente.

>> Faça agora mesmo o seu orçamento <<

Dicas

Faça o seu agendamento online no consulado que corresponde à região que você mora no Brasil. No dia da sua entrevista, tenha em mãos todos os documentos exigidos, cópias e originais. O pedido e emissão do visto férias-trabalho na França é gratuito.

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂