O melhor sistema de saúde para estrangeiros
Home Morar no Exterior Quais países oferecem o melhor sistema de saúde para estrangeiros

Quais países oferecem o melhor sistema de saúde para estrangeiros

by Suellen Kyl
Atualizado em 5 março 2024 por Suellen Kyl

Saúde é coisa séria e esse é um ponto importante que você deve levar em consideração ao pensar em mudar de país. Vamos então quais países oferecem o melhor sistema de saúde para estrangeiros e quais países têm os piores sistemas de saúde. E olha, você pode se surpreender. Vem comigo?

Porque um bom sistema de saúde é importante

Os gastos com saúde podem representar uma boa parte do seu salário em casa de acidente ou doenças graves por exemplo e isso é algo que você não pode prever. Então se você está pensando em mudar de país, esse é um ponto que você deve prestar muita atenção. Porque dependendo do país, o sistema de saúde pode oferecer maiores benefícios em caso de doenças, pode oferecer uma maior cobertura o que vai refletir diretamente no seu salário.

Veja como funciona o sistema de saúde na França.

Quais países oferecem o melhor sistema de saúde para estrangeiros

Entre os países que oferecem o melhor sistema de saúde para estrangeiros, a maior parte deles está na Europa, mas também encontramos outros países por aí que você nem imaginava que poderia ter um bom sistema de saúde.

Na Europa, os países que oferecem o melhor sistema de saúde para estrangeiros são:

  • Islândia
  • Noruega
  • Luxemburgo
  • Dinamarca
  • Áustria
  • Alemanha
  • Finlândia
  • Suíça
  • Mônaco
  • Montenegro

Por exemplo, na Islândia, Noruega e Luxemburgo, se você estiver trabalhando há mais de 1 ano na mesma empresa, ficar doente e precisar ficar afastado do trabalho por um longo período de até 2 meses, você vai continuar recebendo 100% do seu salário durante esse período.

E se você estiver trabalhando há mais de 5 anos na mesma empresa, você pode ficar até 4 meses afastado recebendo 100% do seu salário. Na Noruega especificamente, esse período pode ser estendido por até 1 ano e em Luxemburgo por até 1 ano e meio. Claro que tudo isso tem um acompanhamento para confirmar que realmente se trata de uma doença que impede a pessoa de continuar trabalhando.

Em outros países como a França, você precisa pagar um plano de saúde complementar para ter uma cobertura mais ampla.

Os melhores sistema de saúde do mundo tem um custo

Em contrapartida, esses países também têm um custo de vida elevado e os impostos que você paga também são mais elevados do que em outros países.

Claro que tudo tem um preço, isso reflete na qualidade de vida nesses países que são considerados uns dos melhores países para se viver. Os outros países europeus que eu mencionei anteriormente, apesar de não terem essa garantia de 100% do salário, eles cobrem entre 70 e 80% o que já é bem significativo.

Outras opções além da Europa

Mas não é apenas a Europa que oferece vantagens. Outros lugares do mundo também e um exemplo deles é a China.

Na China você pode ter até 3 meses de atestado mesmo tendo acabado de começar a trabalhar. Esse período pode ser maior dependendo de quanto tempo de empresa você tem. Porém, apesar de ter esse direito, não existe uma porcentagem determinada que você vai receber do seu salário. Isso vai depender de um acordo entre você e a sua empresa.

Temos também a Bolívia e o Egito que tem até 6 meses de atestado com o pagamento de 70 a 100% do salário nesse período. Ou a Indonésia com 4 meses. E você pode estar pensando: “ah, isso aí nem é lá tão interessante assim”. Olha, se você já ficou doente e precisou ficar afastado, você sabe bem como é difícil ter que ficar pensando em como pagar as contas no final do mês.

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Os piores sistemas de saúde do mundo

E ao contrário desses países que oferecem essas vantagens, existem países onde você praticamente não tem nenhuma vantagem.
Por exemplo, os Estados Unidos, a Índia ou o Japão não tem nenhuma lei a nível nacional que prevê o afastamento do trabalho com a manutenção de uma porcentagem do salário. Geralmente existe um teto salarial máximo que você pode ter direito a ajuda do governo, senão tudo deve ser negociado com o empregador na hora da assinatura do contrato.

Nos Estados Unidos existem leis estaduais que preveem alguns dias de licença médica, mas eles vão em torno de 3 a 7 dias de licença no máximo por ano. O que acontece em muitos casos, é que você acaba tendo que usar dias de férias quando fica doente porque nem todo mundo consegue ter margem para negociar antes de assinar o salário.

Nem sempre os países mais atrativos são os melhores

Outros países que costumam atrair os estrangeiros, mas que não tem um sistema de saúde tão bom assim são: a Irlanda, a Austrália e Singapura. Na Irlanda por exemplo você tem direito a 3 dias de licença médica paga, 10 dias na Austrália e entre 5 e 14 dias em Singapura.

Faça o seu seguro viagem e garanta a sua segurança

Tenha uma viagem tranquila adquirindo um Seguro Viagem. Além de ser uma segurança e conforto para você, ele também é obrigatório para entrar e viajar para a Europa e diversos países.

Faça uma cotação gratuita com a Seguros Promo e tenha desconto de até 25% usando cupons promocionais disponíveis na página. Aproveite!

Saiba quais são as vantagens em adquirir o seu Seguro Viagem com a Seguros Promo:

  • Pagamento com Pix, boleto e cartão de crédito em até 12 vezes;
  • Possibilidade de comparar diversos seguros e escolher o que melhor se adapta às suas necessidades;
  • Profissionais qualificados para atender dúvidas durante a sua compra por e-mail, chat e whatsapp;
  • Garantia de comprar em um site seguro.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Um ponto importante a levar em consideração: a cultura local

O que podemos ver é que a cultura local influencia bastante nessa questão do sistema de saúde ser mais flexível ou não. Em países onde o ritmo de trabalho é mais intenso e que não existe uma cultura familiar tão importante quanto em outros, a tendência é que esses países ofereçam menos vantagens.

Então antes de escolher um país para morar, você deve prestar atenção nesses detalhes que vão fazer a diferença para você.

Pense no seu contexto familiar, ou no seu próprio estado de saúde, se você é uma pessoa que faz um tratamento contínuo ou precisa de um acompanhamento médico constante, se você tem crianças pequenas ou pessoas doentes na família é importante pensar nisso, como vai ser essa flexibilidade que o sistema de saúde e a cultura local vão proporcionar. Reflita se elas vão ser compatíveis com as suas necessidades.

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂