criança no maternal na frança
Home Morar no ExteriorMaternidade Como é o maternal na França: escola dos 3 aos 6 anos

Como é o maternal na França: escola dos 3 aos 6 anos

by Suellen Kyl
Atualizado em 29 janeiro 2024 por Suellen Kyl

A escola maternal na França é obrigatória a partir dos 3 anos. Sendo assim, toda criança que completar 3 anos entre janeiro e dezembro deve ser inscrita. Como é feita a inscrição, como é o cotidiano das crianças no maternal e como funciona a integração dos alunos estrangeiros nas escolas na França eu conto ao longo desse artigo.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Quando inscrever a criança no maternal na França?

Uma questão que é bem confusa para os pais na maioria das vezes, é saber quando deve ser feita a inscrição da criança no maternal. Isso porque a inscrição deve ser feita no ano que a criança completa 3 anos, mas como o ano letivo começa em setembro, essa questão fica um pouco confusa.

O ano que a criança completa 3 anos é o ano calendário. Então por exemplo, em 2023 todas as crianças que nasceram em 2020 devem ser inscritas na maternelle para o ano letivo 2023-2024 que começa em setembro.
Então se a criança nasceu em janeiro ou em dezembro do mesmo ano, ambas vão começar o ano letivo em setembro. A criança que faz aniversário no começo do ano vai ser bem mais velha do que a criança que nasceu em dezembro, que não vai ter nem completado 3 anos quando o ano letivo começar. Eu acho um pouco injusto, mas é assim que funciona.

As escolas na França são divididas em zonas, você sabia? Venha descobrir qual é a zona baseado no lugar que você mora.

criança no maternal na frança

Foto: Guia do Estrangeiro

Começar o maternal na França antes dos 3 anos é possível?

Sim, existe a possibilidade de começar o maternal antes dos 3 anos. Isso vai depender de alguns fatores: primeiro, se a escola tem vagas (existem escolas que tem uma seção específica chamada toute petite section) mas existem escolas que tem vagas disponíveis e que podem oferecer um cuidado especial às crianças menores de 3 anos.

Isso vai depender também do nível de maturidade da criança. Existem crianças que estão preparadas para começar a escola antes, já estão desfraldadas (esse é um ponto bem polêmico e estressante para os pais, vou falar mais sobre isso). Não é uma regra, tudo vai depender da escola e da criança em questão. O mais comum é que antes dos 3 anos, as crianças fiquem em creches ou com uma babá quando ambos os pais precisam trabalhar.

Venha entender melhor como funcionam as escolas na França.

Como fazer a inscrição em escola pública na França

Se você for inscrever o seu filho nas escolas públicas, você não deve ir diretamente até a escola, mas sim até a mairie de onde você mora. É a mairie que define em qual escola você pode fazer a inscrição. A escola que vai ser determinada é baseada na sua posição geográfica, ou seja, eles vão escolher a escola que fica mais próxima à sua casa. Mas existem exceções: você pode fazer um pedido para mudar de escola desde que tenha motivos claros e válidos. O motivo não pode ser por exemplo só porque você quer mudar de escola.

Outra exceção é no caso de crianças com necessidades específicas, que precisam de um acompanhamento especializado como por exemplo crianças autistas, crianças com problemas cognitivos, entre outros. No geral, as escolas na França são inclusivas e devem aceitar inscrições desses alunos, mas existem alunos que não se adaptam às classes normais e precisam de um acompanhamento especializado e esse tipo de acompanhamento só é feito em certas escolas. Nesse caso, o pedido de mudança de escola é um motivo válido.

Inscrição em escolas particulares

Para fazer a inscrição em escola particular, você deve entrar em contato com a escola que você está interessado e conversar diretamente com eles para saber como é o processo de inscrição. Quando você se inscreve em escola particular você não precisa passar pelo processo de entrar em contato com a mairie.

Fique atento pois cada escola tem o seu processo e suas datas. Certas escolas só aceitam alunos que tenham um certo nível, fazendo provas em um processo seletivo. Já outras você deve entregar todos os documentos, currículo escolar e são eles que decidem se aceitam ou não a criança.

Quais são os documentos para fazer a inscrição no maternal?

Você vai precisar dos seguintes documentos:

  • livret de famille ou a certidão de nascimento da criança (com a tradução se a criança não tiver nascido na França);
  • Uma justificativa de domicílio (conta de luz, gás, aluguel);
  • Carneta de vacinação com as vacinas obrigatórias (difteria, tétano, polio). Poder ser também um documento assinado por um médico atestando que a criança tomou essas vacinas caso você não tenha a carneta em francês por exemplo.

A inscrição para o ano letivo pode ser feita até junho, no máximo, mas é claro que existem crianças começando em qualquer outra época do ano. Esse é o caso quando os pais mudam de cidades ou país por exemplo.

Como é a adaptação das crianças que não falam francês?

Quando você se mudar, essa deve ser uma das primeiras coisas que você deve ir atrás para que a criança não perca as aulas e possa se adaptar mais facilmente.

Uma dúvida constante de quem mora no Brasil e vai mudar para a França em relação ao calendário escolar: meu filho vai perder um ano? Geralmente sim, mas como nesse vídeo o assunto é o maternal, não tem tanto impacto assim a questão do ano escolar. O intuito do maternal é preparar as crianças para a vida escolar, então é se acostumar com a rotina, com os horários, aprender a falar (é bem comum crianças que falem pouco até antes de começar a escola). Um dos pontos principais do maternal na França é aprimorar a linguaguem oral, então se a sua criança não fala nada de francês, isso não vai ser de forma alguma um problema.

Filhos de pais ilegais na França podem frequentar a escola?

Outro ponto que gera dúvida é sobre os status imigratório dos pais. Se os pais estão em situação irregular, a criança tem direito de ser inscrita e frequentar a escola na França? Sim, esse é um direito incontestável, tanto é que entre os documentos eles não vão pedir em momento algum um visto que prove que os pais estão morando em situação regular no país.

Como são divididas as salas de aula

Agora que já tiramos algumas dúvidas, vamos ver como é o cotidiano do maternal na França.

Primeiramente você precisa saber que o maternal é dividido em 3 classes:

  • A petite section, que é onde as crianças entram logo que começam a escola aos 3 anos.
  • Em seguida tem a moyenne section entre os 4 e 5 anos
  • E a grande section entre os 5 e 6 anos.

No ano que a criança completa 6 anos ela deve ser inscrita na école élementaire para começar o ensino fundamental.

O ensino é progressivo, ou seja, o primeiro ano é mais um ano de adaptação. Nas escolas públicas, as crianças tem o momento do sono da tarde depois do almoço. Durante esse primeiro ano, eles têm também horários que podem ser mais flexíveis, como por exemplo: se você não quiser que a criança fique na escola em período integral ou se você quer buscar a criança na escola para almoçar e depois trazer de volta isso pode ser possível. É claro que tudo vai depender da escola, se eles aceitam ou não essas adaptações.

A partir do segundo ano a criança já vai ter mais contato com a parte do grafismo, segurar corretamente o lápis, fazer contornos, pintura.

Já no último ano a criança começa a se preparar para o ensino fundamental, a linguagem oral já está bem consolidada e ela começa a se habituar com as letras e os números.

As crianças não aprendem a ler no maternal na França, exceto claro, aquelas que já tem uma aptidão nata e já podem começar a ler nesse período. Mas no geral, a alfabetização começa mesmo no primeiro ano do ensino fundamental (CP) quando a criança tem 6 anos.

Como é a rotina do maternal na França?

A escola começa geralmente às 8h30 e vai até às 16h30. As crianças não tem aula às quartas-feiras. Pode parecer um longo período, mas vale lembrar que eles não vão ficar todo esse tempo dentro da sala de aula fazendo atividades. Tem também um período que eles vão para um parquinho brincar, tem visitas que eles fazem no exterior, existem várias atividades que não se concentram apenas em atividades escolares durante esse período.

Saiba como é o cotidiano das escolas na França, o que elas fazem durante o dia e o que elas comem na cantina.

Você deve estar pensando: e os pais que trabalham, como eles fazem para ir buscar as crianças tão cedo? Bom, grande parte das escolas tem um serviço de garderie que cuida das crianças até um certo horário, geralmente até as 19h. Senão existem as babás que buscam e ficam com as crianças até os pais chegarem da escola. Cada família se adapta conforme for mais conveniente.

Venha ver esse vídeo aqui que explica todas as etapas do ensino obrigatório na França.

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂