bebê dormindo no berço no avião
Home Planejar ViagemDicas de viagem Berço no avião: Como funciona? Vale a pena?

Berço no avião: Como funciona? Vale a pena?

by Suellen Kyl
Atualizado em 29 janeiro 2024 por Suellen Kyl

Quando viajamos com um bebê em um voo, seja ele nacional ou internacional, existe a possibilidade de ter um berço no avião que é acomplado na parede para que o bebê possa dormir de forma segura e que você possa viajar mais confortável. Mas você já pensou se o berço no avião vale a pena? É confortável para o bebê e para você? Quanto custa e como fazer para ter?

Nesse artigo eu vou responder todas as dúvidas sobre o berço no avião e dar o meu relato, aliás os meus relatos porque eu usei mais de uma vez e a minha opinião sobre o bercinho nas viagens de avião que eu fiz. Então vem comigo?

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Berço no avião tem em todos os voos?

A primeira dúvida é: o berço no avião só existe em voo internacional? A resposta é não. Mas a disponibilidade em voo nacional vai depender da companhia aérea e você pode sempre perguntar.

Pode ser que em voos curtos não haja essa possibilidade, mas sempre vai depender da companhia. É um conforto e não existe uma exigência que obrigue a companhia aérea a disponibilizar berços em todos os voos.

Foto: Guia do Estrangeiro

Como fazer para ter o berço no avião?

Como eu falei, primeiro você deve conferir com a companhia aérea se existe a disponibilidade do berço no seu voo. A quantidade de berços também é limitada porque eles só podem ser encaixados em locais específicos no avião e esses assentos devem estar disponíveis para reserva quando você fizer o seu pedido. Aliás, é por isso que você deve fazer o pedido do berço logo quando comprar a sua passagem porque esses assentos não são reservados e qualquer pessoa pode reservar. Como são assentos que proporcionam mais espaço para as pernas, é bem comum que eles sejam reservados rapidamente.

Outra coisa que você deve ter em mente, é que o berço no avião geralmente é um serviço gratuito, mas os assentos que ficam ali onde ficam os berços, geralmente tem um custo adicional. Porque como eu falei, são aqueles assentos da primeira fileira que tem uma parede na sua frente, tem mais espaço para as pernas, mais privacidade, então são assentos que as companhias costumam cobrar um valor adicional.

O fato de ter reservado o berço não garante a 100% que você vai ter o berço no avião. Como assim? Existe uma quantidade de berços por voo e pode ser que a quantidade que eles tem no avião seja inferior a quantidade que foi pedida. Nunca vi isso acontecer, pelo contrário. Já vi os comissários proporem o berço para pessoas que não tinham reservado (aconteceu comigo). Mas é bom ter isso em mente.

Saiba como viajar de avião com crianças de uma forma tranquila.

Quais são as regras, até que idade um bebê pode usar o berço no avião?

As regras para o uso do berço no avião vão depender da companhia aérea. De maneira geral, é exigido que o bebê não passe de um certo peso e um certo tamanho. O peso geralmente é em torno de 10kg no máximo e o tamanho máximo é em função do comprimento. No caso, ele precisa conseguir ficar de pernas esticadas dentro, então ele tem que fazer no máximo o comprimento do berço, o que gira em torno de 72cm. Não existe um padrão de berço e nem de peso máximo, então antes de viajar você deve verificar tudo isso.

As regras de segurança para o bebê usar o berço é que ele deve usar o berço quando estiver dormindo apenas. Então nada de deixar o bebê sentado brincando lá enquanto você come. Não existe um cinto de segurança mas existe uma proteção com zíper que deve ser fechada quando o bebê estiver dentro do berço.

E também outro detalhe é que: em caso de turbulência, se o sinal de atar cintos se acender, você deve retirar o bebê do berço e segurá-lo nos braços. Isso mesmo, todas as vezes. E não importa se ele estiver dormindo, se você acabou de colocar ele para dormir… Os comissários passam verificando e você é obrigado a retirar o bebê do berço até passar a área de turbulência.

Já pensou em outra forma de fazer os bebês dormirem no avião? Testei a bed box da JetKids e contei tudo aqui.

E como funciona o berço no avião?

Logo que você chega no avião, você vai ver que não tem nada. O berço só é colocado depois que o avião sobe até uma altitude que os comissários podem sair dos seus assentos. E geralmente a primeira coisa que eles fazem, é instalar os berços.

A instalação é simples: basta encaixar o berço nos furos que existem na parede à sua frente, mas tudo isso é feito por eles mesmos. E da mesma forma, quando o avião começar o processo de descida, os comissários vão passar retirando os berços. Mais uma vez, não importa se o bebê está dormindo tranquilamente: todos os berços devem ser retirados e guardados antes do pouso.

O berço no avião é confortável?

Você já deve ter se perguntado se o berço no avião é confortável.

Bom, ele é pequeno e quanto maior o bebê estiver, menos espaço ele vai ter e vai ser menos confortável. Se o bebê gosta de dormir de bruços por exemplo, vai ser um pouco complicado por causa da proteção com zíper que você deve fechar.

O que os comissários fazem para deixar mais macio é forrar o berço com aqueles cobertores do avião. Se preferir, você pode usar a sua própria coberta caso tenha levado uma.

Na minha opinião, o berço no avião é mais confortável do que passar o voo todo com o bebê nos braços ou mal posicionado no assento ao seu lado. Se o bebê estiver no limite do tamanho do berço, pode ser mais interessante colocá-lo para dormir no assento vago ao seu lado caso haja um. Quando o bebê já está grande, ele fica bem limitado no berço e se ele já estiver sentando você pode ficar um pouco preocupado pensando que ele pode acordar e sentar enquanto você dorme (foi o meu caso :D).

Mas é claro que cada um sabe o que pode ser melhor para o seu bebê.

Não viaje sem antes conferir esses 8 itens essenciais para viagem com crianças.

Vamos aos prós e contras do berço no avião para ajudar você a tomar a melhor decisão

Prós:

  • Você tem as mãos livres enquanto o bebê dorme para comer, assistir alguma coisa ou ler e até mesmo tirar um cochilo;
  • Você fica livre para conseguir ir ao banheiro;
  • É bem provável que o bebê durma a maior parte do voo (contando que não tenha turbulências).

Contras:

  • Se o bebê for grande, pode ser um pouco desconfortável;
  • Você vai ter que tirar o bebê do berço sempre que tiver turbulência. Isso pode atrapalhar o sono e acordá-lo;
  • Se o voo não estiver cheio e você tiver um assento vago, pode ser melhor do que o berço dependendo do tamanho do bebê.

 

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂