Home Planejar ViagemDicas de viagem Como organizar uma viagem: checklist completo

Como organizar uma viagem: checklist completo

by Suellen Kyl
Atualizado em 20 julho 2022 por Suellen Kyl

Viajar é muito bom, mas você sabe como organizar uma viagem da melhor forma possível? Nós sabemos como é difícil ter que pensar em tudo e sempre ter a impressão que está esquecendo alguma coisa.

Pois é, pensando nisso, criamos esse artigo completo com tudo que você precisa pensar antes de sair de viagem. Assim você poderá viajar muito mais tranquilo sabendo que levou tudo o que precisa e vai estar preparado para qualquer imprevisto que possa acontecer. Pois viajar é muito mais do que apenas fazer as malas e partir para a aventura.

Pronto para começar a planejar a sua viagem? Então vem com a gente! E não se esqueça que lá no nosso canal no YouTube tem muito mais dicas de viagem toda semana. E para não perder nada, não deixe de passar no nosso Instagram para conferir os posts e nossos stories diários cheios de dicas e informações. Já está nos seguindo?

Os primeiros passos para organizar uma viagem

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Um ponto essencial para organizar uma viagem: Aprenda sobre o seu destino

Por que é importante aprender sobre o seu destino? Porque é dessa forma que você consegue definir melhor o seu roteiro de viagem e consegue fazer algo muito importante, que é saber o que colocar na mala.

Além disso, é dessa forma que você consegue se livrar de possíveis ciladas, como visitar em uma época do ano que não é propícia e com isso perder todo o encanto do lugar, ou de cair em armadilhas para turistas.

Saiba que não é porque você vai aprender mais sobre o lugar que vai visitar que isso vai estragar a sua surpresa. Existem pessoas que preferem não pesquisar sobre o seu destino com mais detalhes, pois tem medo de acabar com o encanto da viagem.

Se você já viajou bastante, já deve saber que nada se compara ao que vemos ao vivo com nossos próprios olhos. Cada pessoa tem uma visão diferente de um mesmo lugar e por isso, nenhuma viagem é igual. Até mesmo se você for visitar o mesmo lugar mais de uma vez, vai perceber que a experiência não foi a mesma, mesmo você conhecendo a paisagem.

Vai viajar de avião? Saiba como ter uma viagem tranquila em um voo de longa distância.

Como preparar a sua viagem: 6 coisas que você deve fazer antes de viajar

Animado para o seu próximo destino? Hora de colocar a mão na massa e planejar tudo direitinho. Vamos lá?

Pesquisar e comprar passagens aéreas

Depois de saber bem para onde você está indo, é hora de pesquisar passagens aéreas. Eu recomendo que você leia nosso artigo sobre como encontrar passagens aéreas mais baratas para você saber como fazer economia comprando passagens aéreas pelo menor preço.

Compre o seu seguro viagem

Com as passagens compradas, você deve comprar o seu seguro viagem. Ele é essencial para ter uma viagem tranquila e sem perrengues que poderiam ser facilmente evitados. Eu sugiro que você faça uma pesquisa com a Seguros Promo, nosso parceiro que oferece as melhores cotações em seguro viagem e que você pode confiar.

Reserve a sua hospedagem

Não podemos esquecer da hospedagem, um item fundamental da sua viagem. Saiba que no booking.com você encontra diversas opções de hospedagem no mundo todo. Lá você encontra hotéis e hostels, mas também casas para alugar por temporada. Fica a seu critério escolher o tipo de hospedagem que for melhor para você.

Comprando ingressos antecipados

Se você pretende fazer vários passeios durante a sua viagem, uma boa ideia é comprar tudo com antecedência. Nós recomendamos nossos parceiros Get Your Guide e Tiqets que fazem a venda de ingressos para atrações no mundo todo. Afinal, ninguém merece perder tempo na fila.

Chip internacional de viagem

Ter internet e sinal de uma operadora para fazer chamadas / receber SMS no seu telefone é essencial. Até porque, com o envio de códigos de verificação que são necessários para fazer operações bancárias pela internet ou para se conectar a certos aplicativos, você precisa ter um telefone operacional.

Por isso não se esqueça de adquirir o seu chip internacional com antecedência. Eu recomendo a America Chip, que além de oferecer descontos, envia rapidamente para qualquer lugar no Brasil.

Seguros Promo

Dinheiro em espécie e cartão

É importante levar dinheiro em espécie assim como ter um cartão durante as suas viagens. Por isso, confira todas as taxas e como funciona o seu cartão no exterior. E se preferir, você pode optar por um cartão multimoedas da Wise que tem taxas bem inferiores a maior parte dos bancos tradicionais.

Confira os 10 maiores erros que podem arruinar a sua viagem.

Faça o seu seguro viagem e garanta a sua segurança

Tenha uma viagem tranquila adquirindo um Seguro Viagem. Além de ser uma segurança e conforto para você, ele também é obrigatório para entrar e viajar para a Europa e diversos países.

Faça uma cotação gratuita com a Seguros Promo e tenha desconto de até 20% com o cupom TURISTA através deste link. Aproveite!

Saiba quais são as vantagens em adquirir o seu Seguro Viagem com a Seguros Promo:

  • Pagamento com Pix, boleto e cartão de crédito em até 12 vezes;
  • Possibilidade de comparar diversos seguros e escolher o que melhor se adapta às suas necessidades;
  • Profissionais qualificados para atender dúvidas durante a sua compra por e-mail, chat e whatsapp;
  • Garantia de comprar em um site seguro.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Como organizar uma viagem fazendo listas

Como organizar uma viagem com checklists

As famosas listas de viagem não são um exagero de quem é super organizado. Na verdade, elas são mais que necessárias, mesmo em uma viagem pequena. Por que?

Simplesmente porque você não consegue lembrar de todos os detalhes da sua viagem se eles não estiverem escritos em algum lugar. A não ser, claro, se você tiver uma super memória!

Sendo assim, para não esquecer nada, faça pequenas listas. Veja algumas ideias de listas de viagem que podem ser muito úteis para o seu planejamento:

Tem certeza que não esqueceu nada? Veja nossa lista de equipamentos para viagem e confira se está faltando algo na sua lista.

Use aplicativos indispensáveis durante a sua viagem e permaneça conectado adquirindo o seu chip internacional com a America Chip.

Aproveite o desconto de 10% com o cupom AMERICA10 e tenha internet 4G de alta qualidade em diversos países no mundo.

Confira as vantagens de adquirir o seu chip internacional com a America Chip. 

  • Entrega em todo o Brasil e no mesmo dia nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro;
  • Parcelamento em até 6x;
  • Planos ilimitados para não correr o risco de ficar sem conexão;
  • Permaneça conectado e use o WhatsApp para fazer ligações de qualquer lugar do mundo

>> Adquira agora mesmo o seu chip internacional clicando aqui <<

Hora de fazer as malas

Agora que todos os 5 itens que citamos acima foram feitos, é hora de arrumar as malas. Eu sei que nem todo mundo gosta desse momento, mas pense que ele é fundamental para a sua viagem. Afinal, praticamente tudo que você precisa durante a sua viagem vai estar lá dentro, então você precisa completar essa etapa com muito carinho. Organizar a ma;a também faz parte da organização da viagem, então vamos lá.

Fazer a mala da maneira certa

Arrumando a mala da forma certa

Existem sim uma maneira certa de fazer as malas e você precisa se atentar a esse detalhe. Por que? Simplesmente porque uma mala mal feita vai trazer inúmeras dores de cabeça: roupas inadaptadas, falta ou excesso de roupas, excesso de bagagem que pode custar caro… Essas são algumas dos principais motivos pelos quais você deve dar uma atenção especial à sua mala de viagem.

Além de saber o que levar, aprenda hacks de viagem para saber como levar. Assim você pode economizar espaço e tempo procurando coisas na sua mala. E se você acha que já sabe tudo, é aí que você se engana: existem dicas para facilitar a sua vida que você nem imaginava.

Veja como escolher a sua mala de viagem ou então alugue a sua mala de viagem.

Organize seus documentos

Para organizar uma viagem, organizar os seus documentos é essencial. Não é apenas o passaporte ou documento de identidade que é importante durante uma viagem. Se você vai viajar para o exterior, não se esqueça de confirmar a necessidade ou não de um visto antes mesmo de comprar as passagens aéreas. Certos países possuem processos longos e que precisam de semanas ou meses de antecedência.

Sendo assim, mesmo que você encontre passagens aéreas baratas para um certo destino, confira antes tudo que é necessário para ter a sua entrada sem problemas.

Outro ponto importante, é fazer uma cópia de seus documentos. Não é questão de ser pessimista, mas sim de poder facilitar a sua vida caso um incidente ocorra com seus documentos durante a viagem.

Tudo isso sem esquecer, claro, de avisar o seu banco caso esyeja viajando para o exterior. Confirme com o seu banco que os seus cartões estão habilitados para fazer compras no exterior. Ou então, faça um cartão internacional que cobrará menores taxas e que vai facilitar muito a sua vida. Eu recomendo o cartão multimoedas da Wise que já está disponível no Brasil. Conheça agora mesmo como funciona o cartão multimoedas da Wise.

Esteja preparado para possíveis problemas

Como organizar uma viagem sem pensar no que pode dar errado? A gente não quer que algo ruim aconteça, mas é fato que pode acabar acontecendo. Pensando nisso, você pode tomar algumas precauções que podem salvar a sua viagem.

Kit primeiros socorros

Acidentes podem acontecer e ter um kit de primeiros socorros em mãos durante a sua viagem pode ser uma boa ideia. Além de não ser pesado, ter um kit de primeiros socorros em mãos pode até mesmo salvar o seu passeio. Itens básicos como creme para machucados e queimaduras, antiséptico, gases e esparadrapo podem ser bem úteis para aqueles acidentes domésticos que podem acontecer também durante a viagem.

Guardar dinheiro em lugares diferentes

Essa dica é velha, mas nunca deixa de ser importante e atual. Nunca guarde todo o seu dinheiro em um único lugar e nem carregue sempre tudo com você. Claro que existem exceções, como por exemplo se você estiver hospedado em um quarto compartilhado em um hostel.

Quando for sair, não leve todo o seu dinheiro na carteira. Espalhe em outros lugares, como na doleira. Aliás, o melhor é deixar a maior parte do dinheiro na doleira e colocar na carteira apenas a quantidade que você vai usar. Dessa forma, você guarda a maior parte do seu dinheiro em um lugar mais seguro e reduz as chances de ser roubado.

Uma dica é ir abastecendo a sua carteira aos poucos. Por exemplo, assim que precisar abastecer a carteira, vá ao banheiro e faça de forma segura sem que ninguém veja. Dessa maneira, ninguém saberá que você está usando uma doleira e seu dinheiro vai ficar bem mais seguro.

Misturar bagagem se estiver viajando a dois

Quem nunca teve problema com bagagem extraviada, um dia pode ter. E você sabia que viajando a dois vocês podem reduzir as chances de passar aperto com mala extraviada? Pois é, a dica é misturar a bagagem dos dois dividindo entre duas malas. Ao invés de colocar tudo de uma pessoa em uma só mala, vocês podem dividir de forma que, se uma das malas for extraviada, ambos tenham o essencial para a viagem.

Assim, você diminui as dores de cabeça e enquanto a mala extraviada não aparece, vocês podem continuar aproveitando a viagem. Uma boa ideia, não é mesmo?

Baixe aplicativos de segurança

Já imaginou estar em uma situação de emergência com um telefone sem sinal, sem internet? Saiba que existem aplicativos de segurança como bSafe e ICE que podem ajudar nesses momentos.

Esses aplicativos podem enviar desde pedidos de ajuda como ajudar a criar provas caso você esteja em uma situação de perigo criando áudios e vídeos. Vale a pena ter no seu telefone.

Checklist de viagem completo e resumido

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

1 comentário

6 Erros que podem acabar com a sua viagem - Guia do Estrangeiro 6 de agosto de 2022 - 10:29

[…] e dicas Como usar cachecol infantil de forma segura Como obter o visto K1 para os Estados… Como organizar uma viagem: checklist completo Cartão Wise: Como fazer e quais as vantagens? O que fazer em Lisboa em 2 dias Paris Museum […]

Reply

Deixe um Comentário 🙂