Visto de residência após casamento na França
Home Morar no Exterior Visto de residência na França depois do casamento

Visto de residência na França depois do casamento

by Patricia
Atualizado em 27 janeiro 2024 por Suellen Kyl

Todo brasileiro(a) tem o direito de solicitar o visto de residência na França (titre de séjour) após o casamento na França com um(a) francês(a) . Este documento tem a menção vie privée et familiale (vida privada e familiar) e permite que um estrangeiro more legalmente na França.

A lei também é válida para os casais do mesmo sexo, já que o casamento homossexual foi aprovado em abril de 2013 na França.

O titre de sejour vie privée et familiale pode ser solicitado na França ou no Brasil, dependendo do caso de cada um.

Entenda como fazer a solicitação desse visto de residência após o casamento com um francês na França. O processo é o mesmo independentemente se você estiver ou não em situação irregular no país.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Visto de residência após casamento na França

Foto: Unsplash por Sandy Millar

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Como solicitar o visto de residência após o casamento – Passo a passo:

Procure a prefeitura de polícia responsável pelo bairro ou cidade de onde você mora e peça informações. Se você está em situação irregular e não quer ir ao local, ligue para prefeitura, marque o RDV (entrevista) e peça a lista de documentos para fazer o pedido. Eles podem te informar por telefone, enviar a lista pela la poste (correios) ou pedir para você ir pessoalmente para a verificação de documentos antes de marcar o RDV.

Se a prefeitura pedir para você ir primeiro ao RDV, é necessário reunir os documentos e levar nessa primeira entrevista.

Vou explicar um pouco o que normalmente é solicitado. Porém, além desses documentos, a prefeitura pode solicitar outros, a critério da mesma. 

Lista de documentos para fazer o pedido de visto de residência depois do casamento na França

  • Passaporte válido do(a) brasileiro(a) e carte d’identité do cônjuge;
  • Titre de séjour antigo (se você possuir);
  • Livret de famille e certidão de casamento;
  • Certidão de nascimento do solicitante do titre de séjour;
  • Faturas que provam a vida em comum do casal de pelo menos 6 meses.

O que é aceito como prova de vida em comum

  1. Fatura de energia no nome do casal;
  2. Faturas de telefone fixo (é necessário levar todas as faturas de pelo menos 6 meses) no nome do casal;
  3. Extrato da conta conjunta no nome dos dois. Caso ainda não possuam, cada um deve levar o extrato da conta bancária individual que consta o mesmo endereço;
  4. Contracheques constando o mesmo endereço.

Como pedir seu visto de residência na França depois do casamento sem erro

É necessário levar originais e cópias dos documentos citados acima no dia do RDV (rendez-vous) e tudo que prova o casamento e a vida em comum dos dois. Após a entrega do dossiê, você receberá o récépissé (documento oficial francês que autoriza a estadia do estrangeiro na França). O titre de séjour pode ficar pronto em torno de dois meses. Você receberá um SMS informando que o mesmo esta pronto.

O que vai definir se você poderá fazer o pedido do titre de séjour na França é se você entrou legalmente no país. Sabe o carimbo que recebemos no passaporte na chegada na França ou em outro país da Europa? É isso que vai definir. Caso não tenha esse carimbo, deverá ir ao Brasil e solicitar o visto lá.

Quanto mais documentos melhor, pois algumas prefeituras dificultam o processo por causa das fraudes!

Espero ter ajudado e desejo boa sorte à você e ao seu amor <3

Boa sorte!

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

45 comentários

Monique 14 de julho de 2017 - 14:33

Ola Patricia, Tudo bem ?
Estou super feliz de ter encontrado seu blog, relacionado ao Titre dse sèjour après mariage ici, Felicitacions.
Bom estou em processo de casamento aqui na França e ja pesquiso a algum tempo o que fazer, seu texto e bem claro, mais sigo com algumas duvidas, pois me informei com o consulado da frança no Brasil, eles insistem em dizer que tenho que retorna para pedir o visto de conjugue, entrei aqui com visto de turista . Gostaria de saber se voce pode me passar onde consegui obter essas informaçoes ou me ajudar melhor sobre esse assunto, pois nao quero voltar, pois nao sei quando poderei voltar por conta da situaçao financeira mesmo .

Reply
Patricia Alves 17 de julho de 2017 - 20:15

Olá Monique,
Obrigada! Eu fico super feliz de poder ajudar 🙂

Existem algumas regras sobre a solicitação do Titre de séjour. Uma delas é ter documentos que provam que você e seu marido moram juntos. Vocês precisam reunir documentos que provem que moram juntos há pelo menos 6 meses. Se não puder provar esse tempo de vida em comum, vc tem duas opções:
1- Esperar ate conseguir reunir todos os documentos e depois marcar rdv na prefeitura para solicitar o titre de séjour ou
2- Solicitar o visto no Brasil.

Não hesite em nos contatar por mensagem na nossa página no facebook se você quiser trocar uma idéia.

Um abraço 😉

Reply
Thiago Aguiar 23 de junho de 2018 - 22:11

Olá Patricia, tudo bem?
Já sou casado com uma francesa há 4 anos.
Moramos aqui no Brasil e estamos em processo de mudanca para Franca. Sabe informar se posso fazer a solicitacao estando na Franca?

Obrigado

Reply
rose 3 de janeiro de 2019 - 13:38

oi patricia sou rose queria tirar uma duvida tou casada com um frances vai fazer seis mese qual o procedimento para dar a entrada no meu visto e se eu posso ir no brasil sem visto depois posso retornar para a frança sem problemas me tire essa duvida obrigada

Reply
Suellen Kyl 4 de janeiro de 2019 - 15:12

Olá Rose,

Nesse link https://guiadoestrangeiro.com/titre-de-sejour-apos-o-casamento-na-franca/ você encontrará o passo-a-passo para fazer o pedido do titre de séjour após o casamento. O recomendado é permanecer na França até ter o titre em mãos e só depois você poderá viajar tranquilamente.
Um abraço

Reply
Lielia 16 de setembro de 2017 - 4:45

Patricia, parabens pelo blog. Muito informativo.
Sabe informar se as regras sao as mesmas para casamentos entre estrangeiros e nao franceses na França? Moro com meu namorado ingles que trabalha aqui ate 2019. Tenho visto de estudante mas queremos casar aqui pq a burocracia no UK é ainda maior.
Te agradeço desde ja.

Lielia

Reply
Vania 24 de novembro de 2017 - 10:31

Também estou passando por esse mesmo processo. Vc saberia me dizer se a sua certidão de nascimento é a simples ou inteiro teor? E ela deve ser recente, menos de 3 meses? Obrigada !

Reply
Luciana Santos 26 de novembro de 2018 - 18:06

A certidao deve ser emitida dentro de 6 meses para qualquer processo. E SEMPRE inteiro teor.

Reply
Gabriela 4 de julho de 2018 - 17:09

Obrigada pelas informações Patricia.
tem algum site oficial em que encontro essas informações? Ja passei por situações de me falarem que estava errado e eu ter que provar que era aquilo. Então agora sempre levo uma prova junto! ehhehe
O que eu queria saber é se após pegar o visto aqui no Brasil, eu tenho direito à saude na frança….ou se tenho que fazer um seguro antes de ir. Ou se seria só após pegar o titre de séjour? eu tenho o Mutualle junto ao meu marido, seria suficiente?
Obrigada

Reply
Junior 25 de setembro de 2018 - 14:37

Bom dia querida. Gostaria de saber como posso tirar o passaporte frances. Estou casado com um francês há 6anos no Brasil e essa semana, morando aqui na França, consegui meu titre de sejour de validade de 2 anos. É possível solicitar um passaporte? Estou preocupado porque, apesar de já está com a carteira de identidade francesa, documento que representa o título de longa duração, o meu visto de permanência pela França no passporte, vence esse mês de setembro.

Reply
Patricia Alves 23 de novembro de 2018 - 10:26

Olá Júnior, tudo bem?
Existe uma diferença entre titre de séjour e carteira de identidade francesa. Para ter direito a carteira de identidade francesa e ao passaporte, você precisa ter a nacionalidade. O titre de séjour não te permite ter esses documentos.
Espero ter ajudado.

Um abraço 🙂

Reply
Patricia Alves 23 de novembro de 2018 - 10:35

Oi Gabriela,

Você pode encontrar todas as informações no site oficial francês, nesse link: https://www.service-public.fr/particuliers/vosdroits/F2209

Você solicita o plano de saúde aqui na frança como dependente do seu marido.

Um abraço 😉

Reply
Isabela Nogueira 18 de outubro de 2018 - 21:46

Olá, fiquei super contente em achar essas informações. Gostaria de saber, se o valor que é cobrado para tirar o titre tem que ser pago antes ou depois do pedido. Obrigada

Reply
Suellen Kyl 27 de novembro de 2018 - 11:37

Olá Isabela,

Isso pode mudar dependendo da préfecture. Mas geralmente o valor é pago quando você retira o titre.

Um abraço

Reply
Liane Porto 6 de dezembro de 2018 - 16:05

Olá, a pergunta pode parecer boba ,recebi essa semana meu titre de sejour,depois de Pacs e 1 ano de vida em comum,cheguei como turista aqui.Estou querendo ir passar uns 2 meses no Brasil visitando minha família,renovar meus documentos ,transferir o título eleitoral para a França,renovar meu passaporte pois vence em setembro etc…o que provavelmente eles irão me pedir na imigração?? Vou ter problemas se só tiver o passaporte e o titre de sejour??

Reply
Suellen Kyl 7 de dezembro de 2018 - 14:11

Olá Liane,
Se você tem o titre de séjour em mãos, não tem problema. É só você apresentar ele e o seu titre quando passar pela imigração.
Um abraço

Reply
Liane Porto 8 de dezembro de 2018 - 18:53

Obrigada Suellen!! Um abraço.

Reply
marco 12 de dezembro de 2018 - 2:30

ola tudo bem….. minha duvida ée….
sou brasileiro e tenho carta de sejour, minha companheira tem direito a carta por ser casada comigo ?

Reply
Suellen Kyl 13 de dezembro de 2018 - 14:52

Olá Marco, qual é o tipo de carta que você tem? Se vocês são casados no papel, o cônjuge tem direito à uma carta de acompanhante.

Um abraço

Reply
Mary 1 de janeiro de 2019 - 22:42

Ola,
Gostaria de saber se posso entrar como visitante se eu me casar dentro do periodo dos 3 meses e se preciso ter a passagem de retorno ao Brasil quando entrar na Franca, uma vez q irei me aplicar para o titre de séjour. Agradeco desde ja pela ajuda.

Reply
Suellen Kyl 2 de janeiro de 2019 - 14:31

Olá Mary,
É necessário ter todos os documentos exigidos para entrar na França, independentemente do casamento. A passagem de ida e volta é um deles.
Um abraço

Reply
Deise Alves do carmo 30 de janeiro de 2019 - 4:14

Oi Mari .bom dia tudo bem.? Vou ser bem específica na minha questão. Sou casada com um frances e renovei meu titre de sejour por 2 anos. Gostaria de saber quando e que eu posso perder meu titre de sejour caso eu me divorcie? Pq sei que tenho q renovar mais vezes,

Reply
Gleide Bezerra 19 de fevereiro de 2019 - 10:42

Bom dia Patricia,
Eu estou na França, entrei no fim de janeiro como turista. Fui a prefeitura para pedir une carte de séjour, (sou casada com europeu que vive em França), todavia, na prefeitura eles marcaram RDV para julho, ou seja, nessa data estarei ilegal, visto que meu visto como turista termina no fim de abril. A questão é, sou obrigada a sair da França e retornar para poder ir ao rendez-vous, ou posso aguardar aqui mesmo na França, mesmo estando ilegal? Na prefeitura não souberam me informar se eu teria problemas na hora de entregar o docier se eu permanecer aqui quase dois meses ilegal.
Agradeço se puder me ajudar

Reply
Drieli Luz 5 de março de 2019 - 12:10

Olá Gleide, como você ja tem o RDV marcado não tem problema. Boa sorte 🙂

Reply
LETICIA BURGHI PARRA 29 de julho de 2019 - 14:32

Patricia, como funciona a entrevista na prefeitura? É feita com o casal junto ou separadamente? O que geralmente é perguntado?Precisa falar fluente o francês? Caso não se entenda alguma pergunta, corre o risco de ter o visto negado? Se puder me responder, agradeço muito! Obrigada!

Reply
Rafaela 31 de julho de 2019 - 19:05

OLa boa tarde, gostaria de saber se essa informação que está na página de vocês ainda é válida, pois a lei sempre e se ainda estiver válida eu gostaria de saber pra quem casa estando ilegal no país quanto tempo demora a sair a carta de séjour ?

Reply
Isabelle 11 de agosto de 2019 - 10:58

Bom dia !
Me chamo Isabelle
Eu sou Brasileira e sou casada com um Français. moramos a qui na França.
Estou precisando de fazer um curso de français para que eu passa conseguir um trabalho , mas os curso de français Custa de 400€ a 650€ o semestre.
Como eu nao trabalho e nao tenho uma renda mensal, eu gostaria de Saber se eu consigo ganhar uma ajuda do estado française aqui na cidade onde Moro.

Quais são os procedimentos à fazer?

Obrigada !

Reply
Marcos vinicius Vieira fernandes 13 de outubro de 2019 - 12:53

Tenho a mesma dúvida da Rafaela, se teve mudança na lei para casamento para tirar a carta de séjour ?
Quanto tempo demora para sair essa carta ?

Reply
Emilly 27 de dezembro de 2019 - 11:38

Olá, tudo bem?
Gostaria de saber se você tem alguma informação no caso quando os dois são imigrantes e casam na França. Passam a ter algum direito a titre de séjour ?
Desde ja obrigada!!!

Reply
Suellen Kyl 14 de outubro de 2020 - 15:10

Olá Emily,
Não há direito ao titre de séjour no caso de dois imigrantes que não tenham residência legal na França ou cidadania.
Um abraço

Reply
Paloma 17 de novembro de 2020 - 10:06

Ola!!
Amei o conteudo do blog,sou casada com um frances e estamos indo para Franca, Terri o visto de 90 dias, gostaria de saber se voce sabe como ficar legalmente por 6 meses para dar entrada no visto por casamento… Desde ja muito obrigada, um abraço

Reply
Suellen Kyl 29 de janeiro de 2021 - 10:15

Olá Paloma,
Continuar legal depois dos 90 dias é complicado, só em caso de saúde ou outro motivo sério. Ao dar entrada no visto por casamento você pagará uma multa pelo tempo que ficou ilegal, mas isso não impede a obetnção do visto.
Um abraço

Reply
Silva 18 de dezembro de 2020 - 0:56

Olá! Amei o texto, parabéns! Eu tenho uma dúvida, sou brasileira e namoro com um português que reside e trabalha na França. Se me casar com ele como pretendemos, consigo o visto para morar lá permanentemente?? Agradeço.

Reply
Marcella Alonso Fadel 6 de julho de 2021 - 20:05

Olá Patricia, tudo bem? Saberia me dizer se poderia ir para França, com um visto de PACS (queria seria de 1 ano), mas assim que chegar casar e já solicitar o Titre de Sejour, para não precisar ficar ilegal? Minha dúvida é se eu ir com o visto de 1 ano do PACS, eles vão segurar meu Titre de Sejour até o fim!

Reply
Suellen Kyl 6 de julho de 2021 - 23:21

Olá Marcella,
Não conheço visto de PACS, o PACS só pode ser realizado na França. Se você tiver uma união civil no Brasil, ela não é válida na França. Você pode aplicar para o titre de séjour após o casamento, mas precisa comprovar pelo menos 6 meses de vida em comum para obtê-lo.
Um abraço

Reply
Hilda Antônia trucchi 31 de outubro de 2021 - 19:55

Quero seu endereço pra eu falar c vc

Reply
Suellen Kyl 1 de novembro de 2021 - 14:19

Olá Hilda,
Você pode entrar em contato através do email: contact@guiadoestrangeiro.com
Um abraço

Reply
Joao Gabriel 8 de março de 2022 - 16:57

Eu estou indo com meu Conjuge que tem cidadania italiana. Minha duvida é:

A certidao de casamento precisa ser inteiro teor?

Obrigado.

Reply
Suellen Kyl 14 de março de 2022 - 15:45

Olá,
Você é casado em outro país da Europa e deseja solicitar um titre de séjour para morar na França com o seu conjuge, é isso? Nesse caso seria o visto para cônjuge de cidadão da união européia.
Um abraço

Reply
Fernanda 24 de maio de 2022 - 18:17

Me casei depois dos 90 dias,e agora a prefeitura disse que não pode me dar o titre de séjour,só após 6 meses,você sabe se isso é verdade?

Reply
Suellen Kyl 25 de maio de 2022 - 8:59

Você veio como turista e casou-se depois do prazo? Talvez não seja o fato de ter casado depois dos 90 dias, mas sim de ter meios de provar que vocês estão juntos há pelo menos 6 meses, o que é um dos requerimentos desse tipo de visto. Nesse caso, sim, é verdade que vai ser preciso esperar.

Reply
Lili 26 de outubro de 2022 - 18:25

Oi adorei o post! O meu comentário é um relato e também uma dúvida, caso vocês saibam responder! Vim para a França duas vezes, uma com o visto de turista em nov 21, onde conheci meu noivo, e da segunda vez vim em fevereiro e aqui estou, com o visto férias trabalho que acaba em ferreiro 23. A vida é tão doida que resolvemos casar, um amor louco pra me fazer aceitar isso hahaha, enfim. Nosso casamento acontece em 02 de dezembro, e verificamos na prefeitura que não conseguiria mudar o meu visto estando aqui na França! Mas será que isso se aplica também para casamento? Acho que é tão diferente de outros casos como o pacs, estudos.. Já temos uma vida estabilizadas juntos, eu trabalho também. Enfim, ainda não me retornaram da prefeitura quando eu informei que seria cônjuge de francês.. Até mais! Volto pra contar 🙂

Reply
Suellen Kyl 6 de dezembro de 2022 - 10:59

Olá,
Sim, o mesmo se aplica no caso de casamento. O fato de casar não torna a pessoa legal ou concede automaticamente o direito de pedir um visto. Geralmente o visto férias-trabalho não permite a troca de status, mas não sei confirmar no caso de um casamento. Talvez se vocês puderem comprovar que moram há pelo menos 1 ano juntos isso possa facilitar as coisas. Volte sim para nos contar como foi 😉

Reply
Luna 22 de fevereiro de 2023 - 5:23

Estou indo me casar no Tahiti, ele é frances mas residente do Tahiti….. vou com o visto de 90 dias, depois de me casar lá, terei que voltar ao Brasil para pedir o visto de moradia permanente ou posso fazer direto do Tahiti mesmo? ( são as mesmas leis da França pois o tahiti é territorio frances ) muito obrigada.

Reply
Suellen Kyl 28 de fevereiro de 2023 - 2:43

Olá,
Você terá que esperar até ter pelo menos 1 ano de vida em comum com ele para poder dar entrada no visto. A forma de não ficar ilegal nesse período é indo com visto de visitante PACS que falamos aqui nesse artigo: https://guiadoestrangeiro.com/visto-de-visitante-pacs-morar-legalmente-na-franca/

Reply

Deixe um Comentário 🙂