Como fazer crepes franceses tradicionais

by Bárbara Ellen

Os tradicionais crepes franceses são um tipo de panqueca feita a base de leite, ovos e farinha de trigo (que pode ser de sarraceno). Algumas receitas ainda incluem água gaseificada ou cerveja. A palavra crepe ou crêpe vem do latim crispus, que significa crespo. Esta é uma receita versátil, pois se adaptam aos mais diferentes tipos de recheios, sendo também um receita altamente rentável. Com poucos ingredientes é possível fazer muitos crepes. Outra receita barata e versátil é a receita de quiche.

Como surgiu a receita de crepe?

Originários da Bretanha, depois que o trigo-mourisco foi introduzido na região no século XII, os crepes inicialmente eram chamados de galettes (que significa “bolos achatados”). Os crepes de farinha branca só apareceram no início do século XX, quando a farinha de trigo se tornou acessível.

O termo galette é usado nos dias atuais principalmente na região da Bretanha para designar um crepe salgado. A galette é feita com o trigo-mourisco que dá uma cor mais escura à massa e também a deixa mais resistente e crocante. Já o termo crepe é usado para se referir aos crepes doces feitos com farinha branca.


Aprenda a fazer crepes franceses para vender e lucrar com o livro de receitas de crepe francês


Comendo crepes na França

Na França, dia 2 de fevereiro é comemorado o “dia dos crepes” ou Fête de la Chandeleur quando são servidos em abundância.

Sendo versáteis, eles podem ser comidos quentes ou frios, ser doces ou salgados, servidos como prato principal ou sobremesa, ser recheado ou apenas embelezado com alguma guarnição… Ou seja, é uma receita para todos os gostos! 😀

crepes

Para realizar esta receita, você vai precisar:


 

Preparando o seu crepe francês


Quer fazer uma imersão na culinária francesa e aprender receitas e técnicas da culinária francesa com um chef? Adquira o curso de Gastronomia Francesa com o chef Frédéric Monnier.


Você também pode se interessar...

1 comentário

Crepe Brasil 6 abril 2020 - 15:58

Excelente Post, parabéns!

Reply

Deixe um Comentário 🙂