Fraisier é um bolo para os amantes do morango. Muito apreciado em festas de aniversário, é um bolo que não é muito doce e bastante cremoso. Sua consistência é bem diferente dos bolos recheados tradicionais no Brasil, pois o seu recheio é bem espesso, com uma fina camada de massa.
No entanto, muitas pessoas hesitam em fazer um fraisier em casa pois têm medo que não dê certo. É certo que a sua preparação exige um pouco de cuidado e tempo, mas seguindo a receita à risca não tem erro. Uma boa dica é não tentar substituir ingredientes, pois o risco de que não dê certo é bem grande.
Para que o fraisier fique consistente como deve ser, todos os ingredientes da receita devem estar presentes e na sua medida exata. Este é um bolo que certamente vai agradar os seus convidados e vai deixar aquele gostinho de quero mais.
Venha saber tudo o que você precisa saber para fazer um delicioso Fraisier. Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?
Como surgiu o fraisier
Existem algumas hipóteses sobre a origem do fraisier, mas nenhuma é confirmada. Uma delas é de que ele teria aparecido pela primeira vez no guia culinário de Auguste Escoffier junto com outras várias receitas com morangos crus. Outra teoria aponta a sua origem no “bagatelle”, uma sobremesa criada nos anos 60 que contém alguns ingredientes presentes no fraisier.
Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.
O que é certo é que hoje em dia, o fraisier aparece logo no começo da primavera, que é quando começa a colheita do morango. Da primavera até o outono, é possível saborear deliciosos fraisiers que são facilmente encontrados em qualquer padaria na França.
Dicas e curiosidades sobre o morango
O morango é uma fruta bastante apreciada e têm diversas variações. Na França, o período de colheita do morango vai de março à outubro, dependendo do tipo de morango. Uma pequena curiosidade sobre o morango: O verdadeiro fruto do morango são os pontinhos amarelos que chamamos de semente. Sendo assim, uma fruta possui na verdade inúmeros frutos.
Uma dica para degustar morangos sempre gostosos, é lavá-los em água fria sem deixar de molho, cortando a parte das folhas apenas na hora de comer. Caso contrário, a água entrará nos morangos e o sabor será alterado. lembre-se de conservar os morangos sempre na geladeira, pois são frutas sensíveis e que têm tendência a estragar com facilidade.
Escolha com carinho os morangos para o seu bolo de morango francês. Eles não deixam de constituir um dos ingredientes principais da receita e vão fazer toda diferença no resultado.
Variações do fraisier
Existem variações na composição do fraisier, desde a massa até o recheio. Por exemplo, a massa de pão de ló pode ser substituída por discos de merengue ou outro tipo de biscoito. Existem ainda aqueles que preferem adicionar farinha de amêndoas à massa para dar um gosto diferente.
Já o recheio pode variar dependendo do gosto de cada um. Para os amantes do chantilly, é possível substituir o recheio de creme por chantilly. Ou então substituir o creme mousseline pelo creme de confeiteiro já que ambos são bem semelhantes. O creme mousseline deixa a receita mais leve e a sua principal diferença com o creme de confeiteiro é que ele leva creme de leite.
As variações da cobertura também são inúmeras, indo do gosto de cada um. Por exemplo, podemos usar tanto morangos crus cortados com chantilly, pasta americana, geléia de morango ou merengue. E quem quiser ir ainda além, pode flambar o merengue para dar um acabamento ainda mais bonito.
Um parente próximo é a torta de morango ou as tartelettes, outra ótima opção de sobremesa.
Não tem todos os ingredientes? Saiba que você pode fazer suas compras de supermercado na Amazon Super com até 15% de desconto sendo assinante Amazon Prime. Assine já!
Como fazer fraisier
Comece pelo xarope. Ferva a água com o açúcar e a fava de baunilha cortada (ou extrato de baunilha). Em seguida, prepare o creme mousseline: Aqueça o leite com a baunilha. Quando estiver quente, adicione o agar agar e deixe ferver por 1 minuto. Misture as gemas com o açúcar e adicione o amido de milho aos poucos. Retire o leite do fogo e coloque tudo por cima da mistura com as gemas. Mexa bastante e coloque em fogo baixo até que engrosse. Coloque em uma tigela, cubra com plástico filme de forma que o plástico fique em contato com o creme. Deixe esfriar. Quando estiver fria, bata o creme de leite até subir em ponto de chantilly. Adicione o creme chantilly ao creme mousseline e reserve em um saco de confeiteiro. Comece preparando o pão de ló separando as claras das gemas e batendo as claras em neve. Quando as claras estiverem bem firmes, adicione 1/3 do açúcar e bata por 1 minuto. Misture as gemas com o restante do açúcar e a baunilha. Adicione a manteiga derretida e a metade da farinha peneirada. Coloque um pouco das claras para ficar mais fácil de mexer e adicione o restante da farinha. Quando estiver homegêneo, incorpore as claras em neve delicadamente. Coloque para assar em formas circulares do mesmo diâmetro recobertas com papel manteiga. Caso não tenha duas formas, você pode usar uma placa e depois cortar os círculos. Asse por 10 minutos a 180°C. Logo quando sair do forno, pincele o xarope sob o pão de ló. Corte os morangos ao meio e coloque a parte cortada encostada na borda da forma. Coloque o creme para colar os morangos contra a forma e depois preencha o centro do bolo. Cubra com a segunda massa, aperte bem para espalhar o recheio. Decore como preferir. Deixe esfriar por pelo menos 2h na geladeira antes de desenformar. Deixe o creme de leite no congelador por 20 minutos ou mais para que o chantilly suba mais rápido
Você deve passar o xarope no pão de ló ainda quente para que ele seja bem absorvido
Use forma de fundo falso para fazer a montagem e poder desenformar depois.Receita de fraisier
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
DICAS