Um acompanhamento rápido, fácil de ser preparado e que agrada quase todos os paladares é o gratinado dauphinois. Composto essencialmente por batatas e creme, o gratinado dauphinois é um acompanhamento (e até mesmo prato principal) que vai bem com os mais variados pratos. Por ser feito com batatas, ele tem a vantagem de sair bem em conta quando tiver muitos convidados.
Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Foto: Pixabay por Suppenkasper
De onde surgiu o nome gratinado dauphinois
O gratinado dauphinois teria surgido em uma região histórica chamada Dauphiné, no sudeste da França. Já podemos perceber o motivo do seu nome que faz referência à sua origem. Ao que tudo indica, a aparicão oficial do prato foi durante a revolucão francesa. Aos poucos o prato foi se popularizando por toda a França, sendo um dos preferidos dos franceses em certas regiões.
Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.
O segredo de um gratinado dauphinois perfeito
Pode parecer um prato simples, mas a riqueza do seu sabor está nos pequenos detalhes. Desde a escolha das batatas, o corte, modo de preparo e disposição na assadeira, tudo pode influenciar positivamente ou negativamente no gosto final do prato.
Escolher as batatas certas
As batatas fazem toda a diferença no resultado final. Por isso, é muito importante escolher com carinho as batatas para ter o melhor resultado possível. Por exemplo, o ideal é usar batatas bem amarelinhas e que não sejam muito duras. Sendo assim, tanto o cozimento quanto a textura final do gratinado serão incríveis.
Cuidado ao lavar e descascar as batatas
Um elemento importante para que o gratinado tenha uma boa consistência, é conservar ao máximo o amido das batatas. Sendo assim, proceda da seguinte maneira:
- Lave bem as batatas antes de descascá-las
- Descasque as batatas usando de preferência um descascador
- Ao descascar as batatas e depois de cortá-las, jamais lave ou deixe as batatas na água. Isso faz com que percam o amido e a consistência do gratinado não fique cremosa o suficiente.
Uma curiosidade: o gratinado dauphinois original não leva queijo. Quando o queijo é adicionado à receita, o prato passa a ser chamado gratinado de batatas com queijo ou qualquer outro nome que não seja dauphinois. Saiba também que o prato não leva ovo, sendo o amido da batata o responsável por dar a cremosidade.
Não tem todos os ingredientes? Saiba que você pode fazer suas compras de supermercado na Amazon Super com até 15% de desconto sendo assinante Amazon Prime. Assine já!
Como fazer gratinado de batata dauphinois
Lave, descasque e corte as batatas em rodelas finas (em torno de 3cm de espessura). Corte os dentes de alho em pedaços bem pequenos Coloque o leite em uma panela juntamente com o alho, o sal, a pimenta e a noz moscadas. Adicione as batatas e deixe cozinhar por 10 minutos (ou mais dependendo da batatas). Aqueça o forno em 180°C e unte uma assadeira com manteiga Disponha as batatas na assadeira e cubra com o creme de leite Adicione pedacinhos de manteiga por cima e leve ao forno por 1h. Para evitar o desperdício, é possível fazer um creme branco com o leite onde foram cozidas as batatas e adicionando um pouco de creme de leite.
Ao usar um descascador, as cascas podem sair um pouco grossas. É possível fazer chips crocantes usando um pouco de azeite, sal e pimenta e levando ao forno por 20 minutos à temperatura de 160°C.
Não sirva logo ao retirar do forno. Espere em torno de meia hora até o creme ficar mais firme.
Depois de preparar o seu prato, não se esqueça de compartilhar com a gente nas redes sociais 😉Gratinado dauphinois
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
DICAS
2 comentários
Cade a receita do Gratin Dauphinois????
Olá José,
Desculpa, já colocamos a receita de volta no ar!
Bom apetite