Receita de gratinado dauphinois, o preferido dos franceses

by Suellen Kyl

Um acompanhamento rápido, fácil de ser preparado e que agrada quase todos os paladares é o gratinado dauphinois. Composto essencialmente por batatas e creme, o gratinado dauphinois é um acompanhamento (e até mesmo prato principal) que vai bem com os mais variados pratos. Por ser feito com batatas, ele tem a vantagem de sair bem em conta quando tiver muitos convidados.

gratinado dauphinois

De onde surgiu o nome gratinado dauphinois

O gratinado dauphinois teria surgido em uma região histórica chamada Dauphiné, no sudeste da França. Já podemos perceber o motivo do seu nome que faz referência à sua origem. Ao que tudo indica, a aparicão oficial do prato foi durante a revolucão francesa. Aos poucos o prato foi se popularizando por toda a França, sendo um dos preferidos dos franceses em certas regiões.

O segredo de um gratinado dauphinois perfeito

Pode parecer um prato simples, mas a riqueza do seu sabor está nos pequenos detalhes. Desde a escolha das batatas, o corte, modo de preparo e disposição na assadeira, tudo pode influenciar positivamente ou negativamente no gosto final do prato.

Escolher as batatas certas

As batatas fazem toda a diferença no resultado final. Por isso, é muito importante escolher com carinho as batatas para ter o melhor resultado possível. Por exemplo, o ideal é usar batatas bem amarelinhas e que não sejam muito duras. Sendo assim, tanto o cozimento quanto a textura final do gratinado serão incríveis.

Cuidado ao lavar e descascar as batatas

Um elemento importante para que o gratinado tenha uma boa consistência, é conservar ao máximo o amido das batatas. Sendo assim, proceda da seguinte maneira:

  • Lave bem as batatas antes de descascá-las
  • Descasque as batatas usando de preferência um descascador
  • Ao descascar as batatas e depois de cortá-las, jamais lave ou deixe as batatas na água. Isso faz com que percam o amido e a consistência do gratinado não fique cremosa o suficiente.

Uma curiosidade: o gratinado dauphinois original não leva queijo. Quando o queijo é adicionado à receita, o prato passa a ser chamado gratinado de batatas com queijo ou qualquer outro nome que não seja dauphinois. Saiba também que o prato não leva ovo, sendo o amido da batata o responsável por dar a cremosidade.


Para preparar este prato, você vai precisar:


 


Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂