Paris sem carro, um dia tranquilo para turistar

by Suellen Kyl

Desde 2015 o evento Paris sem carro (Paris sans voiture) transforma a cidade de Paris em um ambiente calmo e acolhedor para andar à pé ou de bicicleta. Nesse dia, todos devem deixar o carro em casa, moradores e turistas para aproveitar Paris de uma outra forma. Nesse dia, o transporte público deve ser privilegiado.

paris sem carro

Quando ocorre Paris sem carro?

Paris sem carro é um evento anual que ocorre no mês de setembro, quando as temperaturas estão amenas. Durante este dia, a circulação de carros (carros elétricos também contam) em Paris é proibida entre 11h e 18h.

Quem for pego infligindo a lei, pode receber uma multa de 135€. Veículos autorizados só podem andar a uma velocidade máxima de 30km/h.

O objetivo do evento

O evento incetiva as pessoas a fazerem caminhadas e desfrutar das elas paisagens de Paris. Assim é possível desfrutar de um dia de espaço público sem a loucura do trânsito da cidade. Uma boa opção é fazer atividades divertidas e educativas em muitos lugares, especialmente em áreas inteiramente para pedestres, como a Champs-Elysées, Place de la Concorde, ou na margem direita dos Berges.

Como é feito o controle?

Em todas as portes (portas de entrada) de Paris são colocadas barricadas e cada veículo que esteja tentando entrar em Paris precisa apresentar uma justificativa válida. Caso contrário, a entrada é recusada só podendo ser feita após as 18h.


Precisando enviar ou receber dinheiro do exterior? Utilize a Wise, a melhor plataforma online para enviar ou receber dinheiro do exterior com as melhores taxas do mercado.


Quais veículos podem circular em Paris?

A restrição de circulação de carros em Paris tem as suas exceções. Casos de urgência como mulheres em trabalho de parto, pessoas que tenho o cartão de mobilidade reduzida, carros de bombeiros, ambulâncias, táxis, veículos usados para mudanças e os ônibus de turismo Open Tour e BigBus.

O centro de Paris e a Champs-Élysées sem carro um domingo por mês

O centro de Paris (os 4 primeiros arrondissements) e a Champs-Élysées são dedicados aos pedestres e ciclistas todo primeiro domingo do mês. Essa é uma ótima oportunidade de descobrir Paris de um outro ângulo e sem os perigos da circulação intensa de carros na capital.

Em outras regiões de Paris a circulação de carros também é restrita ou proibida, sendo essas áreas chamadas Paris Respire.

Impacto do dia de Paris sem carro nos índices de poluição

Em 2015, o perímetro compreendido pelo evento Paris sem carro era bem pequeno, somente a região central de Paris, região da Torre Eiffel, Champs-Elysées e a região dos dois grandes parques, o Bois de Boulogne e o Bois de Vincennes. Mesmo sendo uma área pequena, a diminuição dos índices de poluição foi de 20 à 40%.

journée sans voiture

A partir de 2017, toda a cidade de Paris começou a participar do evento. Desde então várias cidades vizinhas começaram a fazer eventos semelhantes impedindo o tráfego de carros em certas ruas ou em parte da cidade.

As belezas secretas de Paris

Paris tem uma bela arquitetura e monumentos históricos. Mas a natureza também tem muito a oferecer aos seus visitantes. Durante os eventos Paris sem carro é possível ouvir os pássaros darem um encanto todo especial à cidade. Ouça uma gravação feita durante o confinamento em março de 2020.


Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂