Home Planejar ViagemEuropa Paris sem carro, um dia tranquilo para turistar

Paris sem carro, um dia tranquilo para turistar

by Suellen Kyl
Atualizado em 23 junho 2022 por Suellen Kyl

Desde 2015 o evento Paris sem carro (Paris sans voiture) transforma a cidade de Paris em um ambiente calmo e acolhedor para andar à pé ou de bicicleta. Nesse dia, todos devem deixar o carro em casa, moradores e turistas para aproveitar Paris de uma outra forma. Nesse dia, o transporte público deve ser privilegiado.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

paris sem carro

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Quando ocorre Paris sem carro?

Paris sem carro é um evento anual que ocorre no mês de setembro, quando as temperaturas estão amenas. Durante este dia, a circulação de carros (carros elétricos também contam) em Paris é proibida entre 11h e 18h.

Quem for pego infligindo a lei, pode receber uma multa de 135€. Veículos autorizados só podem andar a uma velocidade máxima de 30km/h.

O objetivo do evento

O evento incetiva as pessoas a fazerem caminhadas e desfrutar das elas paisagens de Paris. Assim é possível desfrutar de um dia de espaço público sem a loucura do trânsito da cidade. Uma boa opção é fazer atividades divertidas e educativas em muitos lugares, especialmente em áreas inteiramente para pedestres, como a Champs-Elysées, Place de la Concorde, ou na margem direita dos Berges.

Como é feito o controle?

Em todas as portes (portas de entrada) de Paris são colocadas barricadas e cada veículo que esteja tentando entrar em Paris precisa apresentar uma justificativa válida. Caso contrário, a entrada é recusada só podendo ser feita após as 18h.

Quais veículos podem circular em Paris?

A restrição de circulação de carros em Paris tem as suas exceções. Casos de urgência como mulheres em trabalho de parto, pessoas que tenho o cartão de mobilidade reduzida, carros de bombeiros, ambulâncias, táxis, veículos usados para mudanças e os ônibus de turismo Open Tour e BigBus.

O centro de Paris e a Champs-Élysées sem carro um domingo por mês

O centro de Paris (os 4 primeiros arrondissements) e a Champs-Élysées são dedicados aos pedestres e ciclistas todo primeiro domingo do mês. Essa é uma ótima oportunidade de descobrir Paris de um outro ângulo e sem os perigos da circulação intensa de carros na capital.

Em outras regiões de Paris a circulação de carros também é restrita ou proibida, sendo essas áreas chamadas Paris Respire.

Impacto do dia de Paris sem carro nos índices de poluição

Em 2015, o perímetro compreendido pelo evento Paris sem carro era bem pequeno, somente a região central de Paris, região da Torre Eiffel, Champs-Elysées e a região dos dois grandes parques, o Bois de Boulogne e o Bois de Vincennes. Mesmo sendo uma área pequena, a diminuição dos índices de poluição foi de 20 à 40%.

journée sans voiture

A partir de 2017, toda a cidade de Paris começou a participar do evento. Desde então várias cidades vizinhas começaram a fazer eventos semelhantes impedindo o tráfego de carros em certas ruas ou em parte da cidade.

As belezas secretas de Paris

Paris tem uma bela arquitetura e monumentos históricos. Mas a natureza também tem muito a oferecer aos seus visitantes. Durante os eventos Paris sem carro é possível ouvir os pássaros darem um encanto todo especial à cidade. Ouça uma gravação feita durante o confinamento em março de 2020.

Visite outras belezas de Paris

 

Faça o seu seguro viagem e garanta a sua segurança

Tenha uma viagem tranquila adquirindo um Seguro Viagem. Além de ser uma segurança e conforto para você, ele também é obrigatório para entrar e viajar para a Europa e diversos países.

Faça uma cotação gratuita com a Seguros Promo e tenha desconto de até 20% com o cupom TURISTA através deste link. Aproveite!

Saiba quais são as vantagens em adquirir o seu Seguro Viagem com a Seguros Promo:

  • Pagamento com Pix, boleto e cartão de crédito em até 12 vezes;
  • Possibilidade de comparar diversos seguros e escolher o que melhor se adapta às suas necessidades;
  • Profissionais qualificados para atender dúvidas durante a sua compra por e-mail, chat e whatsapp;
  • Garantia de comprar em um site seguro.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Hospedagem barata em Paris

Confira nossas dicas de hotéis baratos em Paris para economizar em hospedagem durante a sua viagem:

Hotel Darcet

Hotel Paris Louis Blanc

Hotel de la Mare

Hotel Astoria – Astotel

Hotel Eiffel Turenne

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂