Torre Eiffel vista do Trocadéro

Torre Eiffel: história, como chegar e tarifas

by Drieli Luz

A Torre Eiffel é o ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. O edifício mais alto da capital francesa, com 324 metros de altura é a atração turística mais visitada do mundo!

Torre Eiffel vista do Trocadéro

Foto por @drieliluz

A Torre Eiffel é o monumento pago mais visitado não só em Paris mas no mundo inteiro. Todo ano, milhões de pessoas vem à cidade para conhecer e subir na torre de Paris, que é considerada o cartão postal da cidade e da França. Em 2017, de acordo com a prefeitura de Paris, a torre teve 7 milhões de visitantes.

História

Você sabe porque a torre símbolo de Paris se chama Torre Eiffel? Pois esse é o sobrenome de quem a projetou, o engenheiro francês Gustave Eiffel. Ela teve também como projetistas os engenheiros Maurice Koechlin e Émile Nouguier.

torre de paris

Ela foi construída como portão de entrada para a Exposição Universal de 1889, um evento que comemorava o centenário da Revolução Francesa. O tempo de construção foi de 2 anos, 2 meses e 5 dias. E a inauguração aconteceu no dia 31 de março de 1889. Há 130 anos atrás!

Ela é restaurada frequentemente e no mais recente trabalho criou-se o novo piso de vidro da Torre Eiffel.

Como chegar na Torre Eiffel?

A Torre fica no 7° distrito de Paris na borda do rio Sena, no Campo de Marte. Para chegar de metrô, desça na linha 9 (verde claro), estação Trocadéro.

Como chegar na torre eiffel

Qual é a tarifa do ingresso para a Torre?

O preço do ingresso varia de 10 à 25,90 euros para adultos. Você pode comprar seu ingresso diretamente pela internet para evitar filas. A Torre possui 3 andares e você pode ir de escada ou elevador. Se você pretende subir até o 3° andar de elevador é melhor comprar os ingressos antes online pois o acesso é limitado. A vista do topo da Torre Eiffel é simplesmente incrível.

Restaurante no alto da Torre Eiffel

Aproveite a sua visita e almoce ou jante no alto da Torre. Para isso, você deve fazer uma reserva em um dos restaurantes:

Restaurante 58 Tour Eiffel no 1° andar  ou Restaurante Jules Verne no 2° andar 

restaurante-58-torre-eiffelrestaurante-jules-verne-torre-eiffelrestaurante-jules-verne-torre-eiffel-jantarrestaurante-jules-verne-torre-eiffel-jantar-2

Vista panorâmica 

Subindo na Torre você terá uma linda vista panorâmica da cidade. No entanto, lá de cima nós não vemos a própria Torre! E por isso, na minha opinião, a vista panorâmica mais incrível de Paris é a da vista da Torre de Montparnasse:

Vista panorâmica de Paris

Torre Eiffel a noite

Dica muito importante: Você não pode deixar de visita-la durante a noite. A iluminação mágica da Torre acontece a cada hora à partir do pôr-do-sol, durante 5 minutos e é um espetáculo imperdível!

Curiosidades

  • A Torre Eiffel era para ser uma estrutura efêmera. Inaugurada em 1889, ela ficaria exposta apenas durante a Exposição Universal. Com um contrato de 20 anos expirado em 1909, a torre Eiffel deveria ser demolida, mas foi salva pelo seu valor como uma antena de transmissão de rádio.
  • A altura da torre é de 324 metros. Ela manteve-se como o monumento mais alto do mundo por mais de quarenta anos até ser destronada em 1930 pelo Edifício Chrysler, de Nova Iorque, que tem 329 metros.
  • A torre tem gravada os nomes de 72 cientistas em reconhecimento às suas contribuições por Gustave Eiffel. Entre eles, cientistas, engenheiros, matemáticos e outros franceses notáveis. (colocar foto)
  • Ela levou 2 anos, 2 meses e 5 dias para ser construída.
  • A estátua da liberdade foi parcialmente projetada por Gustave Eiffel.

O piso de vidro da Torre Eiffel

Durante dois anos, um trabalho de reestruturação do primeiro piso da torre Eiffel se manteve a todo vapor. O primeiro piso, conhecido pela pista de patinação disponível no inverno e seu café, agora está totalmente remodelado. E a grande novidade da vez, é o piso de vidro da Torre Eiffel a 57 metros do solo. Pode não ser tão alto como a Willis Tower en Chicago, que se eleva a 447 metros do solo, mas já tem feito muitos turistas perderem o fôlego.

Você também pode se interessar...

3 comentários

Solange Aparecida de Oliveira 16 dezembro 2018 - 3:46

Só lembrando que Champ de Mars se traduz como “Campo de Marte” e não “Campo de Março”.

Reply
Suellen Kyl 21 dezembro 2018 - 15:34

Olá Solange,
Obrigada pelo seu olhar atento, já corrigimos 😉
Um abraço

Reply
gilson 18 fevereiro 2019 - 10:50

Estou me preparando para um breve passeio a este local

Reply

Deixe um Comentário 🙂