Home Receitas do MundoEuropa Como fazer baguete francesa em casa

Como fazer baguete francesa em casa

by Suellen Kyl
Atualizado em 6 maio 2022 por Suellen Kyl

A bagutte (baguette) é um pão tradicional francês bem simples, pois ele leva poucos ingredientes. Apesar de ser popularmente consumido na França e de ter as suas origens francesas, este é um pão bastante consumido em outras partes do mundo. Por ser fácil e barato, a baguete pode ser utilizada das mais variadas formas, tanto doce quanto salgadas.

Baguete francesa pronta

Como surgiu a baguete

A sua origem não é realmente conhecida, mas existem boatos de ela tenha surgido na época de Napoleão. Até então, os pães tinham uma forma arredondada para facilitar o armazenamento. Mas essa forma não favorecia o transporte pelos soldados, então aí teria surgido a ideia de fazer pães de forma alongada, como bastões.

Outra versão diz que a invenção teria tido origem quando uma lei, impedindo que os padeiros trabalhassem antes das 4h da manhã foi imposta. Com isso, a fabricação dos pães tradicionais não seria possível e uma nova forma de pão teria sido inventada para se adaptar.

Existe ainda outra versão que diz que a sua criação surgiu com a construção do metrô de Paris. A explicação seria que os pãezinhos redondos necessitavam que os trabalhadores carregassem uma faca para cortá-los. Então, para evitar que objetos perigosos descessem nos túneis, teria sido pedido para que o pão fosse feito de uma forma que não precisasse de faca para cortar. Aliás, esse é uma tradição seguida por muitas pessoas: nunca cortar a baguete com uma faca e sim com a mão.

Cortar com a faca ou com a mão? Uma questão polêmica

Como a baguete é usada na França

Um dos símbolos da França, este delicioso pão é usado de inúmeras formas. Por exemplo, nas padarias francesas é comum encontrarmos os sanduíches feitos com esse pão. O mais comum deles é o jambon-beurre, um sanduíche composto de manteiga e presunto. Seja qual for o sanduíche, ele deve ser servido frio, pois a baguete ficaria mole e enborrachada se fosse aquecida.

No dia a dia é comum ver os franceses carregando uma baguete. Quem não lembra daquela imagem do francês carregando pão embaixo do braço? Pois sim, essa imagem é real e acontece no cotidiano. É comum ver longas filas nas padarias no finalzinho da tarde, pois é quando os franceses saem do trabalho e passam para levar o pão para o dia seguinte.

Francesa carregando baguete
Francesa carregando baguette embaixo do braço

Já na culinária francesa, a baguete é usada para acompanhar a maior parte dos pratos durante o jantar. Entretanto, ela também é servida durante o aperitivo, especialmente nos restaurantes e acompanha também os queijos antes da sobremesa. Outro lugar que ela sempre marca presença, é nas festas francesas. Resumindo: falou de culinária francesa, o símbolo dos franceses está presente.

Café da manhã francês

Estima-se que cerca de 30 milhões de baguetes são produzidas e consumidas por dia na França. É comum na França comé-la com geléia ou manteiga ou de molhá-la no café ou chocolate quente pela manhã. Por ser um pão com um validade curta, ele costuma ser comprado somente quando vai ser consumido.

A parisiense, pão francês (não confundir com a pão francês brasileiro), flute são alguns dos seus nomes. Tudo vai depender da região. Em todos os casos, você vai encontrar um pão com uma crosta bem crocante e um interior bem macio. Ainda mais delicioso quando acaba de sair do forno.

Quanto custa

Por ser um pão de fabricação fácil e por necessitar de poucos ingredientes, o seu preço é bastante atrativo. Por 0,90€ ou 1€ é possível comprar um pão de 250g. Os preços vão variar conforme a padaria (orgânico, farinhas especiais) e a região da França onde o custo de vida é mais ou menos elevado.

Não tem todos os ingredientes? Saiba que você pode fazer suas compras de supermercado na Amazon Super com até 15% de desconto sendo assinante Amazon Prime. Assine já!

Receita de baguete francesa

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂