Home Planejar ViagemDicas de viagem 10 Maiores erros que podem arruinar a sua viagem

10 Maiores erros que podem arruinar a sua viagem

by Suellen Kyl
Atualizado em 6 maio 2022 por Suellen Kyl

Finalmente chegou o dia daquela viagem dos sonhos que você tanto planejou. Mas toda a alegria da viagem pode acabar se tornando em frustração se você não ficar atento a certos detalhes que são os maiores erros que você pode cometer durante a sua viagem. Fique atento e não seja pego de surpresa.

Os maiores erros que podem arruinar a sua viagem

Às vezes somos embalados pela empolgação do momento e não vemos as coisas da forma que elas deveriam ser vistas. Ou então esquecemos de detalhes importantes que podem acabar arruinando a viagem e fazendo do sonho um pesadelo.

Por isso, vamos listar aqui os maiores erros que os viajantes podem cometer antes e durante a viagem para que você fique atento e não estrague o seu tão merecido momento de descanso. Vamos lá?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

 

Levar mais coisas do que deveria

Que nunca levou roupas que nunca usou em uma viagem, que atire a primeira pedra. E não é só roupas, mas também objetos que parecem ser úteis e indispensáveis, mas que acabam sendo um estorvo durante a viagem.

Existem diversos motivos para não levar muita bagagem, e isso vale para qualquer destino. Um deles, é que você corre o risco de acabar passando do limite e ter a desagradável surpresa de um excesso de bagagem caso esteja viajando de avião. Outro ponto é que você vai querer comprar lembrancinhas e outros objetos durante a sua viagem, mas se a mala já estiver cheia, como você vai fazer?

Arrumando a mala para viagem
Será que você precisa mesmo de tudo isso?

Ainda não está convencido? Pois pense no fato de ter que carregar malas e sacolas grandes e pesadas antes mesmo de chegar no seu destino. Já passei muito sufoco carregando bagagem desnecessária e devo dizer: o arrependimento é grande. Além de que você pode precisar de um lugar para guardar a bagagem ou então fazer um último passeio antes de ir embora, mas as dimensões da bagagem não permitem que você use um storage ou que você entre na atração com objetos voluminosos.

Por isso, faça uma lista de viagem e pense que é sempre melhor levar menos roupas do que você acha que deveria. Caso necessário, você pode procurar por uma lavanderia ou algum outro lugar em que possa lavar algumas peças. Siga essa dica e evite um dos maiores erros de um viajante que pode atrapalhar e custar caro no final das contas.

Saiba como escolher a sua mala de viagem.

Esquecer de verificar o plano do seu celular

Todo mundo sabe que ter um celular hoje em dia é essencial. Não só para registrar os momentos e compartilhá-los com os amigos, mas também para evitar de ter que imprimir bilhetes e comprovantes. Além de que os aplicativos de viagem que existem são uma mão na roda para evitar perda de tempo e desperdício de dinheiro. Só que nada disso funciona se você não tiver um celular com um plano que dê acesso à internet.

Usando o celular no exterior
Você não quer arruinar essa tranquilidade com uma conta de celular que acaba com as suas economias

Aí vem um segundo problema: muitas vezes o roaming internacional é caro, então é preciso pensar em outra solução. Uma forma simples de resolver esse problema, é comprando um chip internacional de viagem. Com ele você vai ter a certeza de ter acesso à internet e poder fazer ligações sem ter surpresas com a conta.

Nós recomendamos adquirir o seu chip com a Viaje Conectado. Usando o código PROMO10 você tem 10% de desconto na sua aquisição.

Pegar voos com conexões muito curtas

Pode ser que na busca pelo menor preço você acabe caindo em uma cilada sem se dar conta. É preciso ficar atento, pois nem sempre aquele voo com um preço super atrativo tem uma conexão com tempo suficiente para você pegar o próximo voo tranquilamente.

Pegar voo com conexão curta é um erro
45 minutos de conexão? É só eu sair correndo que dá (ou não)

Na hora de comprar um voo com conexão, você deve levar em consideração:

  • O tipo de conexão: uma conexão internacional exige muito mais tempo para que você consiga sair de um voo e estar pronto para embarcar no próximo
  • O tamanho do aeroporto: nos aeroportos internacionais o deslocamento é mais difícil, os terminais são longos e a distância entre um terminal e outro ser muito grande
  • A sua situação: se estiver viajando com crianças, idosos, ou pessoas com dificuldade de locomoção você vai precisar prever o dobro do tempo para chegar na sua conexão a tempo
  • O despacho da bagagem: se as passagens não forem compradas juntas ou se forem de companhias distintas, pode ser que seja necessário re-despachar a bagagem.

Ao pesquisar passagens para a sua próxima viagem, nós recomendamos a Passagens Promo.

Seguros Promo

Não levar dinheiro em espécie na moeda local

Ter um cartão com uma bandeira aceita internacionalmente traz um certo conforto. Com isso, deixamos de lado o chato trabalho de ter que comprar espécies na moeda local para levar e ficamos com o conforto de usar apenas o cartão. Se você faz isso ou pensa em fazer, saiba que essa pode não ser uma boa ideia.

Não levar dinheiro em espécie é um dos maiores erros
Dinheiro em espécie é uma coisa necessária

Não só pelo fato de dar algum problema e o seu cartão não passar, mas também porque certos lugares só aceitam pagamento com espécie. Por exemplo, é comum o uso de moedas para pagar estacionamento, pegar transporte público ou usar banheiros públicos no exterior. Ou então o pagamento com cartão ter um valor mínimo e você acaba obrigado a comprar mais do que gostaria.

Sendo assim, esteja sempre atento para levar um valor mínimo em espécies para usar quando o cartão não for aceito, ou para usar em lugares como feiras e lugares que não aceitam cartão.

Não avisar o seu banco da sua viagem

Um dos maiores erros que parece apenas simples detalhe, mas que pode virar uma grande dor de cabeça. Essa é uma das coisas que você não pode em hipótese alguma esquecer antes de sair de viagem. Simplesmente porque você pode ter os seus cartões bloqueados pelo banco como uma forma de proteger a sua conta de atividades fora do comum.

Avisar o banco da sua viagem
E de repente o seu cartão está bloqueado sem que você entenda o porque

Ao perceber as compras feitas no exterior, é bem provável que o seu banco ache o comportamento um tanto estranho. Assim, para evitar fraudes, o seu cartão pode ser bloqueado sem nenhum aviso prévio. É possível que você só perceba no momento em que for fazer alguma compra.

Pensando nisso, é muito importante que você traga dinheiro em espécie como citamos anteriormente.

Viajar sem seguro viagem

Viajar com a cabeça tranquila sabendo que você terá a cobertura que precisa caso algo não saia como previsto. Sim, isso é um ponto essencial da sua viagem que não deve passar despercebido. Já imaginou se a viagem dos sonhos se torna um tormento por causa de uma conta de hospital caríssima que custa mais do que o triplo do que você pagou na viagem?

Viajar sem seguro viagem é um dos maiores erros
Estar prevenido sempre vale a pena

Mesmo que você tenha os seus exames em dia e esteja super saudável, nada impede que algo inesperado acabe acontecendo. Muito além de pensar apenas no lado da saúde, o seguro viagem também pode cobrir outros aspectos da viagem como cancelamento de voos e extravio de bagagem.

Faça agora mesmo uma cotação com a Seguros Promo e obtenha os melhores preços de seguro viagem para o mundo todo.

Não verificar a necessidade de um visto

Pode parecer um pouco lógico para viajantes frequentes, mas nem sempre é o caso para todo mundo. Entretanto, esquecer de verificar se o país para onde você deseja viajar requer um visto, é um grande erro se não é um dos maiores erros de um viajante. E o pior é que esse erro custa caro e não tem muito o que você possa fazer a respeito.

Importante verificar a necessidade de um visto
Tudo pronto, mas… e o visto?

Mesmo que você conheça bem os países que requerem ou não um visto dependendo da sua nacionalidade, sempre verifique antes de viajar. Os acordos entre os países podem mudar e um lugar que antes não precisava de visto, agora pode precisar. Fique de olho.

Planejar muitas atividades em um único dia

Esse é um dos maiores erros que você não deve cometer. A viagem que você tanto esperou vai se realizar e você não quer perder nenhum momento. É possível que você tenha uma lista de lugares que quer visitar e que sem eles, a viagem não estará completa.

Planejar muitas atividades é um dos maiores erros
Onde é que eu estava com a cabeca?

Porém, lembre-se que viajar é também um momento de descontração, um momento para relaxar e curtir. Se você acabar enchendo os seus dias com atividades, provavelmente vai terminar a viagem mais cansado do que quando começou.

Por isso, tente fazer um roteiro conscientem colocando pausas e momentos de descanso. Desacelerar é sempre bom, especialmente quando estamos viajando.

Não salvar os seus comprovantes de viagem

Seja porque você é daqueles que gosta de imprimir tudo, ou ao contrário, do time que não gosta de imprimir nada. O importante é que você tenha sempre a mão os seus comprovantes, de preferência salvos no seu telefone. Assim, se você acabar perdendo, terá como imprimir novamente.

Salvar sempre os comprovantes de viagem

Não tomar cuidado com os seus pertences pessoais

Aquele velho e precioso conselho de mãe: tome cuidado com os seus pertences o tempo todo. Especialmente com os seus objetos de valor que são cruciais para a sua viagem.

Para isso, existem diferentes técnicas e produtos para que você carregue com segurança os seus objetos de valor. Tudo vai depender da sua necessidade. Por exemplo, um dos maiores erros e bem comum é deixar dinheiro ou o telefone em um local de fácil acesso porque você não quer ter que ficar procurando. Porém, essa facilidade também funciona para os ladrões que vão justamente fuçar nesses bolsos de fácil acesso.

Ficar de olho nos pertences durante as viagens

Por isso fique atento e tenha os seus objetos de valor sempre consigo. No caso de dinheiro em espécie, uma dica é separar em duas ou mais partes o seu dinheiro. Assim, caso algo de errado aconteça, você terá a certeza de que nem tudo está perdido.

Não estudar o básico do idioma local

Nem todo mundo está pensando em aprender um novo idioma ou tem tempo para se dedicar. No entanto, aprender o básico da língua local pode ser bastante benéfico e tornar a sua viagem mais tranquila.

Para isso existem diversos apps e sites gratuitos, além de livros de conversação básica. Enfim, nada que demande muito tempo e esforço mas que farão muita diferença naquele momento em que você está super apertado e não sabe perguntar onde fica o banheiro, por exemplo.

Não estudar o idioma local pode ser um dos maiores erros dos viajantes

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

9 comentários

O que fazer em Tânger no Marrocos - Guia do Estrangeiro 10 de abril de 2022 - 16:25

[…] para atrações em Paris: quanto custa e… 10 Maiores erros que podem arruinar a sua… Como fazer baguete francesa em casa 10 Melhores sites de relacionamento nos Estados Unidos […]

Reply
10 dicas úteis para viagem - Guia do Estrangeiro 12 de abril de 2022 - 10:13

[…] para atrações em Paris: quanto custa e… 10 Maiores erros que podem arruinar a sua… Como fazer baguete francesa em casa 10 Melhores sites de relacionamento nos Estados Unidos […]

Reply
Os benefícios de viajar (infográfico) - Guia do Estrangeiro 12 de abril de 2022 - 10:40

[…] para atrações em Paris: quanto custa e… 10 Maiores erros que podem arruinar a sua… Como fazer baguete francesa em casa 10 Melhores sites de relacionamento nos Estados Unidos […]

Reply
Top 5 aplicativos de viagem gratuitos - Guia do Estrangeiro 12 de abril de 2022 - 11:25

[…] viajar sem pagar hospedagem Ingressos para atrações em Paris: quanto custa e… 10 Maiores erros que podem arruinar a sua… Como fazer baguete francesa em casa 10 Melhores sites de relacionamento nos Estados Unidos […]

Reply
Como fazer a mala para dois climas diferentes - Guia do Estrangeiro 12 de abril de 2022 - 15:38

[…] viajar sem pagar hospedagem Ingressos para atrações em Paris: quanto custa e… 10 Maiores erros que podem arruinar a sua… Como fazer baguete francesa em casa 10 Melhores sites de relacionamento nos Estados Unidos […]

Reply
Como escolher a sua mala de viagem - Guia do Estrangeiro 13 de abril de 2022 - 7:51

[…] viajar sem pagar hospedagem Ingressos para atrações em Paris: quanto custa e… 10 Maiores erros que podem arruinar a sua… Como fazer baguete francesa em casa 10 Melhores sites de relacionamento nos Estados Unidos […]

Reply
Chip internacional para viagem: como escolher - Guia do Estrangeiro 13 de abril de 2022 - 8:30

[…] viajar sem pagar hospedagem Ingressos para atrações em Paris: quanto custa e… 10 Maiores erros que podem arruinar a sua… Como fazer baguete francesa em casa 10 Melhores sites de relacionamento nos Estados Unidos […]

Reply
O que levar na mala para a Europa na primavera - Guia do Estrangeiro 16 de abril de 2022 - 10:35

[…] Como viajar sem pagar hospedagem Ingressos para atrações em Paris: quanto custa e… 10 Maiores erros que podem arruinar a sua… Como fazer baguete francesa em casa 10 Melhores sites de relacionamento nos Estados Unidos […]

Reply
Onde e como comprar passagens aéreas mais baratas - Guia do Estrangeiro 30 de abril de 2022 - 10:21

[…] Como viajar sem pagar hospedagem Ingressos para atrações em Paris: quanto custa e… 10 Maiores erros que podem arruinar a sua… Como fazer baguete francesa em casa 10 Melhores sites de relacionamento nos Estados […]

Reply

Deixe um Comentário 🙂