Home Receitas do MundoAmérica Muffin de mirtilo americano (blueberry muffin)

Muffin de mirtilo americano (blueberry muffin)

by Suellen Kyl
Atualizado em 6 maio 2022 por Suellen Kyl

O mirtilo é uma fruta pouco popular no Brasil, mas não há quem nunca tenha ouvido falar no muffin de mirtilo. Esses bolinhos deliciosos são bem conhecidos dos americanos e é bem popular vê-los em filmes e séries norte-americanas. Vai dizer que você nunca ficou morrendo de vontade de experimentar um muffin de mirtilo bem macio como nos filmes?

Muffin de mirtilo pronto
Deliciosos muffins de mirtilo. Foto: Guia do Estrangeiro

Como surgiu o muffin de mirtilo

O muffin de mirtilo é uma das sobremesas mais comuns nos Estados Unidos. Porém, existem relatos que dizem que a receita tenha vindo da Europa. O mirtilo (blueberry) era uma fruta muito usada para fazer diferentes tipos de receitas doces por toda a Europa. Assim, a fruta teria sido trazida para os Estados Unidos pelos primeiros colonizadores europeus, onde ganhou o seu espaço.

E os americanos realmente adotaram o blueberry muffin, pois o estado do Minesota até declarou como muffin oficial do estado. Os muffins e os cupcakes são realmente os queridinhos dos americanos.

Entretanto, existe também uma outra teoria que diz que os europeus usavam frutas chamadas “bilberries” mas que não eram encontradas nos Estados Unidos. Ao invés das bilberries, eles encontraram blueberries e teriam começado a usá-las.

O dia nacional do muffin de mirtilo

Você sabia que existe até mesmo um dia nacional do muffin de mirtilo que é celebrado todo ano? Sim, a data ocorre no dia 11 de julho. É mais um dia que os americanos tem para saborear o seu muffin favorito. Pois o muffin de mirtilo é preferência nacional nos Estados Unidos, sendo consumido a qualquer hora do dia: seja no café da manhã, sobremesa, café da tarde…

E se eu não gosto de mirtilo?

O gosto do mirtilo pode não agradar a todos os paladares. Mas quando assado, o sabor do mirtilo muda bastante, ficando bem mais doce e agradável. Além disso, você sabia que essa frutinha é muito boa para a saúde? Pois comer mirtilo pode ajudar a perder peso, melhorar a digestão, diminuir a pressão arterial e melhorar a pele. Não é o máximo?

Muffins de mirtilo na forma
Crosta crocante e interior macio e molhadinho. Foto: Guia do Estrangeiro

Como fazer muffin de mirtilo (blueberry muffin)

Existem diferentes tipos de receitas e a textura da massa também vai variar. Quando a massa do muffin é mais dura, é melhor usar mirtilos secos, pois as frutas frescas vão ser facilmente esmagadas ao tentar incorporá-las à massa. Já quando a massa é mais leve, mirtilos frescos ou congelados vão funcionar perfeitamente. Caso opte pelos congelados, você pode adicioná-los direto à massa.

A receita básica de muffin de mirtilo consiste em ingredientes simples, como: manteiga, leite, açúcar e farinha de trigo. Existem versões mais saudáveis que utilizam leite desnatado ou farinha de trigo integral. O importante é não errar na proporção entre a massa e a quantidade de mirtilos.

Não tem todos os ingredientes? Saiba que você pode fazer suas compras de supermercado na Amazon Super com até 15% de desconto sendo assinante Amazon Prime. Assine já!

Receita de muffin de mirtilo

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂