Como fazer croissant, a receita original francesa

by Suellen Kyl

O croissant é uma delícia feita de massa folhada que vai muito bem com um cafézinho pela manhã ou no final da tarde. A sua massa leve e crocante tem um sabor incrível que faz com que você queira comer sempre mais. Apesar de ser uma receita que requer bastante tempo e paciência, o resultado final vale muito a pena. Quer aprender a preparar esta delícia e encantar os seus convidados? Confira a nossa receita passo-a-passo.

croissant
Ao fundo, um croissant, em destaque um pain au chocolat

Como surgiu o croissant francês

O croissant teria surgido na Áustria com o seu formato de meia-lua, mas a receita que conhecemos hoje seria uma adaptação francesa. A versão criada na Áustria (kipferl) teria uma textura de brioche, bem diferente da versão francesa com massa folhada que é leve e crocante.

Não se sabe ao certo quando a versão francesa foi criada, mas o seu sucesso só passou a ser garantido nos anos 20 quando sua popularidade se espalhou pelo mundo. Você sabia que outra receita francesa deliciosa com massa folhada é a quiche lorraine?


Quer fazer uma imersão na culinária francesa e aprender receitas e técnicas da culinária francesa com um chef? Adquira o curso de Gastronomia Francesa com o chef Frédéric Monnier.


Croissant de chocolate, pain au chocolat ou chocolatine

A variante recheada com chocolate pode levar diversos nomes dependendo do lugar. Até mesmo na França existe uma eterna discussão entre pain au chocolat e chocolatine. Enquanto na região de Bordeaux é usado o termo chocolatine, no resto da França é usado pain au chocolat. Esta seria uma discussão semelhante ao biscoito ou bolacha no Brasil, ou seja, ninguém chega em um ponto comum.

Outro termo bastante conhecido e o mais empregado em outros países que não falem francês é croissant de chocolate. Já que a versão com chocolate usa a mesma massa, nada mais lógico do que dizer croissant de chocolate, não? Bom, se considerarmos que o formato geralmente não é o mesmo, não tem muita lógica usar o esse termo. A palavra croissant faz referência ao formato de lua crescente, o que não é caso da versão com chocolate.

A questão que intriga os nossos seguidores no Instagram @guiadoestrangeiro

Uma infinidade de variações com a mesma receita

Mesmo que na França a receita seja essencialmente doce, em outros países como no Brasil é possível encontrar versões salgadas, recheadas e até mesmo lanches. Já na França umas das variações que podem ser encontradas é o croissant com amêndoas, uma delícia coberta com lascas de amêndoas.


Aprenda técnicas de dobras e fabricação de massa folhada para fazer os melhores croissants e outras deliciosas receitas usando massa folhada com o livro Como fazer croissant.


Receita de croissant


Para realizar esta receita, você vai precisar:


Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂