O croissant é uma delícia feita de massa folhada que vai muito bem com um cafézinho pela manhã ou no final da tarde. A sua massa leve e crocante tem um sabor incrível que faz com que você queira comer sempre mais. Apesar de ser uma receita que requer bastante tempo e paciência, o resultado final vale muito a pena. Quer aprender a preparar esta delícia e encantar os seus convidados? Confira a nossa receita passo-a-passo.
Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?
Como surgiu o croissant francês
O croissant teria surgido na Áustria com o seu formato de meia-lua, mas a receita que conhecemos hoje seria uma adaptação francesa. A versão criada na Áustria (kipferl) teria uma textura de brioche, bem diferente da versão francesa com massa folhada que é leve e crocante.
Não se sabe ao certo quando a versão francesa foi criada, mas o seu sucesso só passou a ser garantido nos anos 20 quando sua popularidade se espalhou pelo mundo. Você sabia que outra receita francesa deliciosa que pode ser feita também com massa folhada é a quiche lorraine?
Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.
Croissant de chocolate, pain au chocolat ou chocolatine
A variante recheada com chocolate pode levar diversos nomes dependendo do lugar. Até mesmo na França existe uma eterna discussão entre pain au chocolat e chocolatine. Enquanto na região de Bordeaux é usado o termo chocolatine, no resto da França é usado pain au chocolat. Esta seria uma discussão semelhante ao biscoito ou bolacha no Brasil, ou seja, ninguém chega em um ponto comum.
Outro termo bastante conhecido e o mais empregado em outros países que não falem francês é croissant de chocolate. Já que a versão com chocolate usa a mesma massa, nada mais lógico do que dizer croissant de chocolate, não? Bom, se considerarmos que o formato geralmente não é o mesmo, não tem muita lógica usar o esse termo. A palavra croissant faz referência ao formato de lua crescente, o que não é caso da versão com chocolate.
Uma infinidade de variações com a mesma receita
Mesmo que na França a receita seja essencialmente doce, em outros países como no Brasil é possível encontrar versões salgadas, recheadas e até mesmo lanches. Já na França umas das variações que podem ser encontradas é o croissant com amêndoas, uma delícia coberta com lascas de amêndoas.
Não tem todos os ingredientes? Saiba que você pode fazer suas compras de supermercado na Amazon Super com até 15% de desconto sendo assinante Amazon Prime. Assine já!
Como fazer croissant
Coloque a farinha em uma tigela grande e faça um furo no meio para adicionar o fermento. Adicione o açúcar e e o sal e em seguida o leite morno (aos poucos) e os ovos. Fique atento para que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente. Ajuste a quantidade de leite de acordo com a consistência, pois algumas farinhas podem precisar de mais ou menos leite Sove a massa até que ela fique bem macia e homogênea. Faça uma bola e deixe repousar por 1h Quando a massa tiver dobrado de volume, sove um pouco e coloque a massa na geladeira por 30 minutos Abra a massa com a ajuda de um rolo para massa em forma de um quadrado em uma superfície enfarinhada e espalhe a manteiga pela massa deixando um espaço de 5 dedos entre as bordas Dobre a massa para que forme um losango Em seguida, espiche a massa com o rolo para formar um retângulo. Esse retângulo deve ser dobrado em 3, uma extremidade sobrepondo a outra e depois dobrar novamente ao meio Abra a massa novamente e recomece o processo. Se a massa começar a ficar mole, coloque de volta na geladeira para que volte a ficar firme. Deixe repousar na geladeira por 30 minutos Abra a massa para cortar os croissants. Corte triângulos de 20x10cm e comece enrolando da base do triângulo para a ponta. Se quiser fazer com chocolate, adicione antes de enrolar Disponha em uma placa coberta com papel manteiga e deixe repousar por 1h Pincele a gema de ovo antes de levar ao forno. Asse em forno pré-aquecido à 210C por 10-15 minutos até ficarem douradinhos. Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente, especialmente a manteiga
Esta receita é difícil de ser realizada se o ambiente estiver muito quente, pois a manteiga vai derreter facilmente e dificultar o processo de dobra da massa (o que é essencial)
Apesar de ser uma receita longa, os croissants podem ser congelados. Para isso, leve ao congelador assim que tiver dobrado os croissants. Quando quiser assá-los é só tirar do congelador, colocar sobre uma placa com papel manteiga, deixá-los crescer e pincelar com a gema de ovo antes de colocar no forno. É possível congelar depois de assados, mas o gosto não é o mesmo.Croissant francês original
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
DICAS
2 comentários
Amei a receita,obrigada.
Olá Maria,
Que bom que gostou, depois faz e conta pra gente o resultado 😉
Um abraço