Home Receitas do MundoÁsia Curry massaman, a melhor receita do mundo

Curry massaman, a melhor receita do mundo

by Suellen Kyl
Atualizado em 6 maio 2022 por Suellen Kyl

Existem diferentes tipos de curry e diferentes tipos de pratos, mas o que foi classificado como o melhor deles, é o curry massaman. Este tipo de curry é menos ardido do que os outros tipos de curry, o que faz com que agrade um número maior de pessoas. Uma vantagem é que este prato é fácil de ser preparado, além de ser rápido e levar poucos ingredientes, o que o torna ideal para fazer em um jantar com várias pessoas.

Como surgiu o curry

Esta mistura de ervas surgiu na Índia e é praticamente a base de quase todo prato indiano. O curry é uma mistura de ervas secas, torradas e moídas. Entre elas podemos encontrar o gengibre, pimenta vermelha, pimenta dedo-de-moça, pimenta do reino, canela, cominho, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro.

Por ser uma mistura, o sabor do curry pode variar de um país a outro, tendo várias que se adaptam aos gostos de cada região. É possível encontrar desde versões bem leves a versões extremamente picantes.

O curry teria surgido há muito tempo, lá pelo ano 2600aC quando já eram usadas especiarias trituradas em pilão para perfumar pratos. Desde então, as especiarias usadas foram evoluindo, chegando nas diversas versões que encontramos hoje.

Na culinária tailandesa, é mais comum o uso da pasta de curry ao invés do curry em pó. A principal diferença é que a pasta de curry tem um sabor mais acentuado, porém, deve ser usada rapidamente pois tem um tempo de validade curto.

Receita de curry massaman

Principais tipos de curry

Como falamos anteriormente, existem diversas versões de curry usadas no mundo todo. Mas podemos destacar algumas que são mais conhecidas:

  • Curry madras: Um dos tipos de curry mais picantes e mais utilizados na culinária indiana. Tem uma cor vermelha característica por usar pimenta em pó.

  • Curry amarelo: Esse é o tipo mais comum no ocidente por não ser tão forte quanto o madras. É o açafrão que confere a sua cor amarela característica.

  • Curry verde: Esse é um tipo de curry originário da Tailândia e que diferentemente dos outros, vêm sempre em pasta.

Curry massaman: um curry de origem mulçumana

O curry massaman tem origem persa e seu nome “massaman” vem da palavra mulçumano em persa. É um prato geralmente feito com frango, mas também pode ser feito com outros tipos de carne como a carne de porco e de carneiro.

Atualmente existem duas versões sobre a origem do prato. Uma delas diz que ele foi inventado no século XVII por um comerciante persa. Já outra teoria diz que o curry massaman foi inventado no sul da Tailândia, tendo sido influenciado pelas cozinhas malaia e indiana.

Conheça o frango tikka massala, um prato preparado com outro tipo de curry bastante consumido na Inglaterra.

O que servir como acompanhamento com o curry massaman

O curry é um prato que vai muito bem com arroz branco, já que possui em sua constituição diversos tipos de temperos. Sendo assim, o curry massaman não vai muito bem com saladas e pratos frescos. Por ser um prato já bem completo, não é preciso se preocupar em serví-lo com outros acompanhamentos além de um arroz branco simples.

Saiba preparar outros pratos da culinária asiática na sua casa.

Como fazer curry massaman

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂