Home Morar no ExteriorVida na América do NorteDocumentação na América Como conseguir o Green Card nos Estados Unidos

Como conseguir o Green Card nos Estados Unidos

by Suellen Kyl
Atualizado em 21 maio 2022 por Suellen Kyl

Conseguir o Green Card para morar nos Estados Unidos de forma legal e definitiva é o sonho de muitos brasileiros. Porém, morar nos Estados Unidos não é tão simples como pode parecer. Além de tomar uma decisão, é preciso saber todas as dificuldades e desafios da vida no exterior e sobretudo: ter um visto válido para permanecer de forma legal no país.

Existem vistos temporários como o visto de estudante, visto de trabalho ou visto de turista. Mas para morar de forma definitiva em terras americanas, é preciso ter um Green Card ou ser cidadão americano.

Como conseguir o Green Card nos Estados Unidos

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

Como conseguir o Green Card nos Estados Unidos

Existem diversas formas de conseguir o Green Card e poder morar de forma definitiva nos Estados Unidos. Vale lembrar que nenhuma delas garante a 100% as chances de conseguir o Green Card ao final do processo. Durante o processo são realizadas diversas verificações pelas autoridades americanas, e a qualquer suspeita, o processo pode necessitar provas adicionais ou ser negado.

Para quem não pretende morar de forma definitiva nos Estados Unidos, é preciso um visto de turista para entrar nos EUA.

Casamento com americano

O amor não tem hora nem lugar para acontecer. Se você encontrou o amor da sua vida em terras americanas e realizou o casamento nos Estados Unidos, é possível fazer o pedido do Green Card.

Fique atento aos casamentos arranjados apenas com o intuito de aplicar para o Green Card. Um casamento falso para conseguir um documento é considerado crime federal e você pode ter muitas dores de cabeça. Além de ter que gastar muito dinheiro e correr o risco de sair sem nada, isso elimina totalmente as suas chances de morar nos Estados Unidos.

O processo para conseguir o Green Card através do casamento é longo e demorado. Porém, é possível fazer o processo sozinho com a ajuda de fóruns e páginas nas redes sociais. Entretanto, quem quer ter a tranquilidade de ter tudo certinho pode optar por serviços que ajudam a preparar e a enviar a documentação para o Green Card.

O tempo de resposta e o andamento do processo vão depender de onde você mora. Existem lugares em que a demanda é menor e o tempo de processamento é mais rápido. Existem pessoas que mesmo onde há mais demanda, conseguem ter o processo mais rápido. Enfim, acaba indo da sorte de cada um.

Parente com cidadania americana

Existe a possibilidade de transmitir o Green Card a um parente próximo como filho, irmão ou pais. Para isso, o requerente que tiver a cidadania americana será o sponsor (patrocinador) e terá que dar entrada preenchendo os formulários I-130. Vale lembrar que o pedido deve ser feito nos Estados Unidos, pois desde 2011 não é possível mais fazê-lo na embaixada ou no consulado. Para transmitir o visto de residência permanente para irmãos, é necessário ter a cidadania americana.

Saiba que este é um dos processos mais longos de obtenção do Green Card, levando na maioria dos casos mais de 10 anos para que uma resposta final seja dada. Durante o processo, serão pedidos provas que comprovem o grau de parentesco. Uma vez aprovado, o parente deve fazer um pedido de troca de status para residente permanente através do formulário I-485 caso esteja nos Estados Unidos. Senão, o processo será feito através do consulado.

Através do visto de trabalho

É possível morar nos Estados Unidos com um visto de trabalho caso uma empresa tenha interesse no seu perfil e esteja pronta para efetuar o processo. Para conseguir um visto de trabalho, o empregador deve ajudar o empregado a conseguir o documento provando que a sua contratação é essencial para a empresa.

Para realizar o pedido, você deverá preencher o formulário I-140 junto ao USCIS. Existe uma ordem de prioridade para a emissão desse tipo de visto e o tempo de resposta pode demorar pois existe uma restrição no número de vistos emitidos anualmente.

O visto do tipo H-1B é reservado para profissionais com formação universitária feita através do formulário I-129. Já o vistos do tipo H-2B é reservado para trabalhadores temporários que ocupam cargos sazonais ou que tenham escassez de mão de obra nos Estados Unidos. Existe também o visto H-3 para estagiários e H-4 para filhos e cônjuges.

Alistamento no exército americano

Para conseguir o Green Card nos Estados Unidos através do alistamento militar, é preciso se encaixar em alguns requisitos:

  • Ter entre 17 e 34 anos;
  • O imigrante deve estar morando legalmente nos Estados Unidos por no mínimo 2 anos e não ter deixado o país nos últimos 90 dias;
  • Ter concluído o ensino médio;
  • É preciso falar mais de um idioma ou ser um profissional da saúde;
  • Ter êxito no teste de qualificação AQFT.
Conseguir o green card para morar nos Estados Unidos
 

Investindo em uma empresa nos EUA

Outra forma de conseguir o Green Card nos Estados Unidos é através do visto do tipo EB-5. Este visto é reservado para investidores que façam um alto investimento (no mínimo entre US$500.000 e US$1 milhão de dólares) em uma empresa americana. Outro requerimento é que esse investimento crie pelo menos 10 vagas de emprego em período integral por no mínimo 2 anos. Após 5 anos da emissão do Green Card, é possível fazer o pedido para a cidadania americana.

Loteria do Green Card

É realizado anualmente o sorteio de um número de Green Cards para pessoas nascidas em países com uma baixa taxa de imigração para os Estados Unidos. Infelizmente as pessoas nascidas no Brasil não são elegíveis à loteria do Green Card pois o número de imigrantes brasileiros é superior à quantidade determinada pelo governo nos últimos cinco anos.

Qual é a diferença entre o Green Card e a cidadania americana

O Green Card é um visto de residência permanente que dá a autorização ao seu portador de morar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos. Sendo assim, para que o visto seja válido, é necessário cumprir regras. Caso haja descumprimento nas regras, o visto pode ser revogado e o portador perder o direito de morar nos EUA. Além disso, o Green Card precisa ser renovado a cada 10 anos.

Já a cidadania é um processo que vincula o seu portador ao país e é definitivo (exceto situações particulares). É um processo bem mais lento e rigoroso e dá direitos mais amplos do que o Green Card, como o direito ao voto e a candidatura a cargos públicos.

O que NÃO fazer com o Green Card em mãos

Ter um Green Card em mãos não é a garantia de poder residir de maneira permanente nos Estados Unidos em qualquer circunstância. Caso você cometa um crime e seja condenado, como por exemplo, por dirigir sob influência de álcool ou drogas (DUI), isso pode levar a revogação do seu visto.

Outra exigência para manter o seu visto é morar de maneira contínua em solo americano. Caso precise passar longos períodos fora dos EUA, é necessário provar que a sua ausência teve uma finalidade específica.

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂