Home Morar no ExteriorVida na EuropaCotidiano na Europa Como abrir uma conta bancária na França

Como abrir uma conta bancária na França

by Suellen Kyl
Atualizado em 23 junho 2022 por Suellen Kyl

Abrir uma conta bancária na França é um desafio para quem acaba de chegar. Porém, ter uma conta bancária é extremamente necessário para que você possa ter alguns serviços básicos, como uma linha telefônica e acesso à internet na sua casa. Sendo assim, mesmo que você não comece a trabalhar logo que chegar, vai ser necessário escolher um banco e fazer o processo de abertura de conta.

Para ajudá-lo nesse processo, vamos falar tudo que você precisa saber sobre os bancos na França e ensiná-lo como abrir uma conta bancária na França passo a passo. Vamos lá.

Venha saber tudo o que você precisa saber sobre abrir conta bancária na França. Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Abrir uma conta bancária na França é essencial

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Como funcionam os bancos na França

Na França, cada agência bancária tem o seu horário de funcionamento. No geral, os bancos abrem de terça à sábado e estão fechados às segundas e domingos. Aos sábados, certas agências abrem somente no período da manhã. Por isso, antes de ir até uma agência bancária na França, é recomendado que você dê uma olhada no seu horário de funcionamento.

Assim como no Brasil, as agências bancárias efetuam serviços de depósito, saque, abertura e fechamento de contas, financiamentos, empréstimos, entre outros. Porém, é bem comum as pessoas usarem os caixas eletrônicos para fazer a maior parte dos seus serviços. Apenas os serviços mais complexos e que incluem uma alta quantia são realizados nos caixas com um agente bancário. É claro que se você não se sentir seguro e precisar de ajuda, pode solicitar ajuda aos caixas em qualquer momento.

Abrir uma conta bancária na França: passo a passo

O primeiro passo é escolher uma agência bancária. Para abrir uma conta bancária na França, você deve escolher entre várias opções de bancos. Cada um deles vai ter as suas vantagens e principalmente, um tipo de conta que vai ser mais interessante para você. As contas bancárias têm taxas que vão variar de acordo com o tipo de conta que você irá abrir. Jovens e estudantes tem opções de conta bancária estudante que tem taxas reduzidas e são mais interessantes.

Depois de escolher o banco e o tipo de conta que você deseja abrir, você deve juntar todos os documentos necessários para fazer a abertura de conta. Antes de ir até a agência para abrir a sua conta bancária na França, confira se é necessário marcar um horário. O processo de abertura de conta pode ser um pouco demorado, então é preciso marcar horário com um conselheiro na maior parte dos casos para que você tenha mais tranquilidade e privacidade.

Os documentos exigidos podem variar de um banco a outro, mas na maior parte dos casos, os documentos necessários são:

  • Passaporte, visto ou titre de séjour
  • Comprovante de residência de menos de 3 meses

Para abrir uma conta poupança no mesmo banco, o procedimento é bem mais simples e você pode acessar ambas as contas através de um aplicativo único.

Qual o melhor banco para abrir uma conta bancária na França

Os serviços prestados pelos bancos na França são bem similares, assim como o atendimento. Tanto os bancos que possuem agências físicas como os bancos online vão oferecer os mesmo tipos de serviços. Em muitos casos, o critério usado para escolher um banco, é a proximidade. Abrir a sua conta bancária na França em um banco próximo à sua casa, vai ser certamente mais fácil e confortável.

Se esse não for um critério determinante para você e se você possui um nível bom de francês, os bancos online podem ser uma boa opção. Nesses bancos, a abertura de conta é feita através do correio. Caso você precise de alguma ajuda, é necessário telefonar e por isso, ter um bom nível de francês é recomendado. Em alguns desses bancos não é possível abrir uma conta caso você não tenha conta em um banco físico ou se você não for residente fiscal na França.

Bancos franceses com agência física

Bancos franceses online

Porque é importante ter uma conta bancária na França

Grande parte dos serviços na França funciona com débito automático. Claro que você também pode pagar da maneira tradicional, mas pagamento recorrentes como o aluguel por exemplo, podem ser pagos com débito automático.

Outra utilidade de ter uma conta bancária na França, é para pagar e receber dinheiro dos impostos ou da sécurité sociale. Por exemplo, quando você fizer a sua adesão à securité sociale, você terá que fornecer um RIB. Um RIB é a sigla para relevé d’identité bancaire e consiste em um documento que contém as suas informações bancárias para que um depósito seja efetuado.

Além disso, quando você começar a trabalhar você deverá fornecer um RIB para o seu empregador. Diferentemente do Brasil, na França não é necessário ter uma conta em um banco específico para receber o seu salário.

Aproveitar uma promoção para abrir uma conta no banco

Existe bastante concorrência entre os bancos e você sempre verá promoções bem atrativas para abrir a sua conta. Essas promoções vão desde taxa zero no primeiro ano a bônus de 50 a 100 euros para quem abrir uma conta.

Pode ser interessante aproveitar uma promoção, mas fique atento. Pois pode ser que as taxas que virão depois que a promoção acabar não sejam nem um pouco interessantes. Dessa forma, você pode acabar perdendo mais dinheiro do que tendo vantagem.

Se você tiver algum amigo que possui conta em banco, pode ser interessante ver com ele se o banco que ele possui conta tem algum bônus para quem traz um amigo. Às vezes você dois podem ganhar um bônus e você terá alguém para ajudá-lo caso tenha alguma dúvida.

Enviar e receber dinheiro do Brasil

Pode parecer tentador a ideia de usar a sua conta bancária francesa para enviar ou receber dinheiro do Brasil. Pois saiba que essa não é uma das melhores opções.

Ainda que seja possível fazer o envio de dinheiro para o Brasil diretamente da sua conta francesa (dependendo do banco), existem opções mais rápidas e com menos taxas. Uma das mais conhecidas é a Wise. Com a Wise, você pode aproveitar uma das menores taxas do mercado e uma das melhores conversões de câmbio. E o melhor: você pode tanto enviar dinheiro para o Brasil como enviar dinheiro do Brasil para a França.

Outra vantagem da Wise é a sua conta multimoedas. Você pode abrir uma conta e ter um cartão que funciona em toda a Europa e no Brasil, tanto para pagamentos quanto para saques. É rápido e seguro.

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂