securité sociale na França
Home Morar no ExteriorVida na EuropaDocumentação na Europa Como fazer a securité sociale na França

Como fazer a securité sociale na França

by Drieli
Atualizado em 3 julho 2022 por Suellen Kyl

A securité sociale na França é uma política social que “garante a todos, especialmente as crianças, mães e trabalhadores idosos, a proteção da saúde, segurança material, descanso e lazer”. Sua função é amparar e assistir o cidadão e sua família em quatro pilares: Doença, acidente, família e velhice.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Como fazer a securité sociale na França

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

 

Securité Sociale na França : a carte vitale

O número da segurança social também é usado pelos empregadores quando declaram seus funcionários. Estes pagam as contribuições do empregador e do empregado para proporcionar o acesso a benefícios como o seguro doença, acidente, aposentadoria, etc.

Para um estudante, au pair ou trabalhador estrangeiro se registrar e pedir seu número da securité sociale é preciso ir a uma agência Assurance Maladie (CPAM) do local de residência.

Dessa forma você poderá obter o formulário de inscrição e a lista de documentos necessários (pois esta pode diferir dependendo do departamento geográfico).

Agências da Assurance Maladie (CPAM) em Paris

Confira a Lista de Agências da Assurance Maladie (CPAM) em Paris.

Documentos necessários para pedir sua carte vitale e depositar o dossiê de inscrição

A lista de documentos necessários consiste basicamente nos seguintes documentos originais e suas cópias:

  • Passaporte (Primeira página, visto e nº OFII);
  • Contrato de trabalho (exemplo: Accord de Placement para Au pair);
  • Primeira folha de pagamento (Em caso de trabalhador estrangeiro);
  • Três últimas folhas de pagamento (Em caso de trabalhador estrangeiro);
  • Certidão de nascimento original;
  • Certidão de nascimento traduzida por um tradutor juramentado na França;
  • Relevé d’identité bancaire (RIB) original (Número da conta bancária).

Processo para obtenção da sécurité sociale na França

O processo para obtenção do número da Sécurité Sociale pode demorar de 1 a 3 meses dependendo do local de registro. Caso você precise de um médico e ainda não está cadastrado, há um serviço chamado L’aide médicale de l’État (AME) que visa principalmente proporcionar o acesso a cuidados de saúde para imigrantes ilegais no âmbito das regras francesas sobre a estadia na França.

Para isso, é preciso se registrar nas agências de Assurance Maladie e atender a certas condições como: ser estrangeiro, residir na França em situação irregular a mais de 3 meses e comprovar recursos financeiros insuficientes. Mas se você não atende a um ou mais dos critérios acima o AME também pode ser concedido em casos excepcionais por razões humanitárias.

Para mais informações sobre o AME, acesse o site da Securité Sociale L’Assurance Maladie.

A carte vitale, um documento essencial

Quando o número de sécurité sociale é atribuído, um cartão verde no qual consta o número, data de nascimento, nome completo e foto é emitido. Este cartão possui um chip contendo informações essenciais sobre o seu dossiê, assim como sobre os dependentes. Crianças não possuem uma carte vitale, elas são inscritas no cartão dos pais.

Para usar a sécurité sociale, é essencial apresentar a carte vitale quando for ao médico e ao comprar medicamentos. Ao ir ao médico, o valor correspondente ao reembolso da assurance maladie será automaticamente depositado em sua conta bancária. No caso dos medicamentos, dependendo do tipo de medicamento ele pode ser inteiramente ou parcialmente coberto pela assurance maladie.

Caso não apresente uma carte vitale ao comprar medicamentos, você deverá pagar o valor integral do preço dos remédios. Uma folha chamada feuille de soins é emitida para que você possa enviar à assurance maladie assim que tiver o seu número de sécurité sociale para receber o seu reembolso.

carte vitale o número de segurança social na França

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

30 comentários

Rossana 3 de outubro de 2020 - 21:33

Se a pessoa está só estudando, sem trabalhar, pode conseguir a seguridade social?

Reply
Suellen Kyl 11 de outubro de 2020 - 0:24

Olá Rossana,
Sim, estudantes tem direito à sécurité sociale para estudantes. Para estudantes universitários, está incluso no preço da inscrição.
Um abraço

Reply
Tiago Simão 15 de fevereiro de 2021 - 19:21

Olá! Voçê é capaz de ajudar alguém (eu) que não consegue ter direito à sécurité sociale por nada?

Reply
Suellen Kyl 18 de fevereiro de 2021 - 16:09

Olá Tiago,
Se o seu pedido está sendo rejeitado, deve estar faltando algum documento ou a tradução dele. Você conferiu com o organismo responsável de onde você mora? O que eles dizem?
Um abraço

Reply
Luise Baptistella 12 de março de 2021 - 17:22

Oi, tudo bem?
E para quem está indo como Au Pair? Tenho diabetes tipo 1 e vi que uma menina usava a carta AME para receber os medicamentos. Como é o procedimento?
Obrigada!

Reply
Suellen Kyl 26 de março de 2021 - 18:02

Olá Luise, tudo ótimo obrigada e você?
Au pair tem direito à sécurité sociale se a família cadastrar direitinho como deve fazer. Você deve consultar um clínico geral que pode encaminhar para um especialista se necessário. A AME é para estrangeiros em situação irregular.
Um abraço

Reply
Susana silva 16 de maio de 2021 - 15:48

Trabalho em França à 4meses e não tenho número de segurança social

Reply
Suellen Kyl 19 de maio de 2021 - 10:36

Olá Susana,
Você precisa ir até um centro da Assurance Maladie com todos os documentos necessários para fazer o seu pedido de adesão. A resposta pode demorar um pouco.
Um abraço

Reply
Zélia Leite 24 de maio de 2021 - 16:47

Olá, vivo em França com o meu filho, ele trabalha no Luxemburgo, e tem assistência médica no Luxemburgo, o que tenho que fazer para ter assistência médica,eu não trabalho, obrigada.

Reply
Suellen Kyl 26 de maio de 2021 - 9:31

Olá Zélia,
Se ele trabalha no Luxemburgo, ele precisa ver com o país onde ele trabalha quais são as condições de acesso aos serviços de saúde e como ele pode incluí-la como dependente se possível. A sécurité sociale na França só serviria se ele trabalhasse na França.
Um abraço

Reply
Zélia Leite 12 de julho de 2021 - 18:14

Boa Tarde, eu vivo em França com o meu filho que trabalha no Luxemburgo, eu estou registada na comuna, o que tenho de fazer para me poder vacinar, obrigada

Reply
Suellen Kyl 18 de julho de 2021 - 23:09

Olá Zélia,
Você deve entrar em contato com um centro de vacinação para marcar um horário de acordo com as disponibilidades.
Um abraço

Reply
Caroline 12 de setembro de 2021 - 13:17

Ola, gostaria de saber se posso como esposa ser incluída na cartw vitale do meu marido. Eu e meu filho estamos sem assistência nenhuma e ele está precisando.Elw como estudante menor consegue?

Reply
Suellen Kyl 17 de setembro de 2021 - 9:09

Olá Caroline,
Não sei se entendi direito, o seu marido é estudante? Que idade tem o seu filho?
Um abraço

Reply
Cláudio 5 de outubro de 2021 - 16:48

Posso incluir minha esposa e filho menor na minha carta vital eles não tem e precisam passar no médico.

Reply
Suellen Kyl 5 de outubro de 2021 - 23:15

Olá Cláudio,
A criança menor de idade pode ser incluída na sua carte vitale, já a sua esposa deve fazer um pedido para ter o seu próprio cartão. Você pode ir ao médico mesmo sem ter a carte vitale, você recebe um papel que deve ser enviado à sécurité sociale quando você tiver a carta para ter o seu reembolso.
Um abraço

Reply
Janaina Coelho 8 de outubro de 2021 - 1:20

Boa noite! Sou cidadã portuguesa e minha filha de 10 anos também. Trabalho legalmente aqui na FR desde abril/21. Tenho número Cesu e CPAM. Mas até agora não tenho número do Securite Sociale. Como faço para dar andamento a isso? Estou precisando da Carte Vitale mas só se tiver o Securite Sociale. Não sei como proceder e meu empregador por não ser tb daqui não sabe como me orientar.

Reply
Suellen Kyl 11 de outubro de 2021 - 10:33

Olá Janaina,
É o seu empregador que deve enviar os documentos e fazer a inscrição normalmente. Senão, você pode ir até a caisse d’assurance maladie mais próxima de onde você mora levando os documentos que comprovam o seu emprego (ficha de pagamento, contrato, comprovante de residência, documento de identidade) e fazer o seu pedido.
Um abraço

Reply
Janaina Coelho 8 de outubro de 2021 - 1:23

Tenho mais uma pergunta: meu marido não é europeu. Está legal aqui por me acompanhar. Tem o sejour. Ele tem direito a carte vitale?

Reply
Suellen Kyl 13 de outubro de 2021 - 22:31

Olá Janaína,
Se ele tem um titre de séjour e mora na França regularmente, ele tem direito à carte vitale.
Um abraço

Reply
Paulo Dias 4 de novembro de 2021 - 1:50

Boa noite, quando um trabalhador estrangeiro começa a trabalhar em França é atribuído um numero de segurança social provisório? Eu trabalho desde marco deste ano estamos em Novembro ainda nem numero de segurança social provisório tenho

Reply
Suellen Kyl 4 de novembro de 2021 - 7:58

Boa noite,
Sim, antes que o número definitivo e a carte vitale seja emitida, quando o seu dossiê é processado você recebe pelo correio uma carta com o número provisório. Talvez seja melhor entrar em contato pois deve estar faltando algum documento no seu caso.
Um abraço

Reply
Manuel Mateus Zumbi Salvador 10 de dezembro de 2021 - 18:50

Estou em França á trabalhar há mais de um ano,e a empresa nunca me fornecem o número provisório da segurança social,preciso saber se tenho o número provisório.

Reply
Suellen Kyl 14 de dezembro de 2021 - 15:03

Olá Manuel,
Você pode ir até o centro de Assurance Maladie mais próximo com seus documentos e ver o que você precisa enviar para completar o processo ou se o número provisório já está disponível.
Um abraço

Reply
Laira 2 de abril de 2022 - 11:56

Olá suellen. Suellen meu marido tem um filho de maior que sofre de uma doença chamada reto-colite, eu gostaria de saber se o filho dele consegue o número de segurança social o mais rápido possível, o tratamento é muito caro, as vacinas que ele tem que tomar é muito caro… O rapaz so tem 23 anos.k9

Reply
Suellen Kyl 2 de abril de 2022 - 15:31

Olá Laira,
O número geralmente demora uns 3 meses para sair, mas você pode fazer o tratamento enquanto não tiver o número e assim que sair, você envia todas os pedidos de reembolso. Tem que ter certeza de ter todos os documentos certinho para sair o mais rápido possível.
Um abraço

Reply
Yara 4 de abril de 2022 - 13:35

Olá boa tarde , sou portuguêsa e gostaria de saber qual formulário preencher para obter a carta vital ,

Reply
Suellen Kyl 9 de abril de 2022 - 10:32

Olá Yara,
Tudo depende da sua situação. Eu aconselho que você entre diretamente em contato com a caisse d’assurance maladie da região que você mora para que eles possam informá-la direitnho.
Um abraço

Reply
Márcia 2 de maio de 2022 - 11:00

Sou brasileira casada com. Português tenho cartão residência de Portugal meu marido trabalha e está em França posso trabalhar e França é ter carta vital

Reply
Suellen Kyl 4 de maio de 2022 - 8:47

Olá,
Se o seu marido está trabalhando na França é possível sim ter uma carte vitale. Ele deve ir até um centro mais próximo com todos os documentos e fazer o pedido.
Um abraço

Reply

Deixe um Comentário 🙂