Como funciona a securité sociale na França

by Suellen Kyl

A sécurité sociale na França engloba diversos aspectos da sua vida que podem envolver uma quantia significativa de dinheiro. Podemos citar entre elas, a saúde (doenças, gravidez, invalidez, morte), acidentes e doenças do trabalho, aposentadoria e habitação.

sécurité sociale na França

Esse sistema data da época de Napoleão III, que já pensava em instalar um sistema de apoio aos trabalhadores em relação a essas despesas.

Como funciona a sécurité sociale na França?

A sécurité sociale na França é financiada pelos trabalhadores, que tem as suas cotisações descontadas da sua folha de pagamento e também pelas empresas e sindicatos.

Todo trabalhador na França é obrigado a se afiliar à sécurité sociale, seja no régime général des salariés, regime des non-salariés ou régime spécial. Ao se afiliar, você receberá a sua carte vitale, que deverá ser apresentada sempre que você precisar ir ao médico, fazer exames ou comprar medicamentos com receita.

sécurité sociale na França
Feuille de soins e carte vitale

Quem tem direito à sécurité sociale?

Todo trabalhador, seja ele Francês ou estrangeiro, deve ser afiliar à sécurité sociale. Para os estrangeiros, é necessário estar vivendo legalmente na França para se afiliar à sécurité sociale. Para os imigrantes em situação ilegal ou precária, um serviço chamado Aide médicale de l’état(AME) é disponibilizado.

Para pedir a AME, você precisa estar residindo em território Francês há mais de 3 meses e provar que não dispõe de recursos financeiros suficientes. É preciso realizar um cadastro e ser aceito para se beneficiar, salvo em casos de emergência. Clique aqui para mais informações.

Preciso marcar uma consulta, o que devo fazer?

Caso você não conheça nenhum médico ou não tenha ninguém que possa lhe indicar, você pode ir até a farmácia mais próxima que pode fornecer uma lista de médicos que atendem na região, ou consultar no própria site da Assurance Maladie o profissional mais próximo.

Várias plataformas de marcação de consulta online existem atualmente, entre elas o Doctolib. Nessas plataformas você pode pesquisar por médicos que se situem na cidade onde você mora. Nele existe uma ficha descrevendo o profissional e você pode marcar uma consulta no consultório médico ou através da internet.

Qual é o preço da consulta?

Se você consultar um médecin généraliste (médico geral), o preço de base é de 23 euros, que você deve pagar ao próprio médico no final da consulta.

Outros médicos especialistas vão ter tarifas variáveis que são estabelecidas pelo próprio médico. É importante perguntar o preço da consulta antes de marcar para evitar surpresas desagradáveis no bolso.

Como faço para ser reembolsado?

O reembolso da sécurité sociale é de 70%. Mas atenção: para receber os 70% de reembolso, é preciso que o médico esteja declarado perante a sécurité sociale como seu médécin traitant, caso contrário, você reberá apenas um pequeno reembolso.

Peça ao médico para que ele assine o formulário logo na sua primeira visita. Cada médico tem uma cota limite de pacientes e pode ser que ele se recuse a assinar.

Se você tiver a sua carte vitale em mãos, o reembolso é feito automaticamente na sua conta bancária.

E se a minha carte vitale ainda não estiver pronta?

No final da consulta, o médico deverá fornecer uma folha marrom chamada feuille de soins. É preciso que você preencha todos os dados nessa folha e envie à sécurité sociale para receber seu reembolso. O reembolso é efetuado através de um depósito em conta bancária.

sécurité sociale na França

Para maiores informações, consulte o site da Assurance Maladie(ameli).


Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂