Prepare-se para o TCF, o teste de nível de francês

by Patricia Alves

O TCF é um teste de nível linguístico do francês geral, destinado a pessoas de todos os públicos não francófonos que tem interesse em estudar na França ou tem razões profissionais e pessoais. Este teste é realizado pela educação internacional da França.

Esse teste vai definir o nível de francês do candidato, tendo resultados do A1 ao C2, na escala de competências definida pelo Common European Framework of Reference for Languages. Portanto, não há caso de reprovação no TCF, diferente do que acontece com o DELF e DALF. O TCF é válido por dois anos.

TCF

Organize-se e aprenda melhor um idioma usando um planner de idiomas que vai facilitar muito a sua vida.


Tipos de TCF

Dependendo do motivo pelo qual você deseja obter uma certificação, um tipo diferente de teste deve ser privilegiado.

TCF Tout Public

Destinado a qualquer tipo de público que deseje avaliar os seus conhecimentos em francês por razões pessoais, profissionais ou estudos. Para ingressar na universidade L2, L3, master 1 e master 2.

TCF DAP (TCF para Pedido de Admissão Prévia)

É um teste destinado à quem quer entrar no primeiro ano da universidade (L1) ou em uma escola de arquitetura, caso não tenha passado no teste DELF ou DALF. O teste TCF Tout Public também é aceito para realizar o pedido de admissão prévia, desde que as provas de compreensão oral, gramática, compreensão escrita e expressão escrita sejam também realizados. O teste deve ser realizado em um centro certificado.

TCF pour l’accès à la nationalité française (ANF)

Teste destinado para quem vai pedir a nacionalidade francesa por casamento ou para quem vai pedir naturalização. O candidato deve ter no mínimo o nível B1. Os resultados ficam disponíveis entre 10 e 15 dias após a realização do teste.

O teste inclui quatro provas obrigatórias:

  • Compreensão oral (29 questões), com duração de 25 minutos;
  • Compreensão escrita (29 questões) com duração de 45 minutos;
  • Expressão oral, com duração de 10 minutos;
  • Expressão escrita com duração de 30 minutos.

Quer aprender francês online de forma fácil e interativa? Conheça os cursos da Babbel, um dos cursos mais confiáveis do mercado com mais de 10 milhões de usuários.


TCF pour la carte de résident en France

Este teste é destinado para pessoas que solicitam o visto de residente permanente (10 anos). O nível A2 é exigido para solicitar este tipo de visto, exceto para pessoas maiores de 65 anos. Os resultados ficam disponíveis entre 10 e 15 dias após a realização do teste.

O teste inclui quatro provas obrigatórias

  • Compreensão oral (20 questões), com duração de 15 minutos;
  • Compreensão escrita (20 questões) com duração de 20 minutos;
  • Expressão oral, com duração de 10 minutos;
  • Expressão escrita com duração de 30 minutos.

TCF pour le Québec

Destinado a todo público, independente de sua nacionalidade e de sua língua de origem, que deseja ir morar permanentemente em Québec. Será dispensado do teste quem já fez o TCF, DEFL e DALF no período de no máximo 2 anos e conseguiu obter a nota B2, considerada como mínima de aprovação para o Québec.

O teste tem 29 questões de múltipla escolha para a compreensão oral e 29 para as questões escritas. O candidato deverá responder à 3 questões para ter seu nível avaliado e cada uma tem um grau de dificuldade. Também deve responder 3 questões escritas, que também terão nível de dificuldade.

TCF Canada

Teste destinado para quem deseja obter a nacionalidade canadense ou vistos de moradia permanente no Canadá. Ele é destinado a todas as pessoas de qualquer origem (até mesmo franceses).


Precisando de material de apoio para auxiliar no aprendizado do francês? 


Como é o test TCF?

O TCF é composto de três provas obrigatórias e duas provas complementares. As provas obrigatórias são de múltipla escolha e tem a duração total de 1h25. Já e as provas complementares, o tempo é de 1h12. Se o teste for feito pelo computador, as questões das provas obrigatórias mudam de 76 para 91 questões.

Provas obrigatórias

As provas obrigatórias avaliam a capacidade do candidato à entender o francês falado no dia-a-dia, como conversas em locais com um pouco de barulho, programas de televisão e rádio e diálogos sobre coisas do cotidiano. Também é avaliado a capacidade do candidato de identificar elementos gramaticais adequados ao contexto e a compreensão escrita de textos literários, de textos encontrados no cotidiano, anúncios e documentos formais. As provas são compostas de:

  • 29 questões de múltipla escolha para compreensão oral com duração de 25 minutos;
  • 18 questões de múltipla escolha para gramática, com duração de 15 minutos;
  • 29 questões de múltipla escolha para compreensão escrita, com duração de 45 minutos.

Provas complementares

As provas complementares avaliam com mais precisão a capacidade do candidato de se expressar oralmente e a escrita.

Expressão oral

A prova oral é feita face-a-face com um examinador que dará 3 tarefas ao candidato realizar. Essas tarefas consistem em uma apresentação/conversa sem nenhum tipo de preparação, uma tarefa que o candidato terá um tempo para se preparar e uma última tarefa em que ele deve expor o seu ponto de vista sobre um determinado assunto escolhido pelo examinador.

A entrevista é gravada e submetida a outro avaliador que também dará a sua nota. Somente depois que as duas avaliações são feitas é que o resultado é informado. A duração total da prova é de 12 minutos.

Expressão escrita

O candidato deverá redigir 3 tipos de textos com temas que serão dados pelo examinador com um nível crescente de dificuldade. O tempo total para a realização da prova é de 1h.

O primeiro texto é um texto simples com uma mensagem para descrever ou contar sobre um determinado sujeito à alguém. Deve conter entre 60 e 120 palavras no máximo.

O segundo texto é uma redação de um artigo ou de uma carta. Deve conter entre 120 e 150 palavras.

O terceiro texto é um texto argumentativo em que o candidato dá o seu ponto de vista sobre um sujeito em dois textos curtos de 90 palavras cada.

Como se preparar e onde fazer o teste TCF

Existe bastante material gratuito na internet para se preparar para o TCF, mas um dos mais recomendados é o preparatório para o TCF da TV5Monde. É possível até mesmo simular testes em condições reais de prova.

Para procurar um centro que realiza o teste TCF onde você mora, acesse os endereços abaixo dependendo do teste que deseja realizar. Não se esqueça de levar caneta preta e um documento de identidade com foto no dia do exame.

TCF DAP

TCF Tout Public

TCF pour l’accès à la nacionalité française

TCF Québec

TCF pour la carte de résident en France

TCF Canada


Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂