Ter uma boa pronúncia em francês é essencial para uma boa comunicação. Sendo assim, durante o aprendizado da língua francesa não devemos focar exclusivamente no bom uso da gramática. É primordial ter uma pronúncia correta para evitar confusões e até desentendimentos por conta de simples erros de pronúncia em francês.
Escolha um momento tranquilo do dia em que você possa se concentrar sem barulhos. Pegue um espelho e comece treinando os encontros vocálicos a seguir um a um para perceber a diferença de cada som. Vamos lá?
Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?
Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.
Está aprendendo francês? Então não deixe de conferir nossa sessão exclusiva dedicada ao aprendizado do francês.
A pronúncia em francês dos principais encontros vocálicos
Ex.1: Ai se pronuncia “e”. Como Plaisir (prazer), se pronuncia plesir.
Ex.2: Au se pronuncia “o”. Como Au revoir, se pronuncia orrevoar. Outro exemplo é a palavra Aujourd’hui (hoje), se pronuncia (ojurduí)
Ex.3: Eau se proncuncia “ô“. Como Beau, se pronuncia Bô. Il est beau ( ele é bonito).
Ex. 4: Ou se pronuncia “u“. Como Bonjour , se pronuncia Bonjur.
Ex.5: O O+i juntos se pronuncia oa. Como a palavra pourquoi que se pronuncia purquoa. Moi (eu) se pronuncia moá.
Ex.6: Aux e eaux se pronuncia como “o”. Como a cidade Bordeaux que se pronuncia Bordô (esse o é fechado, como em ovo). Aux também é plural de várias palavras masculinas, como chevaux (cavalos, plural de cheval).
Fique atento! Não se pronuncia as letras: D, P, S, T no final das palavras, como por exemplo:
Renaud (Renô); Beaucoup (bocú); Laurent (Loran); Petit (peti); Enfant (anfan); Concours (concur); français (francé).
Champs Élysées (nesse caso não se pronuncia nem o ‘p’ e nem o ‘s’ da palavra Champs, então a pronúncia fica: Cham. Porém existe uma ligação entre o ‘s’ da palavra champs e a vogal da palavra Élysées, então fica: “ChamZelysé”. Como na música Les Champs Élysées de Joe Dassin, um dos grandes clássicos da música francesa:
Regras de pronúncia em francês
Exceções: Falamos que não pronunciamos o s no final das palavras, porém como toda regra, existem exceções. Por exemplo o mês de março em francês, que se escreve Mars e nesse caso pronunciamos o s.
Outra regra de pronúncia são para palavras em que o T é pronunciado como se fosse C:
International, partiel, résidentiel, confidentiel, existentiel, information, formation, programation…
Precisando de material de apoio para auxiliar no aprendizado do francês?
Principais erros de pronúncia em francês cometidos pelos brasileiros
Os erros de pronúncia em francês não devem ser um empecilho à aprendizagem. Você deve ter ouvido todo mundo falar o quanto era “chique” falar francês. E de fato, o francês é considerado uma das línguas mais bonitas e gostosas de se ouvir, tanto pela pronúncia, quanto pela “melodia”. E o mais difícil para nós, brasileiros ao aprender esse belo idioma é a pronúncia.
Vários sons são bem distantes dos sons do português, e por mais que essas diferenças pareçam quase insignficantes para nós, um nativo da língua consegue reconhecê-las muito bem. É como ouvir um estrangeiro falar português – sempre conseguimos identificar que não é um nativo pelas pequenas diferenças na pronúncia.
O som do “u” e do “ou”
Quer notar a diferença logo de cara? Peça para um francês dizer “a, e, i, o, u” Você vai notar a clara diferença que existe nos sons do “e” e “u” principalmente. Sendo assim, o “u” como no português é encontrado no encontro entre “ou”. A letra “u” sozinha tem o som do famoso “biquinho” francês, é um som que vem do fundo da garganta e termina na ponta dos lábios.
Exemplos de “u”:
Truc, Tu, Bu, Lu, Sucre, Putain, Puteaux, Dessus.
Exemplos de “ou”:
Séjour, Alentour, Où, Cou, Choux, Dessous
O som do “e”, “é”, “è”
Esse é um dos sons mais difíceis de perceber a diferença e aplicá-la no dia-a-dia. Mais complicado ainda é explicar a diferença. O “e” assim como o “u” é aquele som carregado que vem lá do fundo.
Exemplos de “e”
Le, Cheveux, Boulangerie, Cheval, Chenille
Exemplos de “é”
Épicé, Epée, Mangé, Bébé, Épinard
Exemplos de “è”
Élève, Mère, Frère, Père, Lièvre, Lèvre
O som do “au”
Em português, o cachorro faz “au au” e cada letra é pronunciada separadamente. Em francês, o encontro “au” dá forma a uma nova pronúncia: “o” como “ovo” em português.
Exemplos:
Auchan, Auto, Fauteuil, Autour, Jusqu’au, Haut.
O som do “en” e “in”
Esse foi um dos meus principais problemas e o principal motivo pelo qual eu não conseguia ser compreendida e não entendia porquê ninguém me entendia(c’est compliqué!). Em francês o “en” tem o som de “ahn” como aquele que a gente faz quando não entendeu alguma coisa em português, um pouco mais fechado(lembre-se da pronúncia do “e” mostrada acima). O “in” segue o mesmo estilo, so que o som é mais aberto e mais parecido com o “ahn” em português.
Exemplos de “en”:
Entendre, Enfant, Vent, Parent, Dent.
Exemplos de “in”
Vin, Chemin, Jardin, Linge, Moulin, Matin.
Não perca essas dicas de francês
Prepare a sua viagem
- Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
- Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
- Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
- Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
- Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
- Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars.
- Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
- Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
- Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.
16 comentários
Muito interessante! Boa dica pra iniciantes, como eu! Merci!
Obrigada Ana Paula!! Ficamos super felizes de ver que esse artigo tem ajudado. Abraço 😉
Obrigada! Gostei muito!
muito obrigada, as ingirmacoes e a maneiro clara como se explica nao tem como nao aprender, super, bravo
Merci beaucoup ! I loved this article! Sou mexicana e amo idiomas.
Merci! Parabéns Connie, você fala e entende muito bem a língua portuguesa. Abraço 🙂
Gostei e tem muita e boa informaçao este terei prazer de voltar frequentemente. merci beaucoup
Obrigada Denito, volte sempre! 🙂
muito obrigado
Como se pronuncia Le Gendre em francês
Oi Maria, “le gendre” em francês se pronuncia “lê jandre”. O mais complicado é o som do “r” ! 😀 Senão, uma maneira menos formal (e mais família) de dizer genro é “beau-fils”, que se pronuncia “bô-fis”. Tenha um ótimo dia!
Oi boa noite. Entrei no seu site através do Google pois quero aprender a canta a música On était beau. Aproveitando para perguntar se você acha que é possível aprender francês sozinha em casa e assistindo vídeos? Obrigada e muito sucesso para você.
Olá Juliana,
Sim, tudo é possível! Vai depender muito da sua força de vontade em aprender e realmente se dedicar aos estudos. Pode ser mais díficil do que aprender em um curso, mas é totalmente possível. E se precisar de ajuda, estamos à disposição para responder às suas dúvidas.
Um abraço
Merci! Muito top este artigo.
Okay, tô besta aqui…
Acabei de ver que amigo em Francês é ‘ami’, e que o plural é ‘amis’, eu acho… Tem copains aparecendo aqui também…
Mas por causa dessa regrinha, não se pronuncia o S, então… Não estou conseguindo lidar com o fato de que, apesar de mudar o numeral graficamente, o S é meio inútil se você não o pronuncia, fica a mesma coisa. Pra quê então? 😅
Não precisa responder, só não estou conseguindo lidar… XoD
Olá Victório,
A língua francesa é meio complicada mesmo, não é? É preciso muito treino 🙂
Um abraço