10 Canções infantis em francês

Canções infantis divertidas e educativas em outras línguas podem incentivar as crianças a falarem outro idioma e ajudam no aprendizado. As canções fazem parte do dia-a-dia das crianças francesas nas escolas. Em geral, as músicas infantis são canções que vem sendo cantadas por séculos e séculos e continuam a embalar gerações. Algumas delas possuem letras um tanto controversas, mas ainda sim continuam enraizadas na cultura francesa.

As canções infantis em francês

Em francês as canções infantis podem ser classificadas em chansons, comptines ou berceuses.

As comptines são as canções que contam uma história e são bem repetitivas, aquelas que ficam grudadas na nossa cabeça. Por exemplo, a dona aranha é uma comptine.

Já as berceuses são as tradicionais canções de ninar. Elas têm um ritmo doce e lento para acalmar e ajudar as crianças a dormir. As chansons são qualquer tipo de música de criança com ritmo e letra próprios aos pequenos.

Agora que você já conhece um pouco sobre as canções infantis em francês, que tal estimular sua criança a ouvir o francês e fazê-la se habituar com essa língua maravilhosa?

canções infantis

Confira algumas dessas clássicas canções infantis em francês.

1. Ah! Les crocodiles

Esta comptine conta a história da vida de um crocodilo no Egito. Ele vai à guerra contra os elefantes às margens do rio Nilo.

2. Pirouette, cacahuète

Esta é uma canção popular conhecida por todas na França. Ela conta a história de um homenzinho que vivia em uma casa de papelão.

3. Au clair de la lune

Clássico gravado em 1860 por Édouard-Leon Scott de Martinville que fez a primeira gravação reconhecível da voz humana. Os personagens tem origem na peça Pierrot et Arlequin.

4. La mère Michel

Esta canção também é bem antiga datando dos anos 1820. Ela conta o diálogo entre o pai Lustucru e a mãe Michel que perdeu o seu gato.

5. Tourne, tourne, petit moulin

Esta é uma comptine que as crianças cantam enquanto coordenam as mãos.

6. Mon petit lapin s'est sauvé dans le jardin

Esta é uma comptine bem bonitinha que conta a história de um coelhinho que se esconde.

7. L'alphabet en français

Ela faz sua aparição em todas as línguas. Eis aqui a canção do alfabeto em francês.

8. Une souris verte

Esta é uma canção que data do século XVII. A letra é um tanto "estranha" para uma canção infantil pois conta a história de um rato verde que corria na grama e que é pega pela cauda e em seguida colocada no óleo e na água para virar um caracol (escargot).

9. Il était un petit navire

Esta também é uma canção com uma letra um pouco bizarra mas com final feliz. Ela foi originada em um canção cantada por marinheiros. A canção relata a história de um navio que parte em uma viagem longa e na qual a comida acaba. Os marinheiros tiram no palitinho quem vai virar comida. Os marinheiros começam a pensar em como irão cozinhar o marinheiro escolhido, que tipo de molho vão usar. O pobre marinheiro faz uma prece à Virgem Maria pedindo perdão pelos seus pecados e um milagre acontece: os peixes começam a saltar do mar para o navio, salvando a vida do marinheiro.

10. Alouette, gentille alouette

Finalizando nossa seleção de canções infantis em francês, um outro clássico com uma letra não muito bonitinha. Ela conta a história de um pássaro que pouco a pouco tem suas penas arrancadas. Um tanto macabro, não?

Atualizado em 19/10/2020

Leave a reply