Curiosidades sobre a Torre Eiffel que você nem imaginava

by Suellen Kyl

Desde uma criação temporária para a exposição universal até um teatro, confira curiosidades sobre a Torre Eiffel que você nunca imaginou que pudessem ter existido.


Ao viajar para o exterior, não se esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Faça a sua cotação com a Seguros Promo e obtenha nosso desconto exclusivo


 

curiosidades sobre a Torre Eiffel

Curiosidades sobre a Torre Eiffel: para que serviu a Dama de Ferro antes de se tornar o ícone de Paris

A Torre Eiffel deveria ter sido desmontada ao final do prazo de 20 anos acordado a Gustave Eiffel e o terreno ocupado por ela, devolvido à cidade de Paris. A dama de ferro teve um grande sucesso durante a exposição universal, mas passada a exposição ela já não teve tanto sucesso. Foi assim que Gustave Eiffel passou a procurar uma utilidade para a Torre Eiffel de forma que ela não fosse desmontada.

Sua primeira utilidade: Estação de rádio da Torre Eiffel

Quando a telegrafia sem fio começou a se expandir, a Torre encontrou a sua salvação ao tornar-se uma antena. Assim, uma prolongação da sua permissão de existir foi dada por mais 70 anos. Ela passou a captar e emitir ondas de rádio e foi assim que ela conseguiu provar que realmente era importante.

Foi quando uma mensagem de rádio codificada foi interceptada e decodificada, permitindo a preparação para o ataque alemão em 1918. Depois da guerra nasceu a Radio Tour Eiffel com emissões cotidianas diversas.


Conheça o melhor da Torre Eiffel com os pacotes da Get Your Guide


O auditório da Torre Eiffel

Essa é uma das curiosidades sobre a Torre Eiffel que você jamais iria imaginar. Você sabia que o primeiro piso da Torre já teve diversas utilidades? Logo quando a Torre foi construída, o primeiro piso abrigava quatro restaurantes. Um deles já foi transformado em auditório, mas não durou muito pois foi novamente transformado em restaurante.

Redação do jornal Le Figaro

Durante a exposição universal, o jornal Le Figaro montou uma redação no segundo andar da Torre Eiffel. Além de produzir material referente à exposição e fatos sobre a Torre, toda a equipe podia ser observada através de uma parede vitrada enquanto trabalhava, desde a produção de conteúdo pelos jornalistas até a impressão do jornal. Interessante, não?

Precisou enviar uma carta? A agência dos correios da Torre Eiffel

Já existiu uma agência pequena e charmosa dos correios (bureau de poste em francês) no primeiro andar da Torre Eiffel. Lá era possível enviar cartas com selos exclusivos e um carimbo da Torre Eiffel. Essa agência existia até 2009, quando foi transferida para o térreo em um dos pés da torre.

Outro fato interessante foram os cartões postais que se tornaram famosos na França graça a uma iniciativa turística implementada na torre. Nela, o visitantes podiam enviar cartões postais de cada andar com o devido carimbo. Uma ótima ideia, não é mesmo?


Ao viajar para o exterior, não se esqueça de adquirir o seu Seguro Saúde. Faça a sua cotação com a Seguros Promo e obtenha nosso desconto exclusivo


O estacionamento da Torre Eiffel

A parte inferior da torre já foi usada como estacionamento entre os anos 70 e 80. Antigamente o inferior da torre não era fechado como hoje, permitindo o acesso de veículos. Pensando bem seria bem prático um estacionamento bem ali nos pés da torre, não é mesmo?

Os espaço hoje é ocupado por restaurantes, postos de venda de entradas para a torre, lembrancinhas e ao lado existem os jardins históricos da Torre Eiffel onde você pode fazer uma agradável caminhada.

O apartamento de Gustave Eiffel

Uma dúvida que muitas pessoas tem é se Gustave Eiffel realmente morou na torre. Tendo equipado com móveis e objetos pessoais o topo da torre, muitos pensam que o local teria se tornado seu lar por um tempo. Na verdade Gustave Eiffel usava este espaço como seu laboratório de experimentos e estudos, assim como um espaço para receber convidados.

Com uma área de 100m2, o apartamento era bem equipado com cozinha, sala, mesa, mesas de trabalho, banheiro e até mesmo um piano. Uma reconstituição do local pode ser visitada, no qual existem bonecos de cera de Gustave Eiffel, sua filha Claire e Thomas Edison. Faça uma visita virtual da Torre Eiffel.


 

Booking.com

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂