Home Morar no ExteriorVida na EuropaCuriosidades da Europa Sons estranhos que os franceses fazem quando falam

Sons estranhos que os franceses fazem quando falam

by Suellen Kyl
Atualizado em 23 junho 2022 por Suellen Kyl

Todo idioma tem alguns sons estranhos e expressões que deixam quem está aprendendo bem confuso. São sons que as pessoas fazem sem nem mesmo perceber, como se fosse uma reação automática a alguma situação. Quando você não conhece esses sons estranhos, você pode até tomar um susto pensando que algo está acontecendo. Você já vivenciou isso? Pois aqui vão alguns sons estranhos que eu percebi que os franceses fazem quando falam e que às vezes são até bem engraçados.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

sons estranhos dos franceses

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Assoprar ou rufar

O som mais clássico e mais versátil de todos. Os franceses assopram ou rufam em diferentes situações, como por exemplo: quando estão bravos, quando querem reclamar de alguma coisa, quando você pede algo que eles não querem fazer ou quando você dá uma bola fora. Já deu pra perceber que motivo não falta. É um som que dependendo da situação pode ser muito irritante.

Um exemplo clássico: O trem teve um problema e teve que ficar parado na estação. Quando o condutor informa o que está acontecendo, você vai ouvir inúmeras assopradas seguidas por uma reclamação-xingamento do tipo “putain fais chier”. O pior é quando o trem está lotado e ficam várias pessoas assoprando na sua cara para reclamar da situação. Acho até que juntando todos esses assopros dava para fazer o trem andar mais depressa…

Outro exemplo: Em uma partida de futebol, quando o jogador não consegue finalizar um passe, você certamente ouvirá muitos assopros. Também ouvirá um xingamento do tipo “pffff il est nul”.

O som mais estranho de todos: o semi-engasgo

Esse é um dos sons mais bizarros de todos. É tão estranho que eu não consigo nem imitar, mas é como se eles simulassem aquela falta de ar que você sente quando engasga. Eu levava o maior susto quando alguém estava conversando comigo e dava aquele “hic”, mas depois de um tempo percebi que outras pessoas também faziam. Continuo achando estranho depois de todos esses anos, mas já não me preocupo achando que a pessoa está tendo problema de falta de ar ou passando mal.

Os franceses geralmente fazem esse barulho quando vão responder alguma coisa ou no final de alguma frase ou você acha que eles terminaram de falar mas não, ainda tem mais alguma coisa a ser dita. Quando você ouve pela primeira vez é muito estranho, lembro até de ter perguntado para a pessoa se ela estava bem. Você sabia que os franceses também tem alguns costumes estranhos?


Precisando de material de apoio para auxiliar no aprendizado do francês? 


Sons estranhos que substituem palavras: Hop ou hop là

Para fazer esse som corretamente, o H tem som nasal e não um som de R. prestar atenção na pronúncia em francês pode fazer toda a diferença. Só hop ou hop là é um som que eles fazem quando terminam alguma coisa. Pode ser alguma coisa longa e trabalhosa que finalmente acabou ou para chamar a atenção de alguém. É como se fosse um pronto, só que sem nenhum significado.

Eles usam também este som quando ultrapassam algum obstáculo, dão uma tropeçada do tipo “trupiquei mas não caí” ou quando estão brincando com as crianças. Logo que cheguei na frança achei bem estranho esse hop là, eu ficava me perguntando “lá onde?” até perceber que isso era só uma expressão. Hoje em dia já me acostumei mas não é algo que entrou no meu vocabulário por não achar que faça muito sentido.

Outro uso desse som é quando tem algum problema ou quando alguém faz algo inesperado e precisa parar imediatamente o que está fazendo. Nesse caso eles dizem diversos “hop hop hop hop hop como se fosse um “pode ir parando aí”.

Tac ou tac tac

Esse barulho os franceses fazem quando estão conferindo uma lista e vão validando os itens que eles já terminaram. Pode ser só um tac do tipo “tac” por cada item checado ou um duplo tac “tac tac” quando eles estão bem empolgados para realmente terminar o que estão fazendo. Acontecia muito no trabalho quando eu estava esperando alguém que estava pegando suas coisas para irmos a uma reunião e enquanto ela conferia o material, cada coisa que estava ok era um tac, tipo “caneta, tac, celular, tac”. Conheça os costumes franceses no ambiente de trabalho.

Você já se inscreveu no nosso canal no YouTube? Confira todas as novidades e mais curiosidades sobre a vida na França.

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂