10 costumes estranhos na França

by Suellen Kyl

Você pode se deparar com alguns costumes estranhos na França. Toda diferença cultural pode causar um pouco de estranheza. Junto com a descoberta de uma nova cultura, descobrimos também alguns costumes que são bem diferentes do que estamos acostumados no nosso país.

O Guia do Estrangeiro selecionou 10 costumes estranhos na França que você provavelmente não verá no Brasil.

1. Interruptor do lado de fora do banheiro

interruptor

A maiorias dos apartamentos e casas têm os interruptores do lado de fora. No banheiro por exemplo, muitas vezes só percebemos quando já estamos dentro procurando o interruptor e nos damos conta de que ele é do lado de fora. Portanto, fica a dica: procure pelo interruptor de luz antes de entrar e fechar a porta.

2. Comer Iogurte como sobremesa

iogurte na frança

Os franceses comem o iogurte como sobremesa e não no café da manhã como os brasileiros. Seja no almoço ou na janta, e até mesmo nos dois. Eles adoram iogurte de todos os sabores ou iogurte natural misturado com fruta ou as famosas compotas de frutas

3. Todo mundo anda de patinete

costumes estranhos na França

Todo mundo anda de patinete: as crianças, os adultos para ir ao trabalho, até a mãe para ir buscar o filho na escola e depois voltam os dois no mesmo patinete. É comum ver pessoas usando terno e roupa social andando de patinete para ir ao trabalho.

Nos últimos anos, o patinete elétrico virou uma febre e muitos tem usado esse meio de locomoção para evitar o transporte público principalmente nas grandes cidades.

4. Jogar o papel higiênico no vaso sanitário

costumes estranhos na França

Isso não chega a ser esquisito e na verdade eu acho uma forma higiênica de manter o banheiro mais limpo. É um dos costumes estranhos dos franceses que eu gostaria que fosse aderido no Brasil. Mas é claro que no começo isso parece um pouco estranho aos olhos dos brasileiros.

Você vai encontrar provavelmente uma lixeirinha bem pequena no banheiro usada apenas para jogar absorvente, lenço e outras coisas pequenas.

Seguros Promo

5. Falta de número e nomes nos apartamentos

costumes estranhos na França

Em Paris pelo menos, a maioria dos apartamentos não tem números e nem nome. Daí quando você marca de ir na casa de alguém, ela vai te explicar: segundo andar e primeira porta à direita, ou segunda porta à esquerda do elevador.

Mesmo quando os apartamentos tem número, eles são praticamente escondidos bem pequenos colados no lado de dentro do portal lá onde você nem pensa em olhar. Pra quê número na porta, né?

6. A privada é separada da ducha

costumes estranhos na França

Um dos costumes estranhos na França que é um tanto deselegante: o toilette é separado da salle de bain (box do banho). Algumas casas e apartamentos têm os dois juntos, mas na maioria dos apartamentos são separados.

Isso por si só já é um pouco estranho, ainda mais quando no toilette não tem pia para lavar as mãos então é meio constrangedor ter que sair do banheiro sem lavar as mãos e ter que perguntar ao dono da casa onde fazer isso. Normalmente lavam na pia da cozinha ou na salle de bain.

7. A ducha é dentro da banheira

costumes estranhos na França

A maioria dos banheiros não tem o box para o banho, e sim uma banheira com a ducha dentro dela. Meio estranho isso, não? Pior ainda quando não tem suporte para a ducha e daí você tem que segurar a ducha com uma mão e se lavar com a outra…

Já se imaginou fazendo isso para lavar os cabelos? Felizmente existem suportes para segurar a ducha e várias casas aderem a essa facilidade.

8. Comer pão como acompanhamento nas refeições

costumes estranhos na França

A baguete está presente em todas as refeições, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar. No café da manhã os franceses comem o pão com manteiga e com geléia e ainda molham no café. Fica com um aspecto um pouco estranho, mas segundo eles isso é muito bom!

No almoço e no jantar eles comem o baguete com o molho da carne, passando no prato depois que termina a refeição ou simplesmente comem como complemento, acompanhando algum tipo de queijo antes da sobremesa.

9. Carregam a baguete de todas as maneiras possíveis

costumes estranhos na França

Em baixo do braço, no metrô lotado, no banco do passageiro do carro e até no bagageiro da bicicleta. É costume das padarias vender a baguete apenas enrolada com um pedaço de papel que só serve para você segurar. O resto do pão continua desprotegido, como se a baguete por ter uma casca dura fosse imune à sujeira e poluição. Vai entender…

10. Se bronzear no parque

costumes estranhos na França

Em Paris e no noroeste da França o tempo é sempre muito nublado, então basta fazer uma temperatura de uns 20ºC com sol e todos os franceses correm para os parques e jardins se bronzear.

Pode ser no horário de almoço, no final do dia ou no final de semana. Um dos costumes estranhos na França que você vai logo aderir depois de passar por um longo inverno frio e nublado.

Você também pode se interessar...

2 comentários

Tuca Maz 15 janeiro 2015 - 20:14

Gostei da materia. Porem item 1 e 2, nao é regra geral. Interruptores nas construcoes antigas eram assim, hoje nao mais. Yogourte tambem toma-se no cafe da manha (petit déjeuner)

Reply
Misael 18 julho 2018 - 13:49

Pior que é, estive lá e toda hora entrava no banheiro e ficava passando a mão na parede procurando o interruptor…kkkkk, em Portugal e na Espanha também. Sinto saudades da baguete…

Reply

Deixe um Comentário 🙂