Cotidiano das escolas na França: horários, ensino e alimentação

by Suellen Kyl

O cotidiano das escolas na França é em período semi-integral e as atividades são divididas durante o dia. O ensino é obrigatório a partir dos 3 anos de idade e as crianças já frequentam a escola em perído semi-integral desde pequenos.

cotidiano das escolas na França

Escolas particulares e escolas públicas na França

A maior parte dos alunos frequenta o ensino público, não importa a classe social. A escola pública é gratuita, sendo apenas o almoço pago. O valor pago pelo almoço é baseado na renda familiar e na quantidade de crianças. Todos os dias os alunos comem na cantina que oferece um cardápio variado. Existem também cardápios especiais para alunos com alergias e restrições alimentares.

O sistema de notas francês

O sistema de notas nas escolas francesas pode variar bastante dependendo do estabelecimento. Nas escolas primárias, é mais comum o uso de notas de 0 à 10, sendo 0 a pior nota e 10 a melhor nota. Porém, existem escolas que preferem usar o sistema de letras americano, indo de A à F. Nas universidades francesas, o sistema de nota é de 0 à 20.

Cardápio das escolas na França

O cardápio semanal é disponível todos os dias para que os pais saibam o que as crianças irão almoçar. Os cardápios são balanceados e equilibrados, contendo sempre uma salada, um prato principal com acompanhamentos e sobremesa. Os franceses têm o costume de comerem queijo após as refeições, então em algumas escolas os queijos também fazem parte do cardápio.

Nas escolas públicas o lanche da tarde não é incluso. As crianças francesas comem geralmente um bolinho, biscoitos, frutas e sucos. O consumo de alimentos industrializados na hora do lanche é bastante comum.

Exemplo de cardárpio semanal em uma escola na França

Segunda-feiraTerça-feiraQuinta-feiraSexta-feira
Cenoura ralada com molho de vinagrete e mel
Linguiça ou
Quenelle de queijo
Macarrão de conchinhas
Iogurte
Salada de frutas
Salada de alface com vinagrete
Picadinho de peru com molho de páprica ou
Lula empanada, catchup
Arroz
Porção de queijo
Waffle
Salada de alface com tomate
Pizza com queijo
Flan de chocolate
Sopa de espinafre
Escondidinho de peixe
Porção de queijo
Pêra

Todos os dias existe uma opção vegetariana no cardápio. Quando o prato principal contém queijo, a porção de queijo é substituída por iogurte. As frutas também estão bastante presente nos cardárpios das escolas na França.

Cotidiano das escolas na França

Na França as aulas começam entre 8h30 e 9h, sendo aceitável um atraso de 10 minutos. Atrasos constantes não são tolerados. Para as crianças pequenas do maternal e escola primária, não tem aula na quarta-feira. A partir do sexto ano as crianças tem aula na quarta-feira apenas no período da manhã. Já para os alunos do ensino médio, as quartas-feiras tem aula de manhã e à tarde.

O cotidiano das escolas na França é bem ritmado. O almoço é servido entre 11h e 12h dependendo das classes e geralmente as crianças menores almoçam mais cedo. Em certas escolas é possível trazer uma marmita de casa ou ir para casa no horário de almoço e voltar para as atividades do período da tarde. Isso acontece geralmente com as crianças pequenas que moram perto da escola e que tem a possibilidade de ir e vir, possuem alergias graves ou são muito seletivos não comendo a comida oferecida na cantina.

A saída da escola é entre 16h e 16h30. Como muitos pais ainda estão trabalhando nesse horário, existem babás que trabalham especificamente nesse período. Os atrasos na hora da saída também não são tolerados.

Nas escolas onde o sistema de guarda após o término das aulas existe, quando o aluno fica além do horário da saída, uma taxa é cobrada.

Quem cuida das crianças quando acabam as aulas?

Existem diversas opções dependendo de quanto os pais podem pagar e da quantidade de horas necessárias. Existem opções específicas apenas durante as férias escolares. As opções mais conhecidas e utilizadas, são:

  • Babá à domicílio (apenas uma criança);
  • Babá compartilhada que cuida de mais de uma criança;
  • Garderie (um espaço de lazer na própria escola onde as crianças podem fazer as tarefas, lanchar e brincar);
  • Centros de lazer (que funcionam durante as férias e às quartas-feiras).

Todos essas opções são sujeitas ao que eles chamam de crédit d’împot (crédito de imposto), que consiste em devolver 50% do valor pago em restituição ou abatimento dos impostos pagos. Válido apenas para crianças menores de 6 anos dentro de um valor máximo por ano.

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂