O cotidiano das escolas na França é em período semi-integral e as atividades são divididas durante o dia. O ensino é obrigatório a partir dos 3 anos de idade e as crianças já frequentam a escola em perído semi-integral desde pequenos.

Escolas particulares e escolas públicas na França
A maior parte dos alunos frequenta o ensino público, não importa a classe social. A escola pública é gratuita, sendo apenas o almoço pago. O valor pago pelo almoço é baseado na renda familiar e na quantidade de crianças. Todos os dias os alunos comem na cantina que oferece um cardápio variado. Existem também cardápios especiais para alunos com alergias e restrições alimentares.
O sistema de notas francês
O sistema de notas nas escolas francesas pode variar bastante dependendo do estabelecimento. Nas escolas primárias, é mais comum o uso de notas de 0 à 10, sendo 0 a pior nota e 10 a melhor nota. Porém, existem escolas que preferem usar o sistema de letras americano, indo de A à F. Nas universidades francesas, o sistema de nota é de 0 à 20.
Cardápio das escolas na França
O cardápio semanal é disponível todos os dias para que os pais saibam o que as crianças irão almoçar. Os cardápios são balanceados e equilibrados, contendo sempre uma salada, um prato principal com acompanhamentos e sobremesa. Os franceses têm o costume de comerem queijo após as refeições, então em algumas escolas os queijos também fazem parte do cardápio.
Nas escolas públicas o lanche da tarde não é incluso. As crianças francesas comem geralmente um bolinho, biscoitos, frutas e sucos. O consumo de alimentos industrializados na hora do lanche é bastante comum.
Exemplo de cardárpio semanal em uma escola na França
Segunda-feira | Terça-feira | Quinta-feira | Sexta-feira |
Cenoura ralada com molho de vinagrete e mel Linguiça ou Quenelle de queijo Macarrão de conchinhas Iogurte Salada de frutas | Salada de alface com vinagrete Picadinho de peru com molho de páprica ou Lula empanada, catchup Arroz Porção de queijo Waffle | Salada de alface com tomate Pizza com queijo Flan de chocolate | Sopa de espinafre Escondidinho de peixe Porção de queijo Pêra |
Todos os dias existe uma opção vegetariana no cardápio. Quando o prato principal contém queijo, a porção de queijo é substituída por iogurte. As frutas também estão bastante presente nos cardárpios das escolas na França.
Cotidiano das escolas na França
Na França as aulas começam entre 8h30 e 9h, sendo aceitável um atraso de 10 minutos. Atrasos constantes não são tolerados. Para as crianças pequenas do maternal e escola primária, não tem aula na quarta-feira. A partir do sexto ano as crianças tem aula na quarta-feira apenas no período da manhã. Já para os alunos do ensino médio, as quartas-feiras tem aula de manhã e à tarde.
O cotidiano das escolas na França é bem ritmado. O almoço é servido entre 11h e 12h dependendo das classes e geralmente as crianças menores almoçam mais cedo. Em certas escolas é possível trazer uma marmita de casa ou ir para casa no horário de almoço e voltar para as atividades do período da tarde. Isso acontece geralmente com as crianças pequenas que moram perto da escola e que tem a possibilidade de ir e vir, possuem alergias graves ou são muito seletivos não comendo a comida oferecida na cantina.
A saída da escola é entre 16h e 16h30. Como muitos pais ainda estão trabalhando nesse horário, existem babás que trabalham especificamente nesse período. Os atrasos na hora da saída também não são tolerados.
Nas escolas onde o sistema de guarda após o término das aulas existe, quando o aluno fica além do horário da saída, uma taxa é cobrada.
Quem cuida das crianças quando acabam as aulas?
Existem diversas opções dependendo de quanto os pais podem pagar e da quantidade de horas necessárias. Existem opções específicas apenas durante as férias escolares. As opções mais conhecidas e utilizadas, são:
- Babá à domicílio (apenas uma criança);
- Babá compartilhada que cuida de mais de uma criança;
- Garderie (um espaço de lazer na própria escola onde as crianças podem fazer as tarefas, lanchar e brincar);
- Centros de lazer (que funcionam durante as férias e às quartas-feiras).
Todos essas opções são sujeitas ao que eles chamam de crédit d’împot (crédito de imposto), que consiste em devolver 50% do valor pago em restituição ou abatimento dos impostos pagos. Válido apenas para crianças menores de 6 anos dentro de um valor máximo por ano.