Crianças na escola primária na França desenhando
Home Morar no ExteriorMaternidade Como funcionam as escolas na França

Como funcionam as escolas na França

by Suellen Kyl
Atualizado em 21 fevereiro 2024 por Suellen Kyl

As escolas na França são organizadas em quatro grandes etapas, sendo elas: l’école maternelle (jardim de infância), l’école élémentaire (primário), le collège (ensino fundamental) e le lycée (ensino médio), que fazem parte do ensino obrigatório. A partir de 2019, o primeiro ano do jardim de infância (maternelle) passou a fazer parte do ensino obrigatório na França ou seja, a escolarização passou a ser obrigatória a partir dos 3 anos de idade da criança.

O ano escolar começa em setembro e termina em julho. A volta às aulas acontece depois de um longo mês de férias em agosto que coincide com o ápice do verão.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Como são as escolas na França

O ensino público francês é de qualidade, mas também existem escolas particulares que podem seguir padrões diferentes das escolas públicas, como escolas católicas ou escolas montessori.

As escolas públicas na França são gratuitas (exceto a cantina onde as crianças almoçam), neutras e laicas – não há o ensino religioso. As férias escolares são divididas por setores (A, B e C) englobando várias regiões. Veja como é o cotidiano das escolas na França.

escolas na França

Anos escolares na França

L’école maternelle (jardim de infância)

Jovens adolescentes usando laptops

Foto: Pexels por Max Fischer

No jardim de infância (entre 3 e 5 anos), as crianças aprendem a conviver em grupo, melhorar a linguagem, afirmar a sua personalidade e se acostumar com o ambiente escolar. Uma das missões do jardim de infância é ser um ambiente acolhedor para que as crianças desenvolvam o gosto pelo aprendizado e que ir à escola seja um momento de prazer.

Durante o jardim de infância, a aprendizagem se faz de forma lúdica. A criança aprende a melhorar a linguagem, a entender e se exprimir através de atividades físicas e artísticas e explorar o mundo através de atividades sensoriais.

Engloba as classes: toute petite section (TPS), petite section (PS), moyenne section (MS) e grande section (GS).

A matrícula no jardim de infância nas escolas na França

Para matricular uma criança no jardim de infância, é preciso ir até a prefeitura da cidade onde mora com a certidão de nascimento, comprovante de residência e comprovante de que a criança tomou as vacinas obrigatórias (difteria, tétano e poliomielite). A prefeitura emitirá um certificado de inscrição indicando a escola na qual deve ser apresentado. A matrícula é feita geralmente entre março e junho para o ano letivo que começa em setembro.

Qual escola escolher?

As escolas na França são divididas por regiões, então dependendo da região onde você mora, a prefeitura indicará a escola na qual você deverá se apresentar para concluir a matrícula. Para trocar de escola é preciso fazer um pedido com uma justificativa que pode ser aceito ou não pela prefeitura.

Crianças que ainda não tenham completado 3 anos podem ser aceitas no maternal se a escola dispuser de vagas e que a criança seja considerada apta ao ambiente escolar.

L’école élémentaire (primário)

Crianças na escola primária na França desenhando

Foto: Pexels por Anastasia Shuraeva

Foto: Pexels por Anastasia Shuraeva

A école élémentaire faz parte do ensino obrigatório das escolas na França. Ela acolhe crianças dos 6 aos 11 anos e se assemelha ao ensino primário no Brasil (do segundo ao sexto ano). As classes são mistas (nas escolas públicas) e as aulas vão das 8:30 da manhã às 16:30 da tarde.

O primeiro ano da escola primária (CP – classe préparatoire) começa no ano em que a criança completa 6 anos. As crianças não podem continuar no jardim de infância ao completarem 6 anos, unicamente em casos em que a direção de ensino julgue necessário. Da mesma forma, o ingresso na escola primária por alunos menores de 6 anos só é aceita se realmente for compatível.

Os objetivos principais da escola primária na França são a consolidação do aprendizado da língua francesa e a familiarização com as letras e os números. Uma língua estrangeira é iniciada desde o CP.

As aulas terminam às 16h30 e existem muitos programas extras que acolhem as crianças depois desse horário, seja para brincar, fazer o dever de casa ou para atividades esportivas. Esses programas são uma mão na roda para os pais que não tem como buscar as crianças no horário habitual. As crianças nessa idade não tem aula às quartas-feiras.

Engloba as classes: CP(classe préparatoire), CE1(classe élementaire), CE2, CM1(classe moyenne) e CM2.

A matrícula na escola primária na França

Se a escola na qual a criança fez o jardim de infância também é escola primária, a inscrição geralmente é feita de forma automática (mas nem sempre, então é bom se informar).

Para matricular uma criança que não fez o maternal, é preciso ir até a prefeitura de onde você reside com a certidão de nascimento da criança, uma justificativa de domicílio e um comprovante de que a criança tomou as vacinas obrigatórias.

O collège (segunda etapa do ensino fundamental – antigo ginásio)

Jovens adolescentes usando laptops

Foto: Pexels por Max Fischer

A passagem para o collège é feita sem a necessidade de uma prova de aptidão. O ensino é dividido entre: francês, matemática, história e geografia, educação cívica, ciências da vida e da terra, tecnologia, artes plásticas, música, educação física, e física-química. É possível escolher uma segunda língua estrangeira que se enquadra nas classes facultativas. Nessa fase, as crianças estudam apenas meio período às quartas-feiras.

Logo após saírem da escola primária, as crianças francesas ingressam na classe 6ème que é considerada como uma classe de adaptação à nova rotina do collège. Nesse ano, todo o conhecimento adquirido nos anos anteriores é revisado e consolidado, para em seguida partir para os anos de aprofundamento  e expansão do conhecimento.

Ao completarem o collège (conclusão da classe de 3ème), os alunos recebem o diplôme national do brevet que dá acesso à matrícula no ensino médio. A matrícula no ensino médio pode ser efetuada em dois tipos diferentes de ensino médio: ensino médio clássico ou profissionalizante.

Engloba as classes: 6ème, 5ème, 4ème e 3ème.

O lycée (ensino médio)

Alunos do ensino médio estudando

Foto: Pexels por Andy Barbour

Ao entrar no lycée, os adolescentes podem escolher entre dois tipos diferentes de ensino: o lycée général et technologique (LEGT) ou lycée professionnel. Este último permite que o adolescente escolha entre continuar seus estudos ou se inserir no mercado de trabalho no seu último ano. É uma espécie de ensino médio profissionalizante.

No último ano do lycée, os alunos passam por uma prova equivalente ao vestibular, o baccalauréat, que permitirá a sua entrada no ensino superior. As provas são divididas em áreas de estudo e cada estudante faz a prova relativa à área que deseja prosseguir os seus estudos.

Em 2021 o baccalauréat sofrerá mudanças para se tornar mais simples e direcionar melhor o aluno para a área que ele deseja prosseguir. Uma das grandes mudanças é a avaliação contínua que representará 40% da nota final e tem como objetivo tornar a avaliação menos pesada e cansativa.

O lycée engloba as classes: 2ème, 1ère e terminale.

Como funciona o ensino médio clássico (lycée général et technologique)

Até 2020 o lycée général continuará com 3 repartições: ES (econômico e social), L (literário) e S (científico). A partir de 2021 ele contará com pelo menos 7 especialidades. O lycée général é dedicado aos alunos que desejam continuar seus estudos integrando um estabelecimento de ensino superior ao completarem o ensino médio.

Já o lycée technologique prepara os alunos que desejam fazer seus estudos na área de engenharia ou uma área específica.

Como funciona o ensino médio profissionalizante (lycée professionnel) nas escolas na França

Focado em preparar os estudantes para integrarem o mercado de trabalho ele comporta entre 40 e 60% de aulas práticas (em ateliê ou laboratório por exemplo). O lycée professionnel pode preparar o estudante para integrar dois diferentes percursos: O baccalauréat professionnel ou certificat d’aptitude professionnelle (CAP).

O baccalauréat professionnel garante um diploma de aptidão à exercer uma atividade profissional dentre as 75 especialidades disponíveis. Já o CAP é focado na entrada no mercado de trabalho, sendo focado em uma profissão específica. Existem em torno de 200 especialidades que dão direito a um diploma do tipo CAP.

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

42 comentários

tania almeida santos 18 de novembro de 2015 - 20:31

amei o que encontrei dessa pesquisa era o que realmente precisava.

Reply
garibalda 22 de agosto de 2017 - 19:15

oui,bonjur

Reply
Rosemeire de Araujo Macena Luís 17 de outubro de 2017 - 21:12

Preciso passar seis meses na frança, meus filhos poderiam ingressar no ensino médio poderá terminar o ensino médio lá?

Reply
Suellen Kyl 18 de outubro de 2017 - 16:57

Olá Rosemeire,
É preciso verificar com a escola, pois o ano escolar 2017-2018 começou em setembro. Acho que seria mais interessante terminar esses dois últimos meses no Brasil para não correr o risco de perder um ano.
Um abraço

Reply
Nhelete 26 de janeiro de 2018 - 11:43

Procuro internato para a minha filha de 12anos esta no 7ano por favor dei me opcoes.

Nhelete
Mocambique

Reply
Suellen Kyl 26 de janeiro de 2018 - 12:02

Olá Nhelete,
Depende de qual região da França você está procurando o internato. Deixe mais informações para que possamos ajudá-la.
Um abraço

Reply
maria eduarda 21 de fevereiro de 2018 - 0:41

Amei vou morar na França e queria saber como funcionava as escolas de lá.

Reply
Suellen Kyl 22 de fevereiro de 2018 - 17:01

Obrigada Maria Eduarda, ficamos felizes em poder ajudar.
Um abraço

Reply
Mateus 4 de setembro de 2019 - 18:25

Oiii você pode me ajudar???

Reply
Jordana 25 de fevereiro de 2018 - 18:37

Queria saber se ensino fundamental é igual no Brasil, 5° 6° 7° 8° 9° um adolescente com 16 anos para ir morar com uma amiga minha eu preciso de visto de estudante? Autorização minha? Pode me ajudar ou orientar?

Reply
Mariana 5 de junho de 2018 - 13:05

Temos dupla cidadania. Minha filha conclui o 4 ano em novembo de 2018, Gostaria de saber se ela pode cursar o 5 ano em setembro desse ano para não perder um ano inteiro por conta de 1 mês e meio. Obrigada.

Reply
Ana Paula 6 de junho de 2018 - 14:27

Oi, bom dia!

Eu sou muito apaixinada pela França e meu sonho é ir morar aí com minhas filhas. Tenho pesquisado muito sobre o local e ainda tenho muitas dúvidas, gostaria muito de ajuda… Você poderia me passar dicas de casas para comprar, quais serião as cidades e bairros? Entre outras coisas….. Se puder ajudar ficarei grata

Reply
Monteiro 6 de julho de 2018 - 1:16

Ola
estoua a procura de um internato em França para o meu filho de 14 e que esta a estudar no 7º ano ou entao a 7ª classe em Angola.

Preciso de ajuda e esclarecimento por favor.

Reply
Cristiele carneiro 9 de outubro de 2018 - 19:53

Olá me chamo cristiele e estou indo morar na frança tenho 2 filhos um d 4 e um d 8 .
Gostaria de saber como vou fazer para matrícula eles nas escolas .pois meu filho de 8 anos já está no 3 ano aqui n Brasil. E o d 4 no maternal.
Me ajude por favor

Reply
Lola 15 de novembro de 2018 - 17:49

Olá, estou a ponderar ir para França em Janeiro de 2019. Tenho dois filhos, um que frequenta o 2º ano e outro o 5º ano em Portugal. Estou a ponderar eles começarem a escola em França o quanto antes, para se adaptarem, apesar de ser a meio do ano. Acha que será prejudicial para eles lá? Gostaria que não perdessem o ano lectivo 2018/2019.

Reply
Suellen Kyl 27 de novembro de 2018 - 11:18

Olá Lola,

Geralmente as crianças se adaptam bem mais rápido e bem mais fácil do que nós adultos. As escolas já são acostumadas a lidar com crianças estrangeiras, que não falam muito bem a língua e ajudam bastante com o processo de adapatação. Quanto a perder o ano, isso vai depender da escola e de como as crianças vão se adaptar.
Um abraço

Reply
Carol 17 de novembro de 2018 - 13:24

Como é ser um professor na França? Salário, formação, carga horária, professor em rede pública e privada

Reply
Suellen Kyl 27 de novembro de 2018 - 11:13

Olá Carol,

Faremos em breve um post falando sobre algumas profissões, vamos incluir o seu pedido na lista 🙂
Um abraço

Reply
Renata 14 de dezembro de 2018 - 13:38

Ola, tudo bem? tenho um filho de 6 anos, e mesmo ele não sabendo nada em francês, é possivel ele ingressar numa escola na França?

Reply
Suellen Kyl 21 de dezembro de 2018 - 15:39

Olá Renata,
Sim, é possível. Ainda mais com 6 anos, ele vai aprender rapidamente o francês. As escolas são acostumadas a lidar com essa situação, às vezes até com classes especiais. É preciso ver na escola que ele estudar o que a equipe pedagógica preconiza.
Um abraço

Reply
Tereza 30 de janeiro de 2019 - 17:55

ola. tudo bem?
Estamos indo morar na França. Tenho um filho de 12 anos e um de 17 anos. Gostaria de saber qual o custo(valor) para estudar em escola publica e particular no ensino fundamental. obrigda

Reply
Tereza 30 de janeiro de 2019 - 17:55

ola. tudo bem?
Estamos indo morar na França. Tenho um filho de 12 anos e um de 17 anos. Gostaria de saber qual o custo(valor) para estudar em escola publica e particular no ensino fundamental. obrigda

Reply
Gabriella Funchal 1 de fevereiro de 2019 - 20:11

Olá Suelle,
Meu marido ficará 6 semanas em Lyon a partir do início de Setembro, acha que vale a pena eu tentar colocá-los em uma escola Francesa por tão curto espaço de tempo?

Reply
Gabriella Funchal 1 de fevereiro de 2019 - 20:11

Suelle,
Meu marido ficará 6 semanas em Lyon a partir do início de Setembro, acha que vale a pena eu tentar colocá-los em uma escola Francesa por tão curto espaço de tempo?

Reply
Gabriella 1 de fevereiro de 2019 - 20:14

Suelle,
Meu marido ficará 6 semanas em Lyon a partir do início de Setembro, acha que vale a pena eu tentar colocá-los em uma escola Francesa por tão curto espaço de tempo?

Reply
Jéssica Melo 8 de fevereiro de 2019 - 18:30

Olá, Suellen!
Meu filho tem 8 anos e esta no segundo ano aqui no Brasil. Ele perdeu um ano letivo pois o colégio onde estudava não cumpriu com o dever da alfabetização e tive que troca-lo de colégio e ele teve que refazer o primeiro ano. Enfim, vamos nos mudar em Maio para a França, mas precisamente em Drancy. Gostaria de saber se, chegando lá neste mês corre o risco de perder mais um ano letivo ou ele poderá terminar o segundo ano normalmente.

Reply
Bárbara 14 de fevereiro de 2019 - 19:07

Ola tudo bem? Tenho 18 anos esse ano de 2018 vou começa a fazer o 2 ano do ensino médio
Só que mais antes de agosto vou para França vc me indicaria começa o segundo ano para termina na França? Ou eu teve fica esses meses apenas focado em curso de francês pra quando eu ir pra lá eu já esta melhor no francês e pode termina o 2 e o 3 ? E sobre crianças de 8 meses tem lugar pra fica ou não? Desde já agradeço

Reply
taciana feitosa de siqueira 23 de abril de 2019 - 20:23

Eu quero estudar nos colégios da França, nas escolas da França. Eu gosto da França vocês me ajudam por favor?

Reply
Suellen Kyl 14 de outubro de 2020 - 15:07

Olá Taciana,
Você deve ir até a mairie da cidade onde você mora para se informar, somente eles poderão dizer o que vai ser necessário no seu caso.
Um abraço

Reply
Quelson 4 de junho de 2019 - 19:00

Olá minha filha está fazendo o 3 ano do ensino médio ,mais no meio do ano ela vai vir pra França ela pôde terminar o 3 ano do ensino médio na França.

Reply
Ana 12 de junho de 2019 - 18:51

Top escolas em redor de Toulouse? Não precisa ser Top Top, mas escolas de medio / bom ranking. Devo ir para essa zona antes do final do ano. A mais pequena de 3 não há problema mas o mais velho já estará no 6º ano em Portugal. Que aconselha? grata

Reply
Daniela 20 de junho de 2019 - 19:45

Olá Tereza! Também tenho um filho de 12 e outro de 17 anos e estamos nos mudando pra França no próximo mês com as mesmas dúvidas que vc. Seria interessante trocarmos experiências. Você está indo pra qual cidade?

Reply
Yasmin 23 de janeiro de 2020 - 18:40

Olá,no caso eu queria saber qual Ana no Brasil corresponde ao 5eme da França,para eu saber em qual ano eu matriculo minha filha

Reply
sonia campos 19 de junho de 2020 - 11:55

Olá
Vou me mudar para toulosse no proximo ano lectivo e estou preocupada com a escola para as minhas filhas .
Tenho uma com 9 anos que vai passar para o 4ºano e outra com 17 anos que está a acabar o 12 ºano.
Gostava de saber o que é preciso levar de portugal para poder inscreve_las em França .
Como elas não falam françês (nada) como é que vão assistir ás aulas ? Será que vão ter algum tipo de ajuda com o françês . Para a minha filha mais velha entrar para uma faculdade como é que vou saber as médias para entrar no ensino público ?
Se houver alguém que me possa tirar estas duvidas agradecia .

Reply
Lorrany ferreira 23 de outubro de 2020 - 15:52

Olá, me chamo Lorrany e irei me mudar para Paris assim que as fronteiras se abrirem.
Tenho 16 anos e irei terminar meus estudos lá, aqui no Brasil terminei o segundo ano do ensino médio.
Gostaria de saber se poderia me informar o que eu preciso para me matricular em uma escola lá, quais são os documentos necessários e tudo mais…

Reply
Suellen Kyl 25 de outubro de 2020 - 22:15

Olá Lorrany,
Os documentos podem variar dependendo de onde você vai estudar. O melhor é verificar com a mairie quais são os documentos necessários. Você pode contactá-los pela internet. vale lembrar que o ano letivo começa em setembro.
Um abraço

Reply
Bruna Santos 19 de março de 2021 - 15:23

Como funciona as escolas da França.

Reply
Suellen Kyl 26 de março de 2021 - 17:58

Olá Bruna,
Dá uma olhadinha no nosso artigo, tem bastante informação. Se tiver alguma dúvida é só entrar em contato.
Um abraço

Reply
Andréa Luciana Souza de Carvalho 11 de junho de 2021 - 23:50

Olá sou professora moro no Brasil e vou me mudar p franca . Tenho um filho de 16 anos cursa o 3 médio aqui no Brasil. Gostaria de saber como validar nosso documentos para estarmos legalizados no país.

Reply
Suellen Kyl 12 de junho de 2021 - 14:44

Olá Andréa,
Quais documentos exatamente? Seria para ele terminar o ensino médio na França?
Uma abraço

Reply
Adriana Gomes 27 de junho de 2021 - 12:50

Olá, minha filha tem 3 anos e, estaremos indo para a França entre agosto e setembro. Você acha que eu consigo matricular ela em uma escola, para que ela não perca o ano?

Reply
Suellen Kyl 29 de junho de 2021 - 11:48

Olá Adriana,
Vai depender muito de onde você vai morar, pois as inscrições começam logo no começo do ano para que eles possam ter uma ideia da quantidade de alunos. Principalmente no maternal a procura é grande. Existe a possibilidade de ver escolas privadas também, caso as vagas nas escolas da sua área estejam cheias.
Um abraço

Reply

Deixe um Comentário 🙂