Superando as dificuldades em morar no exterior
Home Morar no ExteriorDepoimentos As maiores dificuldades em morar no exterior

As maiores dificuldades em morar no exterior

by Suellen Kyl
Atualizado em 27 janeiro 2024 por Suellen Kyl

As dificuldades de morar no exterior nem sempre são vistas por quem está no seu país de origem. Deixar tudo para trás, trabalho, família, amigos e embarcar em uma grande aventura que é morar no exterior, poderá ser a melhor e a pior coisa que você pode fazer na vida.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Superando as dificuldades em morar no exterior

As dificuldades em morar no exterior

Toda aquela mistura de sentimentos, alegria, tristeza, ansiedade e curiosidade tudo junto e misturado no dia do embarque, com o tempo se transforma em coisas boas e ruins. O tempo de adaptação varia de pessoa. Existem pessoas que se adaptam rapidamente, outras demoram mais tempo e existem aquelas que nunca se adaptam e voltam para o país de origem.

Geralmente uma hora a gente se habitua ao lugar e tudo começa a se encaixar, mas dias bons e ruins vão continuar a existir.

O sentimento constante de culpa

Quem mora longe de casa se sente culpado por estar longe. De não participar da vida familiar, não estar perto dos nossos pais e dos nossos amigos. De saber que nossos pais estão envelhecendo e que não estamos perto para acompanhar. De perder aniversários, casamentos e os natais com todo mundo reunido. É vontade de querer estar lá sem deixar de querer estar aqui.

Um dos maiores medos de quem mora no exterior é de que algo ruim aconteça na família e não possamos estar perto. Essa é uma das maiores dificuldades de morar no exterior.

Incertezas sobre morar no exterior

Nos perguntamos se realmente vale a pena viver longe das pessoas que amamos. Apesar de conhecer a realidade e os motivos que nos levaram a partir, nos questionamos se é isso mesmo que queremos e se vamos passar a vida toda longe de casa.

Mas ao mesmo tempo nos orgulhamos de ter partido, pois não é uma decisão fácil, requer muita força de vontade e foco nos nossos objetivos.

É preciso muita coragem

Deixar tudo para trás é no mínimo doloroso e deixar as pessoas que amamos em lágrimas não é algo fácil de se fazer. Começar do zero em um novo país é como se jogar de paraquedas e não saber ao certo onde vai parar.

É arriscar e estar pronto para enfrentar as dificuldades que encontraremos pela frente e mesmo assim não querer voltar.

Determinação, foco e força

Determinação é a chave de tudo. Temos que ter foco e devemos nos preparar para lutar pelos nossos objetivos. Não desista nunca dos seus sonhos e por mais difícil que seja a jornada, um dia você chega lá. É só seguir em frente e acreditar que tudo vai dar certo.

O preço é alto. A gente se questiona, a gente se culpa, a gente se angustia. Mas o destino, a vida e o peito às vezes pedem que a gente embarque. Alguns não vão. Mas nós, que fomos, viemos e iremos, não estamos livres do medo e de tantas fraquezas. Mas estamos para sempre livres do medo de nunca termos tentado. Keep Walking.

Aprender e conviver com um novo idioma

Não é nada fácil aprender outro idioma. Estudamos durante anos no Brasil mas quando chegamos no país desejado percebemos que não sabemos praticamente nada e que tudo que achávamos que sabíamos não tem mais o mesmo sentido.

Confira 7 dicas para aprender um novo idioma rápido.

Ter que ouvir um idioma que não dominamos o dia inteiro, todos os dias da semana não é fácil, e chega uma hora que você não vai mais suportar e não terá mais vontade de falar. Seja inglês, francês, alemão ou qualquer outro idioma. Tudo o que você vai desejar é o bom português, sua língua materna na qual você consegue entender e se expressar corretamente, sem ter que pensar em formar frases antes de falar.

Veja como melhorar a sua fluência com o inglês do cotidiano ou o francês do cotidiano.

Tempo de integração ao morar no exterior

Deixamos nosso país para trás, mas muitas vezes não estamos abertos a vivenciar uma nova cultura, não aceitamos o diferente e demoramos mais tempo para nos habituar. É preciso grande esforço para compreender os hábitos e as regras sociais do país de destino e mesmo assim preservar nossas origens.

O constante sentimento de solidão

Morar no exterior é conviver quase que diariamente com a solidão. O país é diferente, a cultura é diferente e fazer amigos pode não ser tão fácil como fazer amigos no Brasil. Muitas vezes temos que passar datas comemorativas sozinhos, pois a vida não é exatamente como mostra as redes sociais.

Ninguém vive rodeado de amigos e em festas o tempo todo, cada um tem sua vida e talvez você não tenha aquele(a) amigo(a) que vai te ligar e avisar: estou passando aí.

A dor da saudade

E ela chega, sempre chega, pode ser no início para te fazer pensar em desistir, pode ser depois de algum tempo de adaptação, mas aprendemos a matar a saudade via skype, WhatsApp, Facebook…. Percebemos que a vida continua, perdemos aniversários, nascimentos, natais… E nos perguntamos se é isso mesmo que queremos, mas como lidar com a vontade de estar lá e querer continuar aqui?

Sofremos e nos questionamos, mas sabemos que fizemos a escolha certa.

Deixo essa mensagem para vocês

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”. (Amyr Klink)

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

1 comentário

Paty 3 de outubro de 2015 - 13:53

Tudo tem seus dois lados, a quem escolher ir e vivenciar coisas novas mesmo enfrentando a distância, saudade e solidão e há quem escolha ficar e enfrentar a insegurança, a péssima qualidade de vida e o desrespeito geral.

Reply

Deixe um Comentário 🙂