Entrevista de emprego no exterior

by Suellen Kyl

Ao passar por um entrevista de emprego no exterior, é preciso prepará-la com muito carinho. Fique atento às qualidades que impressionam os entrevistadores, pois a concorrência é acirrada se você deseja conseguir uma vaga em uma universidade ou um emprego no exterior. Apenas os mais preparados conseguem superar as barreiras da língua e tem desenvoltura para vender-se bem frente aos entrevistadores.

Fazendo uma entrevista de emprego no exterior

Ao passar por uma entrevista de emprego no exterior, como em qualquer entrevista é fundamental manter a calma. Mesmo que o seu percurso seja claro e que você esteja seguro, revise bastante pois nem sempre é evidente explicar o seu percurso em outra língua.

Lembre-se de fazer uma pesquisa de mercado para ter uma ideia sobre salários, vagas na área e o processo de obtenção do visto se necessário.

Depois de fazer o seu CV bem caprichado, caneta e papel em mãos e vamos às dicas. Lembrando que essas dicas também são úteis se você estiver fazendo uma entrevista para estágio ou emprego.

entrevista de emprego

Demonstre interesse pela vaga no exterior

A paixão pelo que fazemos é uma das coisas mais fáceis de demonstrar, se for realmente verdadeira, é claro. Não tenha medo de mostrar o quanto você está empenhado e deseja conseguir a vaga na entrevista que está realizando. O entrevistador vai estar de olho nas suas qualidades profissionais, no seu currículo e nas suas notas (no caso de universidade). Mas ser um aluno exemplar não é garantia suficiente de estar com um pé na vaga. Uma entrevista de mestrado ou estágio no exterior pode exigir muito mais do que notas.

Tenha certeza de conhecer bastante sobre a vaga e como ela se enquadra nas suas qualidades e naquilo que você deseja fazer. Fazer uma entrevista de emprego no exterior pode ser um pouco complicada se você não tiver certeza do que está falando.

Dê ênfase aos cargos de responsabilidade

Ser responsável por algo é uma qualidade muito forte buscada pelos entrevistadores. É por isso que enquanto jovem, é importante estar envolvido em programas e situações que você possa mais tarde utilizar para enriquecer o seu currículo. Durante a entrevista, mostre que você sabe gerir bem um cargo de responsabilidade e tem habilidade para ser um bom chefe.

Mesmo que você não tenha sido responsável diretamente por gerenciar alguém, a sua posição ao gerenciar situações complexas também conta para mostrar que você é capaz e tem interesse em progredir.

Tenha um bom nível de escrita para ter sucesso na sua entrevista de emprego

Durante a sua entrevista de emprego no exterior, a expressão oral vai ser bastante explorada. No entanto, o seu nível de escrita não vai ser tão evidente. Saber se comunicar bem em outra língua é essencial, tanto escrito como oralmente.

Um bom nível de escrita é fundamental para ser aceito e ter um bom aproveitamento se você estiver aplicando para uma vaga numa universidade.

Tenha uma atitude positiva

Sorrir e mostrar-se uma pessoa positiva pode trazer-lhe muitos pontos. Afinal, ninguém gosta de estar cercado por alguém que está sempre para baixo e que demonstra estar fazendo o que faz por obrigação. Mostre o quanto o cargo lhe interessa e o quanto você pensa que isto é um pilar fundamental para o seu sucesso.

Pense e aja independentemente

Umas das qualidades que impressionam e que está em evidência nesses últimos anos é a capacidade de saber tomar uma decisão face a um problema e não depender dos outros para poder resolver algo antes que fosse pedido. Demonstre isso com convicção.

Proatividade é uma cas características mais procuradas pelos entrevistadores no exterior.

Capacidade de superar barreiras

Um complemento ao que foi citado acima. Os entrevistadores das universidades se interessam bastante em conhecer quais foram os obstáculos que você teve que superar para chegar onde está. Ter deixado a sua zona de conforto ao sair do seu país é uma grande conquista e que merece ser lembrada.


Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂