Trabalhar na França após o estágio

O desejo da maior parte dos estudantes é trabalhar na França após o estágio. Ao término dos estudos, é preciso começar a pensar no futuro. E se o seu chefe lhe propusesse uma vaga para continuar trabalhando na empresa ao final do seu estágio?

Trabalhar na França após o estágio

Pois saiba que esse é o sonho de consumo da maior parte dos estagiários que estão terminando os seus estudos, mas também é o interesse de muitas empresas. Depois de dedicar tempo e esforço formando um estagiário, contratá-lo no final do estágio é uma boa opção para a empresa.

Embora a empresa goste do trabalho e da dedicação do estagiário estrangeiro, nem sempre é possível arcar com os custos e a burocracia para efetivar a contratação. E dependendo do cargo, nem sempre a empresa pode esperar que a autorização de trabalho seja emitida (o processo pode ser longo dependendo do caso).

Autorização de trabalho na França

Tudo parece fácil para quem tem um titre de séjour que autorize à trabalhar, mas e quem tem apenas um titre de séjour étudiant? Nesse caso é necessário fazer um pedido de mudança de titre de séjour étudiant para salarié, o que garante o direito de exercer uma atividade profissional no cargo e na empresa designada.

trabalhar na França após o estágio

Aumente as chances de trabalhar na França após o estágio

No momento da entrevista, não tenha medo de perguntar se existe chance de contratação ao final do estágio. Os entrevistadores costumam ser bem sinceros nesse sentido e se você sentir uma certa relutância da parte dele para responder a questão, é porque a resposta é provavelmente negativa.

Pergunte sobre a empresa e quantos estrangeiros eles tem contratados. Empresas grandes e com um perfil internacional são mais propensas a contratar estrangeiros.

Faça um bom trabalho

Dar uma boa impressão parece um velho conselho, mas que nem todo mundo se lembra de respeitar. Pense em se destacar sendo proativo e mostrando interesse em aprender. Supere as expectativas mostrando um trabalho de qualidade para o seu nível. Faça muitas perguntas, tente aproveitar ao máximo esta experiência.

Se você tiver a sorte de cair em um setor mais específico na empresa, pense em como você pode tornar-se indispensável. Ser indispensável é uma das razões que podem incentivar a empresa a passar pelo processo de contratação. Afinal, pode ser mais fácil fazer toda a burocracia para contratar um estrangeiro do que passar horas procurando possíveis candidatos. Contratar alguém é muito complicado, leva tempo e paciência. Sendo assim, fica mais fácil de contratar alguém que já esteja na empresa.

Fique de olho em tudo na empresa

Durante o seu estágio, fique de olho nas vagas que possam abrir na empresa e não hesite em se candidatar. Demonstre que você tem interesse em continuar trabalhando na empresa, assim como os motivos pelos quais você deseja continuar na França.

isso também não quer dizer que você vai sair enviando candidatura para todos as vagas possíveis e imaginárias. Seja consistente no que você deseja.

Encontrar oportunidades de trabalho e investir

Outra dica é ficar de olho em setores da empresa que tem mais dificuldade em recrutar ou aqueles setores que mais precisam recrutar. Quem sabe você se interessa em fazer aquilo que todo mundo não gosta de fazer e acaba se destacando nisso?

Fazer o que não gosta apenas para conseguir ser contratado pode ser um opção, mas talvez não seja uma boa ideia. Ao passar pelo processo de pedido de autorização de trabalho, você deverá permanecer na mesma empresa ocupando o cargo por 2 anos no mínimo. Já pensou em trabalhar 2 anos com algo que você detesta?

Seja sociável e crie sua rede de contatos

Grande parte das informações que circulam nas empresas são transmitidas boca-a-boca, e se você não interagir com os seus colegas de trabalho, você pode acabar ficando por fora do que está acontecendo e quem sabe de uma vaga que está se abrindo.

Não adianta ser seletivo e querer se enturmar apenas com os colegas que você sente mais intimidade. Dessa forma você pode perder informações valiosas quem podem vir daquele colega que você não gosta muito mas que é super próximo de alguém que trabalha no RH e conhece sobre as vagas que vão abrir recentemente. Informação é tudo.

Destaque-se e seja notado

Ter colegas que te conheçam e que elogiem o seu trabalho também é fundamental para a sua imagem na empresa. E isso acaba contando muitos pontos a seu favor. Da mesma forma, esforce-se para construir uma boa imagem na empresa. Quanto mais pessoas tiverem para defender o seu trabalho, maiores as chances de você conseguir ser contratado.

1 comment

Leave a reply