Como procurar um estágio na França

by Suellen Kyl

Você já passou pela difícil seleção nas universidades ou écoles francesas e agora chegou a hora de procurar um estágio na França. É preciso por em prática tudo aquilo que você aprendeu, trabalhando por um tempo determinado em uma empresa. Pode parecer fácil, mas assim como você, milhares de estudantes também estão à procura de um estágio que pague razoavelmente bem, seja interessante e enriquecedor.

Para ajudar a enfrentar a concorrência lá fora, o Guia do Estrangeiro selecionou dicas valiosas para ajudá-lo nas suas pesquisas.

Como procurar um estágio na França

Comece pelo CV em francês

O CV em francês é o seu instrumento para começar qualquer procura. Certifique-se que o seu cv está nos padrões franceses, que está claro e aerado e que não há erros de ortografia e gramática. Destaque bem as suas experiências e diplomas obtidos. As experiências profissionais que você teve no Brasil também contam – desde que tudo esteja traduzido e bem explicado.

A carta de motivação

A lettre de motivation é uma peça essencial na sua candidatura. Pense que as empresas recebem dezenas e mais dezenas de CVs, sendo que a maioria deles são bem parecidos. Então como saber qual candidato é o mais indicado para aquela vaga de estágio? É aí que entra em cena a lettre de motivation.

Capriche na lettre de motivation – respeite o layout usado na França, preste atenção na gramática e na ortografia, mas não esqueça do essencial, que é o conteúdo. Pense em convencer a empresa de que você é o candidato mais qualificado para tal vaga.

estágio na França
exemplo de carta de motivação

Sites para procurar estágio na França

CV e carta de motivação prontos, é hora de dar a largada na procura pelo estágio. Procure ter em mente a área que você quer trabalhar, o que você quer aprender com esse estágio e quanto você espera ser remunerado. Os sites mais recomendados para procurar estágio são:

  • L’etudiant – Foi o site no qual encontrei o meu estágio. Você deve se candidatar para cada vaga individualmente. É você quem procura e se candidata para a vaga que você quer.
  • KapStages – Nesse site você deve fazer o seu cadastro, colocar o seu CV, e o seu perfil ficará disponível para que as empresas possam entrar em contato com você. Ou também você poderá se candidatar às vagas que você achar interessante.
  • iQuesta – Assim como o anterior, você pode criar o seu perfil e ser contactado pelas empresas que se interessarem e também se candidatar às vgas que você achar interessantes.
  • AJStage – Esse site funciona um pouco diferente dos outros. Você cria o seu perfil e se candidata às vagas que quiser. Em seguida, seu perfil é analisado pelo site e se acharem que você corresponde às expectativas da empresa, eles liberam o seu perfil para a empresa. Senão, você recebe um email dizendo que o seu perfil não corresponde à vaga.
  • Monster – Esse site é mais usado para procurar emprego, mas você também pode cadastrar o seu CV e deixá-lo disponível para que as empresas entrem em contato com você. Particularmente, eu consegui uma entrevista para um estágio por esse site. Não custa tentar e é gratuito.

Quanto ganha um estagiário na França

Ao fazer um estágio, a empresa é obrigada a remunerar o estagiário caso a duração do estágio seja de mais de 2 meses. A remuneração não é considerada um salário, mas um gratificação. Sendo assim, o valor mínimo da gratificação estabelecida pelo governo francês é de 3,9€ por hora de estágio.

O pagamento da gratificação deve ser realizada no final de cada mês. Certas empresas têm uma planilha com os valores já definidos e podem ser superiores ao mínimo exigido. Este simulador permite de calcular a remuneração mínima do estágio.

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂