Validação de diploma na França: como fazer

by Suellen Kyl

A validação de diploma na França pode ser uma etapa importante do processo de candidatura para estudar na França. Ela consiste em enquadrar um diploma estrangeiro na nomenclatura francesa e classificar as matérias conforme as normas européias de certificações.

Saiba que o diploma pode ser validado pela instituição de ensino francesa, que foi o meu caso quando fiz mestrado na França.

Validação de diploma na França

Como funciona a validação de diploma na França

O termo validação de diploma na França não é exatamente o termo utilizado, mas sim reconhecimento. Sendo assim, um diploma estrangeiro é estudado e obtém o reconhecimento do ministério da educação, mas não a sua equivalência na França. Conheça melhor como funciona o sistema de ensino superior na França.

O organismo francês que emite o documento da validação de diploma na França é o ERIC-NARIC. Este centro emite dois tipos de documentos: uma atestação que compara os estudos efetuados com os estudos na França e na Europa e o reconhecimento de aulas que você tenha efetuado durante o curso mas que você não obteve o diploma. Esse é o caso de quem começou mas não terminou os estudos no Brasil.

As atestações utilizam critérios como a duração das matérias cursadas e pré-requisitos acadêmicos para a evaluação. Além disso, para emitir uma atestação é realizada um verdadeiro estudo sobre o curso m para que a atestação seja o mais próximo possível dos estudos efetuados. Saiba que o centro ERIC-NARIC possui uma base de dados e contatos com as instituições estrangeiras para confirmar qualquer dúvida que possa existir durante o processo.

Critérios de avaliação do diploma estrangeiro

O centro ERIC-NARIC se baseia em 2 critérios para julgar se um diploma é elegível à validação e 8 critérios para efetuar a validação.

Para ser elegível, o diploma estrangeiro deve:

  • Ser reconhecido pelo ministério da educação ou órgão equivalente no seu país de origem;
  • O status do estabelecimento de ensino no país de origem – deve ser uma instituição apta e reconhecida.

Critérios para a evaluação do diploma estrangeiro:

  • Ter um acordo bilateral ou multilateral com o país. O Brasil não tem acordo bilateral com a França, então os diplomas emitidos no Brasil não são automaticamente validados na França e vice-versa;
  • Classificação do diploma em âmbito nacional ou internacional;
  • Duracão dos estudos;
  • Créditos;
  • Pré-requisitos do curso;
  • Competências certificadas pelo curso;
  • Atuação no mercado de trabalho após a obtenção do diploma;
  • Evaluações do curso externas ao estabelecimento de ensino que emite o diploma.

Quer aprender ou melhorar o seu francês online de forma fácil e interativa? Conheça os cursos da Babbel, um dos cursos mais confiáveis do mercado.


Documentos para a validação de diploma na França

  • Documento que atesta a duração dos estudos como o histórico escolar (desde que este contenha a duração em horas das matérias);
  • Cópia do passaporte ou outro documento de identificação válido na França (como titre de séjour);
  • O diploma original não traduzido.

Atenção: para diplomas em português, não é necessário enviar a tradução juramentada. Outras línguas que dispensam o envio da tradução juramentada: inglês, árabe, espanhol, italiano.

Se estes documentos não forem suficientes, documentos complementares podem ser pedidos.

Como validar o seu diploma na França

Antes de mais nada, verifique se o seu diploma se enquadra dos critérios exigidos para a validação. Diplomas que tenham uma duração inferior a 6 meses ou que façam parte da lista de profissões regulamentadas na França não podem ser validados.

Prepare todos os documentos exigidos para o envio diretamente pelo site do ERIC-NARIC – inscrições. Certifique-se que os documentos estão bem enquadrados e legíveis. Feito isso, é preciso pagar a taxa de 70 euros.

Atenção: Não existe a possibilidade de enviar o dossiê pelo correio.

Uma resposta deve ser comunicada em até 4 meses contando da data de envio do dossiê. É possível conferir diretamente no site através de um link comunicado durante a inscrição a evolução do tratamento do seu pedido. Caso o seu pedido seja negado, você receberá um e-mail detalhando o motivo e um possível reembolso.

Utilidades da validação de diploma emitida pelo ERIC-NARIC

Validar o seu diploma é útil não só para estudar na França mas também na procura de emprego.

Procurar emprego na França

Pensa em trabalhar na França? Validar o diploma estrangeiro pode ser bastante útil se você pensa em morar definitivamente na França e quiser procurar um emprego. Vale lembrar que a validação de diploma no caso de procura de emprego não engloba profissões reglementadas.

Sendo assim, uma atestação emitida pelo ERIC-NARIC é útil durante a procura de emprego para passar mais confiança e credibilidade ao empregador, mas não tem valor jurídico. Confira se a sua profissão se enquadra na lista de profissões reglementadas na França.

Estudar na França

Se você mora no Brasil e deseja estudar na França, o seu processo de candidatura aos estabelecimentos de ensino superior na França deve ser feito pelo Campus France. Ao enviar a sua candidatura para continuar os seus estudos na França os estabelecimentos de ensino podem pedir a validação de diploma emitida pelo ERIC-NARIC. No entanto, existem estabelecimentos que exigem apenas a tradução juramentada do histórico escolar junto com o diploma.

Por isso, antes de quelquer coisa é essencial pesquisar exatamente o que a instituição que você está interessado pede como documento. Prepare o seu dossiê de inscrição às universidades francesas redigindo uma boa carta de motivação.


Você também pode se interessar...

2 comentários

Eliane 30 junho 2021 - 7:02

Obrigada por esse post, Suellen. Eu só fiquei com dúvida sobre o trabalho no caso da profissão regulamentada, pois não ficou muito claro no meu entendimento. Sou farmacêutica e vi no site que essa profissão é regulamentada na França. Eu preciso validar o diploma ou não para conseguir um emprego na minha área. Obrigada desde já. Eliane.

Reply
Suellen Kyl 1 julho 2021 - 23:30

Olá Eliane,
No caso de profissões regulamentadas, a validação de diploma através do ERIC NARIC não é possível. Na área da saúde geralmente é necessário fazer alguns anos de estudo para se adequar às especificidades na França e também provar um nível de proficiência da língua. Desta forma, você obtém um diploma francês podendo exercer a profissão.
Um abraço

Reply

Deixe um Comentário 🙂