Entrada da Universidade Paris nanterre
Home Estudar no ExteriorEstudar na EuropaEstudar na França Universidade Paris Nanterre: Inscrições, cursos e informações

Universidade Paris Nanterre: Inscrições, cursos e informações

by Suellen Kyl
Atualizado em 3 julho 2022 por Suellen Kyl

A Universidade Paris Nanterre (Université Paris Nanterre) é uma das universidades públicas de Paris. Situada à oeste de Paris, fica próxima ao distrito financeiro de La Défense, na cidade de Nanterre. Em relação à Paris, Nanterre fica a 15 km do centro de Paris que é facilmente acessível através do transporte público.

Por ser conhecida como uma cidade universitária, Nanterre abriga estudantes do mundo todo. O ambiente no oeste de Paris é calmo, sem deixar de lado a correria da metrópole parisiense.

Venha saber tudo o que você precisa saber sobre a Universidade Paris Nanterre e estudos na França. Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

História da Universidade Paris Nanterre

Com mais de 50 anos de história, a Universidade de Paris Nanterre já passou por diversas transformações. Especialmente em relação ao seu nome. Antigamente era conhecida pelo nome de Paris X, fazendo referência a divisão da Sorbonne que deu origem às 13 universidades públicas de Paris.

Em 2008, seu nome mudou para Université Paris Ouest Nanterre La Défense. Um nome bastante grande mas que visava localizar melhor através do seu nome para torná-la mais conhecida.

Já em 2016, com a reestruturação das universidades públicas de Paris, seu nome assim como o seu logo mudaram. Ela se tornou Université Paris Nanterre.

O seu campus principal está localizado na cidade de Nanterre, no oeste de Paris. Mas existem também ramificações em Saint-Cloud, Ville d’Avray e La Défense. Todas elas localizadas também no oeste parisiense.

Podemos encontrar no seu corpo docente 2mil professores-pesquisadores e mais de 33mil estudantes repartidos em diversas áreas de estudo. Destes, cerca de 17% são estudantes internacionais. Todos os anos, cerca de 8mil diplomas são concluídos em mais de 268 cursos diferentes.

Quais são as universidades públicas de Paris?

Antigamente as universidades públicas de Paris eram conhecidas por números indo da Paris I à Paris XIII. Hoje em dia já não se fala nas treze universidades públicas de Paris, mas apenas como universidades de Paris. Elas tem cada uma o seu nome e algumas fusionaram entre si para melhorar a qualidade de ensino e melhorar a estrutura.

A universidade de Paris Nanterre tem hoje o segundo maior campus entre as universidades de Paris.

Cursos da Universidade Paris Nanterre

Os cursos oferecidos pela Universidade Paris Nanterre são variados, cobrindo diversas áreas de estudo. Por exemplo, podemos encontrar cursos na área de letras, artes, línguas, direito, economia, administração, ciências, tecnologia, saúde, atividades físicas e esportes e também ciências humanas e sociais.

Para conhecer todos os cursos oferecidos em cada área de formação, confira o catálogo de cursos por áreas no site oficial.

Níveis de diploma oferecidos

Os níveis de diploma universitário que uma pessoa pode ter na França vão depender da área de estudo e o quais são as suas ambições profissionais. Certas áeras vai requerer mais anos de estudo ou uma formação específica. Já outras áreas são mais práticas do que teóricas e exigem menos anos de estudo.

O nível do diploma também pode dar acesso à cargos de responsabilidade mais facilmente. Ou até mesmo ser uma exigência para ocupar certos cargos em determinadas empresas. Por isso, se o seu objetivo é construir a sua vida profissional na França, uma dica é pesquisar sobre a profissão que você deseja seguir. Assim você evitará de perder tempo estudando algo que não será realmente útil na sua carreira e poderá focar melhor nos seus objetivos.

Níveis de diplomas na Universidade de Paris Nanterre:

  • Capacité en droit
  • DAEU (diploma d’accès aux études universitaires)
  • DU (diplome d’université)
  • Licence LMD
  • Licence professionnelle
  • Licence professionnelle BUT/DUT (bachelor universitaire de technologie)
  • Master LMD

Faça um orçamento online em menos de 1 minuto para as suas traduções com a Yellowling, a maior plataforma de traduções da América Latina. Lá você pode fazer:

  • Traduções juramentadas
  • Traduções técnicas
  • Traduções certificadas

É rápido, seguro, 100% online e você pode acompanhar todo o processo através do portal do cliente.

>> Faça agora mesmo o seu orçamento <<

Qualidade do ensino das universidades públicas de Paris

Mesmo não se classificando no topo da lista das melhores universidades da França. a universidade Paris Nanterre é a sétima mais popular entre os estudantes. Certos programas como a pós-graduação em direito e administração e parcerias com algumas Grandes Écoles são bastante competitivos e renomados.

Alguns franceses famosos como o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy e o atual presidente da França Emmanuel Macron já estudaram nessa universidade.

Em relação à qualidade do ensino, ela é satisfatória. Ao concluir um curso, o diploma é reconhecido no mercado de trabalho francês e a inserção profissional vai depender da área e do sucesso nas entrevistas próprias ao candidato.

Como se inscrever em uma universidade em Paris

Para estudar na França, é preciso seguir todas as etapas que são exigidas pelo Campus France caso você esteja morando no Brasil. Ao passar pelo Campus France, você será guiado por todas as etapas de inscrição até o pedido do visto de estudante, essencial para poder morar na França como estudante.

Primeiro você deve escolher a área de estudo e o nível de diploma que deseja fazer. Depois, você deve conferir no site as ofertas de cursos disponíveis e as exigências para o ingresso. Ao ter todas essas informações em mãos, você deve começar a sua inscrição no Campus France.

Caso você esteja na França, a candidatura é feita diretamente com a universidade. Depois de enviar a sua candidatura com suas informações pessoais e uma carta de motivação, você será convocado para uma entrevista. Somente um tempo depois é que as respostas para as candidaturas chegam e você recebe uma confirmação que lhe dá direito à se inscrever na universidade.

Saiba como se inscrever em universidade na França nesse passo a passo preparado especialmente para não deixar nenhuma dúvida.

Quanto custa estudar na Universidade Paris Nanterre

Em 2019, as taxas de inscrição nos estabelecimentos de ensino superior na França sofreram um aumento para os estudantes estrangeiros fora da União Européia. Portanto, essa medida foi contestada e boa parte dos estabelecimentos de ensino se recusaram a aplicar as novas taxas.

A Universidade Paris Nanterre é um desses estabelecimentos que continuam aplicando as taxas de inscrição sem diferenciação da origem do estudante. Sendo assim, as taxas são de:

  • 170 euros por ano para o bacharelado
  • 243 euros por ano para o mestrado

Além dessa taxa, uma contribuição de 92 euros deve ser paga no momento da inscrição. Essa taxa corresponde à contribuition vie étudiant de campus (CVEC).

Informações práticas

Endereço: 200 avenue de la République, 92001 Nanterre Cedex

Telefone: 01 40 97 72 00

Minha experiência de mestrado na Universidade Paris Nanterre

Fazer mestrado na Universidade Paris Nanterre foi uma boa experiência para mim. Apesar de toda apreensão que um estudante internacional tem, fui surpreendida pela forma como os professores, ou pelo menos a maioria dele lidava com os estudantes estrangeiros.

Estando inscrita em um curso no qual grande parte dos alunos era estrangeiro foi talvez um ponto positivo. A integração foi mais fácil e existia uma ajuda mútua pois todos sabiam das dificuldades de ser um estudante estrangeiro.

Claro que existiram momentos negativos como em qualquer experiência, mas esses momentos não apagaram a beleza dos bons momentos. E se fosse para fazer tudo novamente, eu faria com certeza!

Venha conferir como foi a minha vida de estudante na França:

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂