A vida de um estudante de mestrado na França
Home Estudar no ExteriorEstudar na Europa A vida de um estudante de mestrado na França

A vida de um estudante de mestrado na França

by Suellen Kyl
Atualizado em 21 fevereiro 2024 por Suellen Kyl

Ser um estudante de mestrado na França é o sonho de muitos estudantes. Além da experiência de viver no exterior, um diploma estrangeiro é um diferencial cada vez mais procurado pelas empresas, que veem nesses jovens aventureiros um grande potencial para se adaptar a novos ambientes e superar grandes desafios. Mas para conquistar esse objetivo, é preciso empenhar-se e seguir uma rotina de determinação e força de vontade.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

estudante de mestrado na França

O processo de seleção do mestrado

Seja por bolsa ou por candidatura convencional, o processo de seleção já mostra que o caminho é árduo. As vagas, principalmente nas Universidade públicas em Paris são limitadas e disputadas. Mas seja a universidade pública ou particular, o objetivo é sempre escolher os melhores perfis possíveis. E assim como você, outros tantos estrangeiros e franceses emprenham-se para mostrar o que tem de melhor. Por isso, é preciso caprichar e muito no seu dossiê!

A carta de motivação e o dossiê de candidatura

Não poupe tempo procurando modelos de cartas de motivação e peça opinião sobre o seu dossiê para alguém que fale francês num nível mais elevado que o seu. Não precisa estar tudo escrito impecavelmente, mas é necessário estar num nível correto de coerência para um mestrado.

A carta de motivação é o elemento chave da sua candidatura em um mestrado na França. É nela que você precisa reunir todos os motivos convincentes que tornam o seu dossiê mais interessante do que dos outros candidatos.

 

A língua francesa e a vida de estudante de mestrado na França

Sendo estrangeiro, os professores (nem todos) irão geralmente incentivar e corrigir sutilmente os erros de pronúncia e gramática na língua oral. Mas na escrita, é considerado um erro muito grave apresentar slides com erros de ortografia. Não tenha medo de pedir ajuda aos colegas franceses para ter certeza que tudo está nos conformes.

Faça bastante amigos e fale, sem medo de falar abobrinha. Sem falar você nunca vai aprender/ser corrigido e o seu nível de francês nunca vai melhorar.

As provas, as apresentações e a tese final

As provas, na sua maioria dissertativas, exigem bastante do seu nível de francês. As apresentações em sala de aula avaliam a sua capacidade de se exprimir e expor seu ponto de vista sobre variados temas. A sua tese final terá como base o seu estágio, que se você estiver em M2 será a porta de entrada para começar a sua carreira profissional.

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂