A vida de um estudante de mestrado na França

by Suellen Kyl

Ser um estudante de mestrado na França é o sonho de muitos estudantes. Além da experiência de viver no exterior, um diploma estrangeiro é um diferencial cada vez mais procurado pelas empresas, que veem nesses jovens aventureiros um grande potencial para se adaptar a novos ambientes e superar grandes desafios. Mas para conquistar esse objetivo, é preciso empenhar-se e seguir uma rotina de determinação e força de vontade.

estudante de mestrado na França

O processo de seleção do mestrado

Seja por bolsa ou por candidatura convencional, o processo de seleção já mostra que o caminho é árduo. As vagas, principalmente nas Universidade públicas em Paris são limitadas e disputadas. Mas seja a universidade pública ou particular, o objetivo é sempre escolher os melhores perfis possíveis. E assim como você, outros tantos estrangeiros e franceses emprenham-se para mostrar o que tem de melhor. Por isso, é preciso caprichar e muito no seu dossiê!

A carta de motivação e o dossiê de candidatura

Não poupe tempo procurando modelos de cartas de motivação e peça opinião sobre o seu dossiê para alguém que fale francês num nível mais elevado que o seu. Não precisa estar tudo escrito impecavelmente, mas é necessário estar num nível correto de coerência para um mestrado.

A carta de motivação é o elemento chave da sua candidatura em um mestrado na França. É nela que você precisa reunir todos os motivos convincentes que tornam o seu dossiê mais interessante do que dos outros candidatos.

A língua francesa e a vida de estudante de mestrado na França

Sendo estrangeiro, os professores (nem todos) irão geralmente incentivar e corrigir sutilmente os erros de pronúncia e gramática na língua oral. Mas na escrita, é considerado um erro muito grave apresentar slides com erros de ortografia. Não tenha medo de pedir ajuda aos colegas franceses para ter certeza que tudo está nos conformes.

Faça bastante amigos e fale, sem medo de falar abobrinha. Sem falar você nunca vai aprender/ser corrigido e o seu nível de francês nunca vai melhorar.

As provas, as apresentações e a tese final

As provas, na sua maioria dissertativas, exigem bastante do seu nível de francês. As apresentações em sala de aula avaliam a sua capacidade de se exprimir e expor seu ponto de vista sobre variados temas. A sua tese final terá como base o seu estágio, que se você estiver em M2 será a porta de entrada para começar a sua carreira profissional.


Você também pode se interessar...

3 comentários

Bolsas de estudo abertas anualmente na Europa - Guia do Estrangeiro 16 março 2016 - 10:20

[…] Confira: A vida de um estudante de mestrado na França […]

Reply
Programas que oferecem bolsas de estudo para bacharelado no exterior - Guia do Estrangeiro 13 maio 2016 - 18:12

[…] Leia também: A vida de um estudante de mestrado na França […]

Reply
Decidi fazer o meu mestrado no exterior: e agora? - Guia do Estrangeiro 17 setembro 2016 - 17:48

[…] Leia também: A vida de um estudante de mestrado na França […]

Reply

Deixe um Comentário 🙂