Como se candidatar a um mestrado na França

by Patricia Alves

Fazer um mestrado na França é o sonho de muitos estudantes pelo mundo. As universidades francesas são referência no mundo pelo número de estudantes estrangeiros e por isso oferecem centenas de cursos e com valores acessíveis.

Por exemplo, o custo de uma pós-graduação (Master 1) em Paris custa em torno de 400 euros ao ano em uma das 13 universidades públicas de Paris. Vale lembrar que o processo que vamos descrever se aplica a quem já está na França. Muitas universidades exigem que o processo de candidatura seja feito pelo Campus France para os estrangeiros que não estejam morando na França. Conheça o passo a passo de como se candidatar no mestrado na França!

Fazer mestrado na França

O sistema de ensino superior francês é diferente do brasileiro. Na França, a graduação (L1+L2+L3), tem duração de 3 anos e depois tem o Master 1 e o Master 2. Se você concluiu uma graduação no Brasil (4 anos), na França seu diploma é considerado como o bac (vestibular/enem) + 4.

Isso quer dizer que você fez uma graduação e um Master 1 de acordo com o sistema de ensino superior francês. Se você não concluiu seu curso no Brasil e fez 3 anos de um total de 4, você pode se candidatar para o Master 1. Vale lembrar que cada universidade tem as suas particuliaridades e nem sempre a validação do diploma pode ocorrer.

Cursos de mestrado na França

Existem 13 universidades públicas em Paris e as inscrições para envio das candidaturas variam de universidade para universidade. Você precisa entrar no site de cada uma delas e pesquisar se tem o curso que você quer fazer.

Preste bastante atenção às datas e principalmente ao dia que começa e termina o envio e recebimento do dossiê de candidatura. Algumas universidades começam em fevereiro, março e vai até maio ou junho, outras começam um pouco mais tarde, em abril ou maio! Por isso é importante estar atento as datas. A mesma coisa serve para as universidades de outras cidades da França, como em Lyon, Nantes, Toulouse e todas as outras, até mesmo as universidades particulares.

Montando o dossiê de candidatura

Depois de escolher o curso, entre no site da universidade e crie seu espaço do candidato. Preencha todas as informações e se candidate aos cursos escolhidos. Depois, faça o download do dossiê que a universidade disponibiliza. No dossiê consta todos os documentos necessários para a sua candidatura. Organize todos os documento e envie o dossiê para as universidades. Algumas pode-se fazer online (é só escanear os documentos em PDF e anexar no seu espaço) mas algumas ainda preferem receber o dossiê de candidatura por correio.

Confira para ter certeza de que não falta nenhum documento. Dossiês incompletos são automaticamente rejeitados.

Documentos necessários para o mestrado na França

Cada universidade tem sua organização, e o dossiê varia um pouco, é necessário verificar todas as informações no site da universidade. A maioria pede:

  • Carta de motivação
  • CV
  • Teste de francês para os estrangeiros que pode ser o TCF, DALF, DELF
  • Traduções juramentadas do seu diploma e do seu histórico. Ou caso você tenha feito 3 anos de curso no Brasil você traduz o histórico escolar.
  • Algumas universidades também pedem o histórico do ensino médio

Quantos cursos se candidatar?

Você pode se candidatar a vários cursos ao mesmo tempo. Algumas universidades são no máximo 3, em outras pode ser 4, isso varia. Você também pode se inscrever em várias universidades diferentes. Isso porque a concorrência é grande, então quanto mais candidaturas você enviar, mais chances de ser aceito em alguma delas você tem.

Resultado das candidaturas

As universidades sempre informam o dia que começarão a enviar a resposta das candidaturas. Você receberá um e-mail e em seguida uma carta informando se foi aceito ou não. Algumas podem convocar o candidato para uma entrevista antes de dar a resposta final. Isso acontece mais para quem se candidata ao master 2.

Aceitação no mestrado

Quando você for aceito, é só esperar o dia que começa as inscrições do seu curso e ir na universidade finalizar a inscrição. O ano letivo na França começa em setembro. Se você estiver no Brasil é necessário entrar em contato com o Campus France e fazer todo o processo com eles. 

Não se desespere, pode parecer um pouco complicado, mas não é um bicho de sete cabeças. Boa sorte!! 🙂

Atualizado em 28/10/2020

10 comentários
0

Você também pode se interessar...

10 comentários

É POSSÍVEL ESTUDAR NA EUROPA PAGANDO POUCO? | Não siga um roteiro, siga seus sonhos. 30 novembro 2015 - 19:51

[…] Confira: Como se candidatar para um mestrado na França […]

Reply
Helga 23 janeiro 2016 - 4:39

Muito útil ??

Reply
Patricia Alves 13 março 2016 - 10:05

Obrigada Helga! Fico feliz de poder ajudar 🙂 abraço!

Reply
Helga 23 janeiro 2016 - 4:41

Muito útil

Reply
Bolsas de estudo abertas anualmente na Europa - Guia do Estrangeiro 16 março 2016 - 10:17

[…] Leia também: O que fazer para se candidatar a um mestrado na França […]

Reply
Nascimento Andréia 10 janeiro 2018 - 9:06

Olá, eu estudei 4 anos no Brasil, mas na França consideraram que meu diploma é Bac+3. Que estranho.

Reply
Suellen Kyl 13 janeiro 2018 - 18:00

Olá Andréia,

Depende da carga horária do seu curso no Brasil e também da área. Nem sempre a equivalência de 4 anos de estudo no Brasil correspodem ao bac +4.

Um abraço

Reply
Aline Dantas 14 dezembro 2020 - 20:11

Olá Patrícia,

Gostaria muito de conseguir seu email, preciso de ajuda em relação a minha inscrição para o mestrado.

Reply
Suellen Kyl 29 janeiro 2021 - 10:08

Olá Aline,
Você pode enviar as suas dúvidas para [email protected]
Um abraço

Reply

Deixe um Comentário 🙂