Como se candidatar a um mestrado na França

by Suellen Kyl

Fazer um mestrado na França é o sonho de muitos estudantes pelo mundo. As universidades francesas são referência no mundo pelo número de estudantes estrangeiros e por isso oferecem centenas de cursos e com valores acessíveis.

Vale lembrar que o processo de candidatura difere se você já estiver na França ou se você estiver no Brasil. Vamos descrever ambos os processos, então fique atento para qual se aplica ao seu caso. Se estiver no Brasil, o processo de candidatura deve ser feito pelo Campus France.

Caso esteja morando em outro país, confira certinho se o processo pelo Campus France não é requerido. Conheça o passo a passo de como se candidatar no mestrado na França!

mestrado na França

Fazer mestrado na França

O sistema de ensino superior francês é diferente do brasileiro. Na França, a graduação (L1+L2+L3), tem duração de 3 anos e depois tem o Master 1 e o Master 2. Se você concluiu uma graduação no Brasil (4 anos), na França seu diploma pode ser considerado como bac + 4 (4 anos de estudos superiores depois do ensino médio).

Isso quer dizer que você fez uma graduação e um Master 1 de acordo com o sistema de ensino superior francês. Se você não concluiu seu curso no Brasil e fez 3 anos de um total de 4, você pode se candidatar para o Master 1. Vale lembrar que cada universidade tem as suas particuliaridades e nem sempre a validação do diploma pode ocorrer. Em certos casos, pode ser necessária uma validação de diploma de um orgão francês.

Cursos de mestrado na França

Existem várias universidades públicas em Paris e as inscrições para envio das candidaturas variam de universidade para universidade. Você precisa entrar no site de cada uma delas e pesquisar se tem o curso que você quer fazer e os pré-requisitos necessários.

Preste bastante atenção às datas e principalmente ao dia que começa e termina o envio e recebimento do dossiê de candidatura. Algumas universidades começam em fevereiro, março e vai até maio ou junho, outras começam um pouco mais tarde, em abril ou maio! Por isso é importante estar atento as datas.

A mesma coisa serve para as universidades de outras cidades da França, como em Lyon, Nantes, Toulouse e todas as outras, até mesmo as universidades particulares.

Candidatura ao mestrado na França estando no Brasil – processo pelo Campus France

Depois de ter identificado os cursos e as instituições que você deseja se inscrever, é hora de começar o seu dossiê. Saiba que para o mestrado são aceitos até 7 candidaturas que devem ser classificadas em ordem de prioridade. Lembre-se que os cursos devem estar alinhados com o seu projeto profissional.

Verifique todos os documentos exigidos pela instituição para efetuar a sua candidatura e não esqueça das traduções juramentadas. Em seguida, cada candidatura deve ser acompanhada por uma pequena carta de motivação com até 1500 caracteres e do seu teste de francês. Lembre-se que os testes aceitos são o DELF, DALF ou o TCF.

Após a criação do dossiê, é hora de enviá-lo. Nesse momento você deve pagar a taxa de candidatura ao Campus France que é de R$520,00. Após o pagamento da taxa, a sua entrevista presencial com o Campus France será agendada. Somente depois que a entrevista com o Campus for feita e validada é que a sua candidatura é envia às instituições.

Documentos exigidos para o mestrado na França

  • RG ou passaporte
  • Currículo em francês
  • Diploma ou atestado de conclusão e sua tradução juramentada
  • Histórico de notas e sua tradução juramentada
  • Atestado ou diploma de proficiência em francês com prova facultativa de expressão escrita. Caso o curso seja ministrado em inglês, verifique se um outro teste de proficiência é exigido (TOEFL por exemplo).

Resultado das candidaturas

A comunicação com as intituições é feita dentro da própria plataforma. Você recebrá um e-mail informando se a sua candidatura foi aceita ou se foi rejeitada.

Pedido de visto de estudante

Após receber o aceite de uma instituição e validá-lo definitivamente, você deve começar o processo de pedido de visto de estudante com o consulado. Não se preocupe pois o Campus France enviará todas as informações que você precisa para fazer o pedido de visto. É possível conferir os documentos necessários acessando o site do consulado da sua jurisdição.

Candidatura ao mestrado na França estando na França

Depois de escolher o curso, entre no site da universidade e crie seu espaço do candidato. Preencha todas as informações e se candidate aos cursos escolhidos. Depois, faça o download do dossiê que a universidade disponibiliza. No dossiê consta todos os documentos necessários para a sua candidatura. Organize todos os documento e envie o dossiê para as universidades. Algumas pode-se fazer online (é só escanear os documentos em PDF e anexar no seu espaço) mas algumas ainda preferem receber o dossiê de candidatura por correio.

Confira para ter certeza de que não falta nenhum documento. Dossiês incompletos são automaticamente rejeitados.

Documentos necessários para o mestrado na França

Cada universidade tem sua organização, e o dossiê varia um pouco, é necessário verificar todas as informações no site da universidade. A maioria pede:

  • Carta de motivação
  • CV em francês
  • Teste de francês para os estrangeiros que pode ser o TCF, DALF, DELF
  • Traduções juramentadas do seu diploma e do seu histórico. Ou caso você tenha feito 3 anos de curso no Brasil você traduz o histórico escolar.
  • Algumas universidades também pedem o histórico do ensino médio

Quantos cursos se candidatar?

Você pode se candidatar a vários cursos ao mesmo tempo. Algumas universidades são no máximo 3, em outras pode ser 4, isso varia. Você também pode se inscrever em várias universidades diferentes. Isso porque a concorrência é grande, então quanto mais candidaturas você enviar, mais chances de ser aceito em alguma delas você tem.

Resultado das candidaturas

As universidades sempre informam o dia que começarão a enviar a resposta das candidaturas. Você receberá um e-mail e em seguida uma carta informando se foi aceito ou não. Algumas podem convocar o candidato para uma entrevista antes de dar a resposta final. Isso acontece mais para quem se candidata ao master 2.

Aceitação no mestrado

Quando você for aceito, é só esperar o dia que começa as inscrições do seu curso e ir na universidade finalizar a inscrição. O ano letivo na França começa em setembro. Conheça mais sobre o ano letivo do ensino superior na França.


10 comentários
0

Você também pode se interessar...

10 comentários

É POSSÍVEL ESTUDAR NA EUROPA PAGANDO POUCO? | Não siga um roteiro, siga seus sonhos. 30 novembro 2015 - 19:51

[…] Confira: Como se candidatar para um mestrado na França […]

Reply
Helga 23 janeiro 2016 - 4:39

Muito útil ??

Reply
Patricia Alves 13 março 2016 - 10:05

Obrigada Helga! Fico feliz de poder ajudar 🙂 abraço!

Reply
Helga 23 janeiro 2016 - 4:41

Muito útil

Reply
Bolsas de estudo abertas anualmente na Europa - Guia do Estrangeiro 16 março 2016 - 10:17

[…] Leia também: O que fazer para se candidatar a um mestrado na França […]

Reply
Nascimento Andréia 10 janeiro 2018 - 9:06

Olá, eu estudei 4 anos no Brasil, mas na França consideraram que meu diploma é Bac+3. Que estranho.

Reply
Suellen Kyl 13 janeiro 2018 - 18:00

Olá Andréia,

Depende da carga horária do seu curso no Brasil e também da área. Nem sempre a equivalência de 4 anos de estudo no Brasil correspodem ao bac +4.

Um abraço

Reply
Aline Dantas 14 dezembro 2020 - 20:11

Olá Patrícia,

Gostaria muito de conseguir seu email, preciso de ajuda em relação a minha inscrição para o mestrado.

Reply
Suellen Kyl 29 janeiro 2021 - 10:08

Olá Aline,
Você pode enviar as suas dúvidas para [email protected]
Um abraço

Reply

Deixe um Comentário 🙂