Estudante do ensino superior na França segurando livros
Home Estudar no ExteriorEstudar na Europa Como funciona o ensino superior na França

Como funciona o ensino superior na França

by Suellen Kyl
Atualizado em 3 outubro 2024 por Suellen Kyl

O ensino superior na França começa após o baccalauréat que é o equivalente ao Enem no Brasil e é organizado em torno de três níveis: licença, mestrado e doutorado. Esta organização é conhecida como LMD (Licence/ Master/ Doctorat). Ela aumenta a mobilidade de estudantes da comunidade européia entre disciplinas e entre formação profissional geral.

Conheça as diferenças entre as universidades públicas e privadas na França e também as opções de universidades públicas em Paris.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

O que é o Baccalauréat (le baccalauréat)?

Criado em 1808, o baccalauréat é um diploma recebido através de um exame no fim do ensino médio (como o Enem no Brasil). O baccalauréat dá acesso ao ensino superior na França, então ser aprovado nesse exame é condição indispensável para poder se inscrever em um estabelecimento de ensino superior na França.

Existem três tipos de diplomas: o baccalauréat général, o baccalauréat technologique e o baccalauréat professionnel. Existem ramificações dentro de cada um desses tipos de diplomas para áreas mais específicas. O exame é composto de nove à dez provas obrigatórias orais e escritas e também algumas provas facultativas.

Os candidatos podem receber uma das três menções dependendo da média alcançada: assez bien para uma média entre 12 e 14, bien entre 14 e 16 e très bien acima de 16 (lembrando que as notas vão de 0 à 20).

Estudante do ensino superior na França segurando livros

Foto: Pexels por Andrea Piacquadio

A licenciatura (la licence)

Os três primeiros anos de estudos são chamados de licence e classificados como bac+1, bac+2 e bac+3, respectivamente. Eles representam os anos de estudos efetuados após a conclusão do ensino médio. Outros tipos de diploma de nível técnico podem dar ao estudante um diploma de um bac+1 ou +2 e ser validados mais tarde, caso o estudante decida entrar em um curso de nível universitário.

Para ingressar no mestrado (M1) é necessário ter completado com sucesso 3 anos de licence (bac+3).

O mestrado (le master)

Os dois últimos anos de estudos universitários são divididos em master 1 (M1) ou master 2 (M2). Eles garantem a obtenção de um diploma bac+4 e bac+5 respectivamente e são divididos em dois tipos: master professionnel e master recherche. Para aumentar as chances de ser admitido, é preciso redigir uma boa carta de motivação.

O master recheche é dirigido para quem desejar continuar seus estudos no nível de doutorado. Ele é focado em pesquisas e altamente teórico.

O master professionnel é indicado para quem desejar se especializar em determinado segmento da sua área de estudos. Ele é composto de muita prática, com pelo menos 6 meses de estágio obrigatório para a sua conclusão. É possível começar com um master recherche no primeiro ano e trocar para um master professionnel no segundo ano e vice-versa. A conclusão de um master professionnel não dá acesso ao doutorado.

ensino superior na França

Validação de diploma na França

Se você possui um diploma universitário de 4 anos no Brasil e quiser se candidatar a um mestrado na França, é possível uma validação por parte da universidade ou através do centro Eric-Naric que realiza a validação de diplomas estrangeiros e que poderá garantir o acesso direto a um M2. Sendo assim, o seu 4º ano de estudos no Brasil será considerado como um M1. A validação de diploma não é obrigatória e alguns estabelecimentos não exigem este documento.

O diploma de conclusão do mestrado em M2 é dado após o candidato ter completado no mínimo 120 créditos após a licence. A formação contém aulas teóricas e práticas, um estágio de conclusão de estudos e a redação de um trabalho de conclusão de curso (mémoire) que pode ou não ser apresentado e defendido perante um júri (vai depender do curso, alguns exigem apenas o documento escrito).

O mestrado é considerado como uma qualificação de alto nível, exigida no mercado de trabalho para exercer inúmeras profissões. É possível até mesmo ser contratado e trabalhar na França ao final do seu mestrado.

O doutorado (le doctorat)

Após o mestrado, os alunos podem se inscrever para fazer doutorado. Todos os estudantes titulares de um diploma de mestrado (M2) podem se candidatar para um doutorado, tendo concluído um mestrado do tipo master recherche ou ter concluído uma école d’ingénieur ou école de commerce que confira o grau de Mestre.
A duração da preparação do doutorado é geralmente de três anos (que corresponde a 8 anos de estudo ou bac +8).

O doutorado é composto de atividades práticas e teóricas e da elaboração de uma tese de no mínimo 200 páginas. Esta tese deve ser apresentada perante um júri que vai avaliar o conteúdo da tese e capacidade de expressão oral do candidato. A apresentação da tese de doutorado é aberta ao público.

O ano letivo para o ensino superior na França

Os cursos universitários são organizados em semestres. Diferentemente das escolas, cada estabelecimento de ensino superior na França é livre para escolher as datas de início e fim do ano letivo. O ano letivo na França é dividido em dois semestres, geralmente distribuídos da seguinte forma:

  • Primeiro semestre: do início de outubro ao final de janeiro
  • Segundo semestre: do início de fevereiro ao final de maio

Os períodos de provas são no final de cada semestre. Em setembro, a rattrapage ou exame final, para aqueles que não conseguiram obter a média, ocorre geralmente entre a 2ª e 3ª semana do mês.

Calendário das férias do ensino superior na França

As férias universitárias podem variar de acordo com o estabelecimento de ensino, mas são distribuídas ao longo do ano da seguinte forma:

  • 1 semana no final de outubro (Toussaint)
  • 2 semanas entre o natal e o ano novo
  • 1 semana no final de fevereiro (férias de inverno)
  • 2 semanas nos meados de abril (férias da primavera)

 

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

24 comentários

Fernando 6 de agosto de 2017 - 3:23

Boa noite Suellen.
Uma vez eu ouvi um professor de história dizer que, na França tu pagas pela faculdade caso a pessoa tenha renda pra isso. Mesmo que ela seja pública.
Isso é verdade?

Reply
Suellen Kyl 13 de agosto de 2017 - 18:10

Boa noite Fernando,

O preço é o mesmo para todos. O que pode acontecer é de receber uma ajuda de custo caso a pessoa tenha uma renda muito baixa.
Cada universidade tem o seu processo, é dificil dizer que o mesmo se aplica à todas.
Um abraço

Reply
Pam 26 de janeiro de 2018 - 11:58

Olá Suellen. Eu quero fazer a licenciatura em França. Consegues me indicar alguma universidade c residência universitária? Obrigada

Reply
Suellen Kyl 29 de janeiro de 2018 - 16:03

Olá Pam,
Em que região da França você está interessada? Existem outros tipos de lojamentos para estudantes que não se situam dentro da universidade.
Um abraço

Reply
Jaque 24 de março de 2018 - 17:45

Boa trade Suellen,

Eu conclui o curso superior de tecnologia na Fatec em 3 anos, para estudar na França eu teria que fazer o licence ou o master 1?

Obrigada

Reply
Suellen Kyl 26 de março de 2018 - 12:51

Olá Jaque,
O ideal é fazer uma equivalência de diploma para ver se as aulas e a carga horária se encaixam e dão direito à ingressar diretamente no master 1. Depende muito da àrea e da carga horária. Você pode conferir como fazer esse procedimento no site http://www.ciep.fr/enic-naric-france
Um abraço

Reply
Cláudia 20 de abril de 2018 - 19:08

Boa tarde Suellen,

No caso de uma licenciatura pré-Bolonha em Portugal (informática de gestão), de 5 anos, que equivalência ao sistema francês posso colocar no cv?
Obrigada

Reply
Suellen Kyl 23 de abril de 2018 - 14:27

Olá Cláudia,
Para ter certeza, é preciso fazer a equivalência de diplomas. Senão, olhando só pela duração do curso ele seria equivalente ao bac+5.
Um abraço

Reply
Alex dos Reis de Souza 26 de maio de 2018 - 0:21

Oi, Suellen, tudo bem?
O diploma de engenheiro no Brasil conta também como um diplôme d’ingénieur na França ou tem equivalência? Algumas pessoas já me disseram sobre essa possibilidade e eu gostaria de fazer doutorado lá assim que concluir meu cursom
Muito obrigado desde já,
Alex

Reply
Louize 31 de janeiro de 2019 - 14:04

Olá,
Eu gostaria de saber se o tempo de cada curso na França é o mesmo que no Brasil?

Reply
Claudia Santana Machado 20 de maio de 2019 - 17:39

Olá! 😀

Gostaria de saber a equivalência do niveau DUT se comparado ao Brasil. Desde já agradeço!

Reply
Ana José 5 de agosto de 2019 - 21:17

Olá,
Gostaria de saber mais informações a propósito das faculdades de França uma vez que pretendo frequentar o ensino superior no ano que vem. Queria saber se o sistema de ensino é igual ao de Portugal. Não consegui encontrar a nota do último colocado nem,os critérios que cada faculdade tem no peso das disciplinas, nem as provas de ingresso.
Por favor ajudem me…

Reply
Ananda 25 de maio de 2020 - 13:19

Olá!
Então eu te ho dúvida a respeito do bac, eu acabei meu ensino médio no Brasil e não fiz o Enem, acabei me inscrevendo numa escola de Design gráfico e artes aplicadas e optei pela prepa ao invés de começar o 1 ano, o que poderia equivaler ao bac? Eu devo fazer alguma prova caso eu queira continuar os anos posteriores?

Reply
Suellen Kyl 17 de setembro de 2020 - 23:19

Olá Ananda,
Você tem o seu certificado de conclusão do ensino médio?
Um abraço

Reply
Gislaine 28 de janeiro de 2021 - 10:29

Ola Suellen, agradeço seu texto muito esclarecedor. Então para quem não fez o Enem, somente o certificado de conclusão é valido.
Agradeço,

Reply
Suellen Kyl 29 de janeiro de 2021 - 10:25

Olá Gislaine,
É necessário o Enem para se candidatar a uma universidade francesa.
Um abraço

Reply
Vinicius Chiara 29 de setembro de 2020 - 16:31

Olá,
Então eu estudo economia no Brasil. Se eu terminar a graduação aqui e me candidatar as master (profissional), eu terei o Bac+5? Estava olhando algumas vagas por curiosidade e algumas pediam.

Reply
Suellen Kyl 3 de outubro de 2020 - 16:30

Olá Vinicius,
Tudo depende da grade curricular do seu curso, do master que você deseja fazer e da universidade. Você pode fazer uma equivalência do seu diploma através do Eric Naric e apresentar à universidade. Cabe a eles decidirem. O curso de economia no Brasil não é de 4 anos? Se for, você pode ter o Bac +4.
Um abraço

Reply
Flavia Martins 12 de novembro de 2020 - 23:41

Olá Suellen!
Poderia me informar como seria um Técnico Profissional Superior tirado em Portugal (já dentro de Bolonha), se enquadra numa das 3 primeiras bac’s? Pois o curso que me interesso é L2. Obrigada

Reply
Suellen Kyl 23 de novembro de 2020 - 15:04

Olá Flávia,
Tudo depende da grade do curso que você fez, tem que ver com a faculdade se eles aceitam como L2. O técnico profissional tinha quantos anos de duração?
Um abraço

Reply
Beatriz 27 de agosto de 2021 - 14:10

Olá Suellen, tudo bom?
Para quem quer entrar em um curso direto do ensino médio, faz o bac ou “traduz” as notas do enem?
Obrigada

Reply
Suellen Kyl 29 de agosto de 2021 - 21:44

Olá Beatriz,
Usa-se a as notas do Enem.
Um abraço

Reply
Fernanda 12 de outubro de 2022 - 8:05

Olá Suellen, você poderia me falar se a Ecole Intuito Lab é universidade? Vi que tem aqui no Brasil e gostaria de saber o que ela é na França. Sabe como faço para avaliar a qualidade desta instituição?

Reply
Suellen Kyl 6 de dezembro de 2022 - 11:03

Olá Fernanda,
Pelo que eu pude ver não seria uma universidade, mas uma instituição que proporciona especializações em áreas específicas para quem já tem um diploma.

Reply

Deixe um Comentário 🙂