Guia de intercâmbios: como escolher o seu

by Suellen Kyl

Quer fazer um intercâmbio mas está em dúvida qual opção é mais indicada para você? Pensando nisso o Guia do Estrangeiro criou um guia de intercâmbios com os principais programas nos Estados Unidos e Europa para que você possa estudar melhor as suas possibilidades. Saiba que existem os mais variados tipos de intercâmbios para todos os bolsos e todas as idades. Por isso, nosso guia de intercâmbios está dividido em: intercâmbios para crianças e adolescentes, intercâmbios para jovens e intercâmbios no ensino superior. Pronto para escolher o seu destino?

guia de intercâmbios

Como escolher o intercâmbio ideal?

Depois de tomar a decisão por fazer um intercâmbio, é hora de passar para a segunda fase: a escolha do intercâmbio. Diante de todas as opções possíveis, fica difícil saber qual programa escolher. Porém, ao levar em conta alguns detalhes essenciais, as opções de intercâmbio diminuem e fica mais fácil escolher a opção que mais se encaixa com o seu perfil. Esses detalhes são:

  • Idade: Os intercâmbios são divididos em faixas etárias e dependendo da idade, alguns não são mais possíveis.
  • País: Certos programas de intercâmbio são específicos a certos países.
  • Preço: Existem intercâmbios dos mais variados preços, por isso você deve saber quanto está disposto a pagar.

A flexibilidade é uma característica que já começamos a treinar logo ao escolher o tipo de intercâmbio. Pois nem sempre é possível fazer realmente aquele programa que tanto sonhamos, porém é necessário levar em consideração as outras opções. Preparado para conhecer as opções no nosso guia de intercâmbios?

Guia de intercâmbios para crianças e adolescentes

Intercâmbios de curta duração

Existem programas de intercâmbio para crianças a partir de 10 anos, que consistem em viagens em grupo para conhecer um determinado país, cultura local e idioma. Esse tipo de programa é oferecido por agências especializadas em intercâmbios e todo o acompanhamento é feito pela agência.

  • Duração: Entre 2 e 4 semanas.
  • Preço: A partir de 15 000 reais.

Ensino médio no exterior (High School)

Fazer o ensino médio em uma escola no exterior é o sonho de muitos adolescentes. Este tipo de intercâmbio exige um excelente nível de inglês e uma boa capacidade de adaptação. Durante todo o período, o adolescente ficará hospedado na casa de uma família (host family) ou na própria escola quando esta oferece acomodações. A duração pode variar entre 6 meses e 1 ano (até mais dependendo do caso).

No entanto, é necessário ficar atento ao período de inscrições e também levar em consideração que o ano escolar no hemisfério norte começa em setembro. Sendo assim, um planejamento antecipado de quando, onde e como o intercâmbio será realizado. Os países mais procurados para fazer o ensino médio no exterior são: Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

  • Duração: Entre 6 meses e 1 ano.
  • Preço: A partir de 6 000 dólares o semestre (sem levar em consideração seguro viagem, passagens áereas, depesas com alimentação e visto).

Acampamento de verão (Summer Camp)

Uma opção para crianças e adolescentes que desejam melhorar o nível de inglês (ou outro idioma) e ter uma experiência diferente em outro país, é participar de um acampamento de verão. Esses acampamentos ocorrem durante as férias escolares no hemisfério norte entre os meses de junho e agosto. Estão inclusos no programa o curso, hospedagem e excursões.

  • Duração: Entre 2 e 8 semanas
  • Preço: Dependendo do país e da quantidade de semanas, um intercâmbio de 2 semanas pode custar em torno de 14 000 reais.

Guia de intercâmbios para jovens

Aprender um idioma e trabalhar

Aprender ou melhorar um idioma ao mesmo tempo que faz uma renda extra é uma opção para os jovens. Em determinados países, o visto de estudante de longa duração (mais de 6 meses) dá direito ao estudante de trabalhar para complementar a renda. Na Irlanda por exemplo, é possível fazer 6 meses de curso de inglês e ter 2 meses de férias. Já na Austrália e Nova Zelândia, a duração do curso também é de 6 meses com 1 mês de férias. Nesse tipo de intercâmbio não é necessário contratar uma agência.

  • Duração: 6 meses + 1 ou 2 meses de férias
  • Preço: Em torno de 40 000 reais

Dicas de livros para quem quer aprender um novo idioma


Au pair

Um dos intercâmbios mais acessíveis financeiramente é o au pair. Disponível em diversos países, o programa au pair é um dos mais procurados entre os jovens de 18 a 30 anos. Sendo um programa que exige um baixo investimento financeiro, ele acaba sendo o mais atrativo para quem não abre mão de ter a sua experiência no exterior.

Além de estudar, ser au pair também permite viajar e descobrir o país. Além de morar na casa de uma família local, o au pair trabalha cuidando das crianças e recebe por isso um certa quantia para gastos pessoais. Todos os gastos com acomodação e alimentação são cobertos pela família anfitriã. Vale lembrar que em certos países como os Estados Unidos, o processo de intercâmbio deve ser realizado através de uma agência.

  • Duração: Entre 1 e 2 anos.
  • Preço: Variável de acordo com o país. Entre 8 000 e 15 000 reais.

Work and travel

Esta é uma opção interessante para jovens universitários que desejam ter uma experiência diferente durante as férias. O work and travel dá a possibilidade de trabalhar e melhorar a sua proficiência no idioma por um curto período de tempo. Este programa é oferecido por agências de intercâmbio que trabalham com empresas parceiras para conseguir as vagas. Para conseguir a vaga, é preciso ser aprovado na entrevista com o empregador.

Diferentemente de outros programas, a hospedagem fica por conta do intercambista. Vale lembrar que parte do salário será consumida pela hospedagem, assim como outras despesas pessoais. Mas não se preocupe! Isso não significa que não sobrará dinheiro para viajar e se divertir. Tudo vai exigir um planejamento e jogo de cintura.

  • Duração: Entre 3 e 4 meses.
  • Preço: Em torno de 18 000 reais.

Visto férias-trabalho (Working holiday visa)

Uma forma de viajar ao mesmo tempo que ganha uma renda extra para bancar as despesas, é o visto férias-trabalho. Sendo assim, este tipo de visto é interessante para quem não tem muito dinheiro para investir em um intercâmbio. No entanto, é preciso comprovar renda e meios de subsistência para os primeiros meses. E também ser uma pessoa esforçada e dedicada para encontrar rapidamente um emprego para auxiliar nas despesas.

Vale ressaltar que este tipo de intercâmbio é possível para brasileiros apenas para os seguintes países: França, Alemanha e Nova Zelândia.

  • Duração: 1 ano
  • Preço: Variável dependendo do país de destino. Em torno de 18 000 reais levando em consideração passagens, meios de subsistência para os primeiros 4 meses e visto.

Guia de intercâmbios no ensino superior

guia de intercâmbios ensino superior

Graduação no exterior

Fazer um curso de graduação totalmente no exterior ou apenas certos períodos é possível e até mesmo bem acessível tendo um planejamento e um bom currículo. Porém, esta é uma decisão que deve ser muito bem pensada para evitar possíveis dores de cabeça. É comum o sonho de morar no exterior influenciar muito na decisão, mas esta não deve ser o único motivo pelo qual fazer uma graduação no exterior. Reflita também no seu futuro profissional, suas aspirações e o que uma graduação no exterior pode trazer de benéfico para o seu currículo e para o seu desenvolvimento pessoal.

Opções de graduação no exterior

Depois de escolher o país, é preciso estudar tudo sobre o processo de candidatura que pode variar muito de um país a outro. É possível fazer um curso de graduação no exterior logo depois de terminar o ensino médio ou até mesmo 1 ano depois de ter concluído os estudos (gap year).

O processo de admissão no exterior é muitas vezes bastante burocrático e leva em conta vários aspectos além de notas. Por exemplo, o perfil do candidato, a sua forma de se expressar, o seu projeto profissional são fatores que influenciam bastante na seleção dos candidatos. É possível se candidatar a bolsas de estudo como por exemplo o Erasmus Mundus na Europa.

Quanto custa uma graduação no exterior

A diferença de preços entre um país e outros varia bastante, além do peso de cada moeda. Montamos uma lista com os principais países e o valor médio da graduação em cada um deles. Os valores incluem unicamente a anuidade

  • Estados Unidos – 8 000 dólares anuais (em Community College) *
  • França – 2 770 euros anuais (em universidade pública)
  • Canadá – entre 20 000 e 30 000 CAD anuais
  • Austrália – entre 15 000 e 30 000 AUD anuais
  • Alemanha – em torno de 1 000 euros anuais (em universidade pública)
  • Reino Unido – entre 10 000 e 40 000 GBP anuais

* Preço médio podendo variar de acordo com o estado

Pós-graduação e mestrado no exterior

Uma pós-graduação ou mestrado no exterior pode ser uma boa oportunidade para dar um up no seu currículo e melhorar as suas chances no mercado de trabalho. Assim como é o caso da graduação, uma pós-graduação ou mestrado no exterior pode ter uma grande diferença de preços entre um país e outro

O preço médio nos principais países que acolhem o maior número de estudantes estrangeiros são:

  • Estados Unidos – entre 20 000 e 35 000 dólares anuais em média
  • França – 770 euros anuais em universidade pública
  • Canadá – em torno de 15 000 CAD anuais
  • Austrália – entre 14 000 e 37 000 AUD anuais
  • Alemanha – em torno de 20 000 euros anuais (se o diploma de graduação não foi emitido na alemanha)
  • Reino Unido – entre 10 000 e 21 000 GBP dependendo da área

Doutorado no exterior

Nem sempre o doutorado que você gostaria de fazer está disponível na sua região que você mora. Ou talvez você não tenha tido a oportunidade de fazer intercâmbio no exterior durante a graduação ou do mestrado. Então a hora é agora! Quer saber quanto custa um doutorado no exterior? Conheça alguns valores médios:

  • Estados Unidos – entre 28 000 e 40 000 dólares anuais
  • França – 380 euros anuais
  • Canadá – em torno de 6 000 CAD anuais
  • Austrália – entre 18 000 e 42 000 AUD anuais
  • Alemanha – 250 euros anuais
  • Reino Unido – entre 16 000 GBP e 24 000 GBP anuais

Gostou do nosso guia de intercâmbios? Tem alguma sugestão, quer ver outros programas de intercâmbio? Deixe um comentário 🙂


Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂