Como funciona o visto férias-trabalho na Alemanha

by Suellen Kyl

O visto férias-trabalho na Alemanha ou working holiday visa é uma oportunidade para os jovens de conhecerem e trabalharem na Alemanha. Esta é uma forma diferente de fazer um intercâmbio que pode trazer muitos benefícios na vida pessoal e profissional dos jovens. Além de passear e conhecer uma nova cultura e novos costumes, você também tem a oportunidade de conhecer o mercado de trabalho na Alemanha. Veja como funciona este tipo de visto e o que é preciso fazer para obtê-lo.

visto férias-trabalho na Alemanha

Como funciona o visto férias-trabalho na Alemanha

O visto férias-trabalho na Alemanha é aberto para jovens entre 18 e 30 anos que desejam conhecer a Alemanha. Este visto permite que o jovem trabalhe por até 6 meses em um mesmo emprego nos chamados empregos de férias (Ferienjobs). Esses empregos são em meio período para que o jovem possa aproveitar também o seu tempo passeando e conhecendo a cultura alemã.

Mesmo que o visto permita trabalhar, é importante ressaltar que o objetivo principal da viagem deve ser a de conhecer o país e a sua cultura. Sendo assim, trabalhar deve ser considerada apenas uma opção para ajudar a bancar os custos com hospedagem e alimentação.

Além disso, vale lembrar que este visto é emitido apenas no Brasil no limite de 1000 vistos por ano. O tempo de validação e emissão do visto é de 4 semanas.

É preciso saber falar alemão?

Ter um nível mínimo de alemão é recomendado para conseguir encontrar um emprego mais rápido. No entanto, nenhuma proficiência no idioma é exigida nos requisitos para emissão do visto.


Aprenda e melhore o seu alemão com os melhores livros da atualidade:


 

Porque conhecer a Alemanha

Além de ser um dos países mais importantes e ricos da Europa, a Alemanha é o mais populoso da Europa. É um país que tem uma grande influência política e a sua economia é a quarta maior do mundo. A culinária alemã é rica e diversificada

Mas se apesar de todos esses motivos você não estiver convencido, saiba que o visto férias-trabalho também existe para outros países. Quem sabe você não se identifica melhor em outro país?

Requisitos para requerer o visto férias-trabalho na Alemanha

  • Ter entre 18 e 30 anos
  • Não ter participado do programa antes
  • Ter como objetivo principal viajar e conhecer a Alemanha

Documentos necessários

  • Passaporte válido por mais de 90 dias após a data prevista de retorno
  • Duas fotos 3,4 x 4,5 com fundo claro
  • 2x formulários preenchidos “Requerimento de autorização de residência“.
  • Comprovação de renda para os 4 primeiros meses (subsistência e acomodação) de um total de 2200 euros através de um termo de compromisso financeiro
  • Seguro saúde e acidentes pessoais no valor mínimo de 30 000 euros válido por toda a permanência na Alemanha
  • Carta de motivação assinada
  • Currículo em formato tabelar
  • Informações sobre a estadia na Alemanha como contrato de trabalho, hospedagem
  • Passagem de ida e volta para o Brasil ou um termo de compromisso financeiro devidamente assinado (para a retirada do visto)
  • Pagamento da taxa de 75 euros em reais ou cartão de crédito internacional

Burocracias na chegada na Alemanha

É necessário fazer um registro na prefeitura da cidade onde você estiver morando em até 14 dias após a sua chegada na Alemanha. Este procedimento é obrigatório para todas as pessoas que desejam permanecer na Alemanha por mais de 3 meses.

Fique atento pois é necessário agendar o seu horário e comparecer com todos os documentos necessários: comprovante de aluguel, passaporte com visto e formulário de registro já preenchido antecipadamente. Este procedimento é parecido com a validação do visto que é exigida na França.


Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂