Morar na França depois do intercâmbio

by Patricia Alves

Se você está na França como Au pair e está curtindo o país, a cultura, a culinária, entre outras coisas e deseja morar na França depois do seu tempo como au pair, o Guia do Estrangeiro vai explicar como esse desejo pode se tornar realidade.

continuar na França

Morar na França como estudante de francês

Após terminar seu tempo como au pair é possível morar na França só estudando francês. Para isso você deve se inscrever em um curso de 20 horas por semana. Pode ser feito em escolas de línguas para estrangeiro ou de preferência em um curso de francês oferecido por uma universidade. Em Paris a universidade Sorbonne e a Nanterre oferecem, acredito que exista em outras universidades de Paris, é só dá uma pesquisada.

Atenção: Para renovar o visto de estudante, é preciso comprovar que você avançado nos estudos. Não dá para passar a vida toda sendo estudante.

Morar na França como estudante universitário

Você pode se inscrever para fazer uma graduação (Licence)  ou uma pós graduação (Master), isso vai depender do seu nível de estudos no Brasil. Para isso você deve pesquisar os cursos que você tem interesse nas universidades e enviar seu dossiê de candidatura, os documentos serão informados no site de cada uma.

Como sobreviver sozinho sem ser au pair?

É preciso jogo de cintura para acomodar as horas de trabalho com os estudos. Pode demorar um tempo, mas a coisas acabam se ajeitando. Se você decidiu ficar mais no país, você terá que arrumar um emprego. Os cursos universitários na França são mais intensos e os horários não são fixos iguais no Brasil. Por exemplo, tem dias que você terá só uma aula entre as 8 as 15 horas e tem dia que você terá aula até as 21 horas. Alguns cursos dá para organizar os horários de forma que você consiga trabalhar e estudar ao mesmo tempo. É preciso se organizar, se dedicar e ter muito foco.

Trabalhos para estudantes na França

A França é um país que acolhe muitos estudantes e os trabalhos para estudantes são bem conhecidos. Não são apenas estrangeiros que trabalham durante os estudos, os franceses também trabalham. Nem todos os franceses cursam universidade na cidade onde os pais moram, então eles acabam indo morar longe e precisam de um dinheiro para se manter.

Trabalho como babá (babysitter)

Você pode trabalhar como babá fazendo sortie d’école (ir buscar as crianças na escola) a partir das 16:30 hs, então você terá o dia inteiro livre para estudar, mas o que fazer nas quartas-feiras que as crianças saem da escola entre 11:30 e 13:00 hs ou não tem aula? Talvez você tenha que faltar esse dia no seu curso se for uma graduação, se for uma pós graduação fica mais complicado pois tem dias fixos e normalmente não tem aulas todos os dias. Veja direitinho a melhor forma de encaixar os horários.

A forma mais fácil de encontrar família é nos sites dedicados às babás e famílias. Tem gente que faz o seu próprio cartaz e cola em pontos de ônibus, próximo às escolas e parquinhos.

Trabalhos em lojas e restaurantes

É comum existirem vagas para vendedores e garçonetes com horários flexíveis que se enquadram nas necessidades dos estudantes. Você pode encontrar esse tipo de anúncio em sites de emprego. Redes de fast-food como McDonalds contratam bastante estudantes.

Trabalhar como atendente em eventos, demonstrações, panfletagem

Esse tipo de trabalho é ideal para quem tem uma agenda bem apertada. São eventos curtos e pontuais, às vezes nos finais de semana. É preciso ter uma ótima apresentação e ser bastante pontual.

Como encontrar um lugar para morar?

Com o trabalho você terá um salário e vai poder pagar um aluguel para morar sozinho ou dividir com alguém. Ou você pode achar um quarto contra serviço (un logement contre service ou chambre de bonne), normalmente é para cuidar de crianças, ir buscar na escola alguns dias na semana.

Atualizado em 06/03/2021

Você também pode se interessar...

1 comentário

Bruna 27 janeiro 2015 - 2:11

Muito Bom!

Reply

Deixe um Comentário 🙂