Como tirar o visto para au pair na França

by Patricia Alves

É hora de tirar o visto para au pair na França. A obtenção do visto de au pair na França é a última etapa do processo de Au Pair na França. Esse é o momento mais esperado pois depois dele você vai enfim poder fazer as malas e embarcar para curtir o seu ano como au pair na França.

visto para au pair na França

Documentos necessários para o visto para au pair na França

Os seguintes documentos devem ser apresentados no consulado no dia da entrevista. Pode haver variação de documentos dependendo do consulado. Os documentos a seguir são exigidos no consulado de São Paulo.

  • Formulário de pedido de visto de longa duração preenchido, datado e assinado;
  • Passaporte válido com validade mínima de até 3 meses após o final da estadia prevista e cópia das 3 primeiras páginas;
  • 2 fotos recentes no formato 3,5cm x 4,5cm, sem data e com fundo branco;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência no Brasil no seu nome
  • Carta de motivação em francês datada e assinada;
  • Contrato entre o au pair e a família preenchido e assinado;
  • Atestado de nível básico de francês;
  • Último diploma adquirido com o nível de escolaridade (ensino médio completo ou nível universitário);
  • Inscrição ou pré-inscrição em uma escola de francês na França. Confira cursos de francês barato para au pair.
  • Seguro viagem e de repatriamento internacional válido para todo o território Schengen no valor mínimo de 30.000 euros.

A entrevista no consulado

Desde 2019 a etapa do processo com o Campus France não existe mais. Após receber a aprovação do dossiê au pair pela DIRECCTE, a próxima etapa é a entrevista no consulado. Lembrando que no Brasil só tem Consulado francês que emite visto em 3 estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O consulado dependerá do seu local de residência no Brasil.

Brasília: GO,AC,AP, AM, PA, MT,RR, RO,TO,AL, BA, CE, MA, PB, PE, RN, SE, PI
Rio de Janeiro:
RJ, MG, ES
São Paulo:
SP, PR, SC, RS, MS

Você dever marcar sua entrevista no site do seu consulado. Nela irá constar o dia e o horário. Não se atrase pois o atendimento é de acordo com o horário marcado.

Verifique no site quais são os documentos necessários para dar entrada no visto, isso varia de acordo com cada consulado.  Será realizada uma coleta de dados biométricos, que consiste no registro de fotografia e impressões digitais. Certifique-se que seu passaporte terá no mínimo 3 meses de validade após o término do seu contrato (visto) Au Pair.

Não importa se você mora muito longe e que na sua cidade tem consulado francês, só os 3 estados citados a cima podem emitir o visto então é pra lá que você tem que ir.


Precisando de material de apoio para melhorar o francês?


 

Prazo de concessão do visto para au pair na França

O visto será emitido no prazo entre 10 a 15 dias úteis, então segure um pouco sua ansiedade e tente não pensar muito. Eu sei que é algo meio impossível de fazer para quem está passando por isso, mas você não pode fazer mais nada a não ser esperar.

Se você mora em outro estado, o consulado pode enviar seu passaporte para o consulado mais próximo da sua residência. Eles vão te enviar um e-mail falando que foi enviado e que o consulado da sua cidade irá entrar em contato com você. Se o consulado não enviar, você não terá outra opção que não seja ir buscar ou fazer uma procuração para quem outra pessoa possa recuperá-lo.

Validação do visto de au pair ao chegar na França

Agora que você finalmente está em solo francês não pense que a burocracia acabou. Aliás o que mais tem na França é burocracia. Para qualquer solicitação eles sempre vão te pedir um dossiê com vários documentos.

Quando você for ao consulado solicitar o visto, eles vão te entregar um documento. É um formulário que você deverá preencher e enviar para o OFII (Office français de l’immigration et de l’intégration ) para validar o visto de estudante. Nesse documento irá constar o endereço para envio de acordo com o local da sua residência. Esse é um procedimento indispensável, pois caso não valide seu visto ele não terá validade na França.

Processo de validação do visto de au pair

Você tem um prazo de 3 meses para enviar esse formulário junto com outros documentos exigidos que constará no documento.

Após enviar esse documento ao OFII você receberá uma carta de convocação informando o dia, local e horário para visita médica e validação do visto. Ele pode ser feito no mesmo dia e talvez no mesmo local, dependendo da região onde irá morar.

Se este procedimento não for cumprido, o visto perde sua validade três meses após a data de sua emissão.

Quando receber a carta de convocação, você deve pagar uma taxa no valor de 60 euros. O pagamento deve ser feito em compras de selos que totalizem esse valor. Estes selos são chamados de timbres fiscaux. Você encontra esses selos nos lugares que se chamam bureau de tabac  ou pode fazer a compra de selos pela internet.

Documentos necessários para validar o visto de au pair

No formulário que você irá receber no consulado terá essas informações. Mas vamos listar aqui para você já ficar ciente, os documentos são:

  • O formulário OFII preenchido com as informações do número do visto, data de entrada na França ou no espaço Schengen e endereço fixo na França;
  • Cópia das páginas do passaporte que indicam os dados pessoais do estudante, o visto e o carimbo que atesta o dia de sua entrada na França ou no espaço Schengen.

Obs: Outra formalidade é ir na escola e confirmar sua inscrição no curso de francês.


Você também pode se interessar...

4 comentários

Lou 7 maio 2014 - 19:45

Acabei de descobrir o blog de vocês pelo grupo, (:
Deixa uma ressalva: muitos consulados (BH, Recife, etc) emitem o visto sim! Eu mesma usarei o consulado da minha cidade e irei ao RJ só para colher meus dados biométricos. Muito mais tranquilo, acho que as pessoas devem ligar para o consulado mais próximo ou o da cidade que mora para confirmar a informação, eu não preciso nem marcar um horário, só ir até o local… Muito mais prático e a ida no RJ vai ser só bate/volta!

Fica a dica! 😉

Reply
Patricia Alves 7 maio 2014 - 20:00

Exatamente isso Lou, você recebe o visto em Recife, Bh, etc..mas para dar entrada no visto os únicos estados autorizados são onde tem embaixada francesa que são SP, Rio de Janeiro e Brasília e quando eu falo dar entrada é ir para colher os dados biométricos mesmo, e claro que é sempre bom a pessoa ligar no consulado e se informar sobre tudo. 🙂

Reply
Luciana 15 outubro 2014 - 20:37

Nossa, adorei o site de vocês! Vou ser au pair na França e embarco logo e vocês me ajudaram muito! 🙂

Reply
Patricia Alves 15 outubro 2014 - 21:55

Que bom Luciana, ficamos felizes por ter te ajudado e qualquer dúvida pode nos enviar e-mail. Seja bem vinda e boa sorte!!

Reply

Deixe um Comentário 🙂