Como procurar emprego na França

by Suellen Kyl

Procurar emprego na França pode ser complicado se você não souber onde exatamente procurar. Dependendo da sua área de atuação, certas maneiras funcionam melhor do que outras. É preciso também ficar de olho na época do ano. Durante o período de férias por exemplo, é mais difícil achar vagas pois os franceses estão curtindo o verão.

procurar emprego na França

A melhor época para procurar emprego na França

Durante o verão, é comum deixarmos a procura por um emprego meio de lado para poder curtir um pouco o bom tempo. A oferta de vagas permanentes é menor. Então porque não aproveitar a hora para botar a mão na massa e deixar tudo preparado para quando as férias acabarem?

Na época da rentrée scolaire (volta às aulas), muitas empresas também aproveitam para dar um up no efetivo e esse é o momento perfeito para se lançar nessa aventura. Não perca tempo e comece desde já a preparar o seu CV em francês.

Como preparar um CV em francês

Não adianta fazer um CV que descreva minunciosamente suas experiências. Lembre-se que o recrutador percorre centenas de CVs por dia, e quanto mais preciso e de fácil leitura, maiores as chances que o seu CV atraia a atenção do recrutador.

Um CV criativo

Invista no design – saia do preto e branco clichê e que não mostra nenhuma criatividade e tampouco a sua personalidade. As empresas buscam pessoas criativas e inovadoras, que saibam fazer a diferença. E por que não começar com essa diferença no seu CV?

Informações que devem aparecer no CV em francês

Os franceses apreciam que você dê algumas informações pessoais como: idade ou data de nascimento, endereço, informações de contato (email e telefone). Você pode também inserir seu estado civil e se possui carteira de habilitação caso pense ser necessário. É comum os CVs conterem foto.

Onde procurar emprego na França

Procurar emprego na França pela internet é sem dúvida a forma mais rápida e segura. Dependendo da sua área, outras formas como a distribuição de panfletos em locais específicos pode ser interessante. Em empregos como nounou (babá) é comum as pessoas deixarem um anúncio próximo à escolas e parques. Algumas escolas mesmo propõem um quadro de anúncios para facilitar a procura para os pais e as babás.

São inúmeros os sites nos quais você pode depositar o seu CV. Ou também você pode aplicar diretamente nos sites das empresas, pois grande parte delas conta com uma seção de vagas disponíveis.

O boca-a-boca e a indicação são coisas que funcionam bastante na França. É fundamental ter uma rede de contato para ter mais chances de ter uma oportunidade antes que apareçam outros candidatos. Caso você não conheça muita gente, conecte-se às redes sociais onde você vai encontrar muitos grupos que publicam vagas de emprego na França.

Como procurar emprego na França

Depois de ter preparado o seu CV, é hora de começar a procura por emprego tendo em mente o que você realmente quer fazer. Prepare-se para a sua entrevista antes mesmo de começar a busca, pois de nada adianta ter um CV bem feito se depois na hora da entrevista você não souber o que dizer.

Sites para procurar emprego na França

A internet facilitou muito a vida de quem está na busca por emprego. Os sites de emprego na França estão lotados de vagas de emprego e os recrutadores estão sempre de olho. Os mais usados são:

Monster

Indeed

Linkedin

Keljob

Cadre Emploi

Pole Emploi

Google jobs

APEC

Le bon coin

MeteoJob

RegionsJob

Fóruns e salões de emprego

Outra forma de conseguir uma vaga de emprego na França é participando de fóruns e salões de emprego que reúnem recrutadores e candidatos. A maior parte é gratuita e neles ocorrem as chamadas entrevistas relâmpago que permite aos recrutadores de conhecer o maior número de perfis possíveis e selecionar aqueles que mais lhe interessam para uma entrevista mais aprofundada.

O Pôle emploi

Um órgão governamental que ajuda as pessoas que estejam morando legalmente na França à procurar emprego é o Pôle emploi. Esse órgão também proporciona serviços para ajudar o candidato a definir a sua área de atuação, oferecendo também formações e treinamentos que possam ajudar o candidato a encontrar um emprego rapidamente.

Procurar emprego na França após o master

Ao concluir um mestrado na França, o estudante pode optar por um visto temporário que tem a validade de 1 ano para procurar emprego na França. Esse visto se chama APS (autorisation provisoire de séjour). Caso o estudante encontre uma empresa que queira contratá-lo, ele deverá dar entrada no pedido de visto de trabalho na França (titre de séjour salarié). Se o estudante não conseguir encontrar um emprego deverá retornar o ao seu país de origem.

São poucos os estudantes que conseguem realmente encontrar uma empresa que queira fazer toda a papelada para empregar um estrangeiro, então conseguir uma vaga de emprego pode ser um grande desafio.


Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂