Como ser Au Pair na França

by Drieli Luz

Você já conhece ou quer conhecer como funciona o programa de intercâmbio de Au Pair? Aqui nós vamos falar tudo sobre como ser Au Pair na França: os requisitos básicos, como encontrar famílias, curso de francês e toda a documentação para ser o seu ano como au pair.

Au Pair na França em Paris

O que é o programa Au Pair

Au pair em francês significa “a par” ou “igual’. Ele é um programa de intercâmbio cultural para jovens entre 18 e 30 anos, tanto para meninas ou para meninos. O au pair mora com uma família francesa e ganha moradia, alimentação e ajuda no transporte para o curso de francês. Sua responsabilidade é ajudar nos cuidados com as crianças, trabalhando até 30h por semana e fazendo até dois baby sittings semanais.

Quais são as tarefas do Au Pair?

As tarefas podem variar de acordo com as necessidades de cada família, mas em geral englobam:

  • Acordar as crianças;
  • Dar o café da manhã;
  • Levar e/ou buscar na escola;
  • Preparar o lanche;
  • Ajudar com o dever de casa;
  • Brincar com as crianças;
  • Arrumar o quarto;
  • Dar banho;
  • Preparar o jantar;
  • Levar ao parque e nas atividades como aula de dança, natação, ginástica…

Requisitos básicos do programa de Au Pair na França

A França é um dos países que mais acolhem Au Pairs no mundo. Os requisitos básicos são:

  • Ter entre 17 e 30 anos
  • Não ter nacionalidade francesa
  • Ter conhecimento básico do francês
  • Disponível de no mínimo 3 meses a 1 ano (podendo estender por mais 1 ano)
  • Ter diploma do ensino médio
  • Ser solteiro e sem filhos
  • Possuir passaporte válido
  • Possuir meios para arcar com as despesas de viagem (custo do visto, passagem aérea)

Como encontrar uma família na França

Se você preenche os requisitos acima, a próxima etapa é encontrar uma família. Para ser au pair na França não é preciso de uma agência intermediadora, você pode fazer todo o processo por si mesmo. Dessa forma você pode procurar famílias nos principais sites da França :

O primeiro passo é procurar famílias que estejam de acordo com seu perfil: de quantas crianças você quer cuidar, a cidade que deseja ir, se precisa dirigir (caso você não tenha carteira de motorista), entre outras coisas.

Ou através de grupos no facebook onde au pairs que estão terminando o contrato se oferecem para ajudar suas famílias a encontrar uma nova au pair, colocando anúncios descrevendo um pouco sobre suas famílias e o trabalho realizado. Existem pelo menos 5 grupos de Au Pair in Paris/France no Facebook e a língua predominante é o inglês.

Procurar família através de sites

Tente criar um perfil dinâmico. Use fotos com crianças e em atividades, fale dos seus estudos, de quantos idiomas você fala, do que esse programa vai te proporcionar no futuro, do motivo para ser au pair, do que você gosta de fazer no seu tempo livre e qual é seu projeto para o futuro. Isso é muito importante, pois são perguntas que normalmente as famílias fazem…

Evite colocar fotos em baladas, com muita gente ou muitos amigos, pois você pode passar a impressão de que gosta muito de sair… E talvez isso prejudique na hora do contato com as famílias.

Contrato de Au Pair – Accord de placement

Depois de encontrar sua futura família (famille d’accueil), trocar vários emails e conversas no skype, vocês devem decidir os termos do Contrato de au pair, o Accord de Placement. O contrato entre a família e a Stagiaire Aide Familial Étranger (au pair) deve seguir algumas regras básicas:

  • Tem direito a comida e alojamento
  • Pode trabalhar por no máximo 30 horas por semana
  • No máximo 5 horas por dia
  • 1 dia de folga por semana
  • Pode realizar trabalhos domésticos leves
  • Deve assistir a 10h de aula de francês ou de cultura e civilização francesa por semana
  • Recebe uma mesada entre 273 € et 328 € euros por mês

O dia de folga e valor da mesada, assim como o horário de trabalho e horário de curso de francês devem ser negociados com a família e estar devidamente escrito no Contrato.

É interessante pedir ajuda da família para fazer sua pré-inscrição em uma escola na França, pois normalmente as escolas exigem uma taxa de inscrição de cerca de 50 euros e com sorte a família irá arcar com esse custo. Esse documento é parte fundamental do processo de aceite do Accord de Placement pela prefeitura da cidade (DIRECCTE) onde você irá morar.

Processo e documentação

Os documentos exigidos podem variar dependendo da prefeitura. Esses documentos devem ser traduzidos por um tradutor juramentado, não podendo ser uma tradução simples. Provavelmente esses são os documentos que você precisará traduzir:

  • Cópia do Passaporte
  • Contrato (Accord de Placement) em 4 exemplares assinados pela família e pela futura Au pair
  • Certificado de inscrição em uma escola de francês por no mínimo 3 meses em um estabelecimento certificado pelo Ministério da Educação Nacional Francês
  • Cópia do diploma de Ensino Médio ou Ensino Superior traduzido para o francês (por um tradutor juramentado)
  • Atestado Médico (Cértificat Médical) traduzido para o francês (por um tradutor juramentado)
  • Curriculum vitae em francês
  • Carta de Motivação em francês

Você deve enviar esses documentos (podem ser escaneados) para a família francesa e ela fica encarregada de enviá-los à DIRECCTE. Ela receberá o aceite da prefeitura, ou seja o Contrato carimbado, em cerca de 1 mês. A família então deve lhe enviar o original do documento de aceite por correio para que você dê entrada no visto de au pair.

O visto é concedido ao Au Pair no seu país de origem e só poderá embarcar para a França após receber o visto de estudante. E com o visto aprovado você já pode reservar o voo rumo a terra do vinho e do queijo! 😀

Qualquer dúvida deixe uma mensagem nos comentários e boa sorte!


28 comentários
0

Você também pode se interessar...

28 comentários

Bruna 21 junho 2015 - 2:20

Otimoooo

Reply
Karoline 18 setembro 2015 - 20:07

Ola,
Estou em meu processo de ai pair… Queria turvar um duvida, vou precisar apresentar 3000 euros para entrar no país?

Obrigada

Reply
Karoline 19 setembro 2015 - 7:19

Olá eu estou tirando meu visto para ser au pair… só tenho uma dúvida, eu preciso dos tais 3000 euros para entrar na França msm sendo au pair? Estou aqui super ansiosa e sem dormir praticamente, só pensando na minha viagem!!!

Mtooo obrigada pela atenção

Reply
Guia do Estrangeiro 19 setembro 2015 - 11:48

Olá Karoline, na verdade ninguém precisa de 3 mil euros para vir para a França como Au Pair, talvez você esteja confundindo os países. Você só precisa do accord de placement e passaporte. Nada além disso. Fique tranquila e boa sorte 🙂

Reply
Karoline 21 setembro 2015 - 7:18

Poxaa muito obrigada, nossa estava super nervosa, por que você sabe que os gastos são muitoos e ai recebi essa informação da minha prima que fez intercambio na Irlanda, dai ela me disse que para entrar em qualquer país da europa eu tinha que ter essa quantia, fiquei arrasada quando ela me disse. ><
Você poderia me dizer o que mais eu tenho que levar? Já estou com o acordo, com a pré inscrição e to aguardando minha entrevista no campus france… quanto ao seguro saude, qual você me recomenda? Muito muito obrigada pelo site e por esclarecer minhas duvidas 😀

Reply
Anna 21 setembro 2015 - 21:32

Boa Tarde, estou precisando de uma ajuda.
Estou viajando mês que vem (10/15) para ser Au pair na França. Vocês saberiam informar quanto euros eu preciso levar? Existe algum problema quanto à quantidade (um mínimo exigido)?

Reply
Guia do Estrangeiro 23 setembro 2015 - 20:58

Ola Anna,
Nao tem um minimo exigido, mas é sempre bom ter uma grana de emergencia. Eu diria entre 200 e 300 euros em especie e uns 200 em um travel card. Logo que cheguei, minha familia pagou a semana adiantado mas nao é o caso de todas as familias. Voce vai ser au pair em que cidade?
Um abraço!

Reply
Karoline 10 outubro 2015 - 8:22

Boa noite,
Uma duvida sobre a documentação que leva ao consulado (certidão de nascimento, certificados de cursos.. ) todas têm que estar traduzidas, por que no formulário que eu baixei sobre au pair na embaixada não fala de nada traduzido…

Reply
Nina 17 outubro 2015 - 19:50

Oi tudo bem?

Estou pensando em realizar o programa mas eu tenho uma duvida, a familia arca com as desespesas do estudo ou e por conta sua pagar o curso? Porque eu li que tem algumas familias que arcam com o estudo tambem!!

Obrigada desde ja

Reply
Drieli Luz 18 outubro 2015 - 17:08

Olá Nina,
Normalmente a família não paga o curso de francês, é por conta da au pair. O que eles podem pagar é a taxa de inscrição para ter o certificado de pré-inscrição que o consulado pede. Essa taxa é de 50 euros (depende da escola). Mas você pode ver com sua família se eles aceitariam, mas não é comum. Abraços! 🙂

Reply
Karoline 26 outubro 2015 - 22:34

Você poderia me dar alguma dica sobre seguro saude… como au pair eu preciso fazer o seguro mesmo assim?

Reply
thyago 22 janeiro 2016 - 18:58

Pessoal estou com algumas duvidas e quem sabe voces possam me ajudar. Vim pra Paris com um visto de au pair/estudante e como trabalho pouco com a familia tenho muitas horas livres ( estudo somente 2h por dia de frances). Quero pegar um part time job ou algum outro trabalho que me possibilidade mais renda… voces sabem como funciona no nosso caso? Posso trabalhar 20h alem do tempo que estou com a familia? ou como ja sou au pair nao posso, legalmente, trabalhar?! Alguem me ajuda svp
Merci

Reply
Karoline 22 janeiro 2016 - 21:14

Ola, tbm estou aqui como au pair… Desde que vc ja tenha feito o processo do Ofii vc pode sim arrumar um emprego… Tambem pode fazer baby sitting…

Reply
thyago 25 janeiro 2016 - 17:54

Karoline, muito obrigado pela informacao… vc esta au pair em Paris tambem!? se pude rme passar o seu contato pra gente conversar… aqui é dificil achar informacoes… obrigado

Reply
Karoline 25 janeiro 2016 - 22:40

Ola Thyago
meu numero é 07 61 41 78 06

Reply
Drieli Luz 22 janeiro 2016 - 21:43

Olá Thyago,
Você possui um visto de estudante na França e nesse caso só lhe é permitido trabalhar no máximo 20h por semana em média ao ano (por exemplo, você pode ter um contrato de 30h uma semana e 10h na outra e na média das duas semanas dar 20h). No caso específico de ter um contrato au pair este lhe permite trabalhar mais, até 30h por semana, como au pair. Ou seja, tudo depende do seu contrato com a família e o tanto de horas que eles te declaram. Por exemplo, se eles te declaram apenas 10h, você pode trabalhar legalmente assinando um outro contrato de 10h e assim completar as 20h. Mas se não, você pode sim conseguir babysittings esporádicos para completar sua renda, como a Karoline mencionou, mas sem contrato assinado, o que é comum 🙂

Reply
thyago 25 janeiro 2016 - 17:56

Drieli nem sei como agradecer voce ter tirado um tempo pra me escrever… tenho procurado por todos os lados por respostas mas nao acho. Entendi e ficou mega claro agora, da maneira como voce explicou… Vou tentar fazer essa media entao pq consegui uma entrevista com uma empresa de turismo… Gratidao master pela ajuda!!!!

Reply
André Ricardo 30 janeiro 2016 - 16:07

Olá, boa tarde, gostei muito do assunto abordado, mas tenho algumas dúvidas.
Caso meu visto expire dentro de 1 ano, eu posso pedir um novo vistou ou renovação do visto?
Também teria a oportunidade de ter um visto de residência permanente? Ou é só ir lá, ficar um ano de Au Pair e voltar novamente para o Brasil.

Reply
Patricia Alves 13 março 2016 - 10:43

Oi Andre, você pode renovar seu visto por mais um ano. Você pode se inscrever em um curso na universidade ou em um curso de francês de 20h por semana. Quanto a ficar permanente no país, isso é mais complicado. Existem vários critérios, um deles é morar pelo menos 5 anos na França. Boa Sorte! Abraço.

Reply
Ana Carolina 3 abril 2017 - 14:41

Bom dia,

Gostaria de saber se a família pagar um professor particular eu posso utilizar a carta para emissão do meu visto.

Podem me ajudar com essa informação por favor?

Obrigada.

Reply
Drieli Luz 4 abril 2017 - 10:51

Bom dia Ana Carolina,
De acordo com o documento do Campus France sobre o Au Pair na França (http://www.bresil.campusfrance.org/sites/locaux/files/au_pair_marco_2013.pdf) é aconselhável que a escola de francês seja reconhecida pelo Ministério francês das Relações Exteriores. Veja um catálogo das escolas de francês certificadas aqui http://www.qualitefle.fr/rechercher-un-centre
No entanto, acredito que se for por um motivo específico, por exemplo, sem escolas certificadas próximas da onde você irá morar, se a au pair antiga da sua família teve aulas com esse professor ou qualquer outro motivo que justifique, você pode conseguir. O importante é comprovar que você vai estudar 🙂 Mas para confirmar, te aconselho enviar uma mensagem para o Campus France com sua dúvida e justificativa, só para ter certeza. Boa sorte!

Reply
Isabele 21 abril 2017 - 3:24

Olá,
Preciso de uma ajuda, se possível.
Estou em processo para começar a trabalhar como au pair na França em agosto – setembro, entretanto já faz 1 mês e 1/2 semanas que enviei os documentos solicitados para que a família os submetessem ao DIRECCTE e ainda não tivemos nenhum posicionamento. Fiquei curiosa em saber se esse tempo de espera ainda é considerado normal ou se poderia ser sinal de algum tipo de problema à minha ida. Li que geralmente esse processo é demorado e que pode levar cerca de 1 mês mesmo, a família também disse que em breve os cobrará, mas a ansiedade não ajuda! rsrs
Você conhece ou já ouviu falar sobre algum tipo de problema nessa etapa do processo?

Reply
Drieli Luz 21 abril 2017 - 9:53

Oi Isabele, eu me lembro bem de como minha ansiedade era grande! E o pior era que eu estava em cima da hora, tipo agosto pra viajar em setembro :p Mas enfim, o tempo de tratamento do dossiê pela DIRECCTE depende de vários fatores e principalmente pelo numero de dossiês que eles tem que analisar dependendo da cidade, se sua cidade for Paris pode-se prever um tempo maior, por exemplo. Outra coisa, esse mês teve as férias de primavera, são 2 semanas em que muitos pais não trabalham e viajam com as crianças (que não tem aula) e por isso pode demorar mais um pouco. Tenha paciência e tudo vai dar certo! Abraços & boa sorte!

Reply
Ana 23 abril 2017 - 19:19

Oi, minha irmã mora na França e eu quero morar lá também, preciso tirar 2 dúvidas, se eu for como Au Pair dela, depois mudar o status para estudante para cursar faculdade e tal, poderia sair para outros países da europa ou o status só vale dentro da França mesmo? Outra coisa, poderia seguir por esse caminho para fixar residência ou teria que seguir outro método?

Reply
Ana 23 abril 2017 - 19:26

P.S.: Completo 17 em outubro e termino o ensino médio esse ano, posso começar o processo de Au Pair após meu aniversário ou tenho que esperar a conclusão dos estudos? E a embaixada da França, pelo que vi, fica distante de onde eu moro, não existe forma de fazer em outro órgão ou algo por aqui(PB)? Bgdd

Reply
Bruna 15 outubro 2018 - 17:18

Boa tarde gostaria de tirar uma dúvida. Estou cursando pedagogia não queria trancar, mas tenho curiosidade se eles pagam por mês ou semana, mais ou mesmo quanto é o valor ? Vcs que tem experiência poderia me dá essa informação.
Desde já grata pela atenção

Reply
ligia burton 30 outubro 2018 - 16:32

Oii, Drielli!
Eu gostaria de ir como au pair para ter uma renda e aprender francês. Mas meu grande desejo é fazer mestrado por lá. Voce sabe me dizer como funciona os processos seletivos de psicologia e se é muito dificil?
Abraço

Reply
Suellen Kyl 27 novembro 2018 - 11:35

Olá Ligia,

Temos diversos artigos que falam sobre o processo seletivo do mestrado na França que podem ajudar a sanar as suas dúvidas. Dá uma olhadinha aqui: https://guiadoestrangeiro.com/category/intercambio-2/estudar-fora-do-brasil/

Um abraço

Reply

Deixe um Comentário 🙂