O visto férias-trabalho (também conhecido como Working Holiday Visa) é uma opção para jovens que buscam uma forma de conhecer outros países e ao mesmo tempo ter uma experiência profissional. No entanto, para solicitar esse tipo de visto é preciso preencher alguns requisitos. Além disso, o visto férias trabalho só é emitido por países que tenham acordo com o Brasil.
Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?
Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.
Quais países é possível ter um visto férias-trabalho
Existem atualmente vários países no mundo que emitem este tipo de visto. Porém, um dos critérios de eligibilidade é a nacionalidade do requerente. Sendo assim, o visto férias trabalho só pode ser emitido por países que tenham acordo entre si.
Por exemplo, no caso do Brasil, ele possui acordo com três países: Nova Zelândia, França e Alemanha. Estes países acolhem brasileiros e também permitem que os jovens dessas nacionalidades venham para o Brasil.
Quais são o requisitos necessários para brasileiros
- Ter entre 18 e 30 anos
- Ter passaporte com validade entre 3 meses e 1 ano além da data de retorno
- Não levar crianças e nem acompanhantes
- Ter a passagem ida e volta para o país de origem (ou o dinheiro necessário)
- Não ter requerido este tipo de visto anteriormente
- Tera cobertura de um seguro saúde por toda a duração da estadia
- Não ter a nacionalidade do país que deseja visitar
- O objetivo principal da viagem deve ser para visitar e descobrir a cultura local
Visto férias trabalho na Nova Zelândia
É possível solicitar um visto férias-trabalho para a Nova Zelândia por uma duração de 12 meses. Esta data é contada a partir do dia em que você entrar no país, caso esteja vindo de fora. Ou a partir da data em que o visto foi emitido caso já esteja na Nova Zelândia. Saiba que existe uma cota e apenas 300 vistos são emitidos anualmente para brasileiros.
Fique atento. Ter um visto em mãos não é garantia de entrar sem problemas na Nova Zelândia. É preciso comprovar que você também possui todos os documentos exigidos para que o visto seja válido. Um mínimo de $4 200 NZ são exigidos para morar durante o período assim como um seguro saúde.
Para requerer vistos temporários a Nova Zelândia têm algumas exigências em relação à ficha criminal e deportação de outros países. Confira a lista completa. Existem também alguns requerimentos de saúde exigidos. Para solicitar o seu visto, você deve visitar o site da imigração.
Restrições de trabalho e estudo
É possível trabalhar e estudar, além de conhecer a Nova Zelândia. Porém, algumas exigências são impostas tais como:
- Não trabalhar mais do que 3 meses para o mesmo empregador
- Não trabalhar mais do que 12 meses no total
- Não ter um emprego permanente
- Ter um trabalho legal
- Não se envolver ou investir em comércio sexual
- Não é permitido estudar por mais de 6 meses
Visto férias-trabalho na França
Desde 2018 é possível fazer o pedido do visto férias-trabalho na França. Com este visto vacances-travail (ou PVT – programme vacances-travail) é possível morar na França, trabalhar e visitar por um período de 12 meses. Saiba que existe uma limitação de 500 vistos emitidos anualmente para brasileiros. Não é preciso passar pela validação do visto ou fazer um pedido de autorização de trabalho durante a estadia na França e não existe taxa a pagar para a emissão do visto.
Uma particuliaridade deste visto é que ele não é renovável e não dá direito à mudança para outro tipo de visto, exceto em casos específicos como casamento na França ou PACS. Restrições de trabalho podem ser aplicadas. Não é exigido um conhecimento mínimo de francês, mas é altamente recomendável para conseguir um trabalho na França. Ter um bom seguro saúde é recomendado, pois esse visto não dá direito à inscrição na sécurité sociale, o sistema de saúde francês.
Documentos necessários para o pedido de visto
- Formulário de visto de longa duração preenchido
- 2 fotos 3.5 x 4,5
- Passaporte com pelo menos 1 ano e 3 meses de validade e cópia das páginas de dados pessoais
- Comprovante de residência no Brasil
- Cópia da carteira de identidade
- Carta de motivação e CV, de preferência em francês
- Comprovantes de recursos financeiros próprios equivalentes a pelo menos 2 500 euros
- Seguro saúde internacional cobrindo todos os riscos de doença, maternidade e repatriamento
- Certificado médico
- Ficha de antecedentes criminais
- Ter o necessário para a compra da passagem aérea além dos 2 500 euros exigidos
Atenção: Todos os documentos devem estar acompanhados do original e cópia. O visto não pode ser requerido com mais de 2 meses de antecedência. Apesar da entrega dos documentos ser feita diretamente no consulado, não existe entrevista. É necessário agendar um horário.
Visto férias-trabalho na Alemanha
Outro país que os jovens brasileiros podem trabalhar e visitar é a Alemanha. Assim como na França e na Nova Zelândia, a duração máxima de estadia é de 12 meses, não renovável. Existe uma cota anual de 1000 vistos de férias-trabalho emitidos para brasileiros e não é permitido levar acompanhantes. Saiba que o pedido de visto só pode ser feito estando no Brasil através do consulado alemão. A taxa para a emissão do visto é de 75 euros que deve ser paga no momento do requerimento (valor equivalente em reais).
Falar Alemão não é exigido, mas para conseguir um trabalho é altamente recomendado. Fique atento ao tipo de emprego que pode ser ocupado com o visto férias-trabalho na Alemanha. Se você busca uma oportunidade profissional na sua área, a Alemanha talvez não seja o melhor país para alcançar o seu objetivo.
Restrições de trabalho
- Até 6 meses com o mesmo empregador
- O emprego exercido só pode ser do tipo emprego de férias (Ferienjobs)
Documentos necessários para o pedido de visto
- Passaporte válido por mais de 3 meses após a data de retorno e 2 páginas livres
- 2 fotos 3,5 x 4,5 com fundo claro
- 2 formulários de requerimento de autorização de residência
- Comprovantes de recursos financeiros no valor de 600 euros mensais para os primeiros 4 meses (o equivalente em reais a 2 400 euros)
- Seguro saúde com cobertura mínima de 30 mil euros válido por toda a estadia
- Carta de motivação e CV
- Informações sobre a estadia caso possua (contrato de trabalho, estadia)
- Passagem de ida e volta ou termo de compromisso financeiro
Nota: Em função da pandemia de Covid-19, a emissão de vistos pode estar suspensa. Verifique com a embaixada de cada país.
Prepare a sua viagem
- Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
- Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
- Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
- Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
- Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
- Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars.
- Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
- Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
- Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.