Sites de emprego no exterior: os melhores sites em cada país

by Suellen Kyl

Quer procurar emprego no exterior ou planejar a sua mudança de país, mas precisa saber antes como anda o mercado de trabalho no exterior? Saiba que existem inúmeros sites, plataformas e redes sociais que podem ajudá-lo a entender melhor como tudo isso está funcionando. E o melhor de tudo? Sem precisar sair do conforto da sua casa e nem de passar horas sem saber ao certo onde procurar. Para isso, o Guia do Estrangeiro reuniu os melhores sites de emprego no exterior com um foco especial na Europa e América do Norte. Vamos dar uma conferida?

sites de emprego no exterior

Práticas de recrutamento no exterior

Se você já está certo do que quer e do país que deseja trabalhar, uma das primeiras coisas que você deve fazer é conhecer as práticas de recrutamento nesse país. Pois cada país e cada cultura tem a sua particuliaridade, e respeitá-las é a forma mais fácil de conseguir emprego rapidamente. Saiba que nem sempre as práticas que você conhece ou que dão certo no Brasil, também vão funcionar em outro país.

Por exemplo, existem países que privilegiam o contato a distância, fazendo entrevistas presenciais se o candidato realmente for interessante. Nesse caso, ter um CV impecável e ter uma câmera e microfone que funcione corretamente é essencial. Já em outros países, o contato físico com o candidato é essencial para decidir se a pessoa é a mais indicada para integrar a equipe. Por isso é essencial saber como funciona o processo de recurtamento para evitar estresse desnecessário e desentendimentos.

O que é preciso para trabalhar no exterior

Trabalhar no exterior exige mais do que apenas reserva financeira, motivação e boa vontade. Para ter o direito de trabalhar no exterior, é preciso ter um visto que autorize o seu titular a trabalhar. A obtenção desse tipo de visto pode variar de acordo com cada país, mas de maneira geral eles são emitidos nos seguintes casos:

  • Casamento com um estrangeiro (união civil em certos países também conta);
  • Após o estágio em uma empresa que resolva contratar o estagiário para fazer parte do seu efetivo;
  • Profissões que tenham uma penúria de profissionais no país;
  • Ter mais de uma nacionalidade que permita que o portador possa morar e trabalhar legalmente no país.

Para saber como anda o mercado de trabalho no país em que você deseja trabalhar, confira este ranking das melhores áreas para trabalhar por área geográfica.

Documentos para trabalhar no exterior

Além de ter a nacionalidade ou um visto que permita exercer uma atividade remunerada, é preciso concluir todas as etapas exigidas pelo país para que a residência seja aprovada. Em certos países, é exigido uma visita médica para comprovar que o trabalhador está saudável e apto ao trabalho, além de outras burocracias para validar a permanência no país. Não deixe de conferir todas as formalidades que devem ser cumpridas.

Validação do diploma

Validar o diploma emitido em outro país pode ser uma exigência ou uma forma de aumentar as chances de conseguir emprego no exterior. Porém, a validação de diploma pode não ser aceita dependendo da profissão, especialmente na área da saúde. Nesses casos, é necessário fazer um tempo mínimo de estudos exigidos pela país para ter o diploma reconhecido e poder exercer a sua profissão.

Confira como é feita a validação de diploma na França.

Currículo

Embora o objetivo do currículo seja o mesmo em todos os países, as informações que ele contêm e a forma como é estruturado vão variar de acordo com cada país. Sendo assim, um cuidado que devemos tomar ao procurar emprego no exterior é saber adequar corretamente o currículo ao que é esperado no país em que você está se candidatando.

Por exemplo, pequenos detalhes como certas informações pessoais são comuns de serem adicionadas em determinados países, mas são altamente desaconselháveis ou até mesmo proibidas em outros países. Na França por exemplo é comum as pessoas colocarem foto no CV. Já nos Estados Unidos esta prática não é comum e até mesmo desaconselhada.

Confira como fazer um CV em francês ou como fazer um CV em inglês.

Proficiência no idioma

Ter uma boa proficiência no idioma do país em que deseja se candidatar é fundamental. Nesse ponto, um erro muito comum que as pessoas cometem, é pensar que ter um nível intermediário-avançado de inglês é suficiente para conseguir emprego em qualquer país. Saiba que esta não é a realidade. É necessário sim ter um bom domínio do idioma local para ter maiores chances de conseguir um emprego no exterior.

Aprenda ou melhore um idioma com os cursos da Babbel, uma das pioneiras no mercado.

Usando as redes sociais e redes de contato

Uma forma bem comum de saber sobre vagas que ainda não foram divulgadas ou ter a chance de fazer uma entrevista antes de todo mundo é recorrendo às redes de contato. Ter um networking amplo é sem dúvida a melhor forma de ter informações rápidas e precisas. Então como construir uma rede sem conhecer ninguém? Pesquise a participe de grupos e fóruns de discussão no assunto do seu interesse. Seja interessado, participativo, ativo, ajude as outras pessoas do grupo. Crie a sua imagem e certamente você ganhará vários contatos que apresentarão outros contatos e assim a sua rede vai crescendo ainda mais.

As redes sociais também são sites de emprego no exterior amplamente utilizadas. Sejam elas redes específicas para a procura de emprego como LinkedIn, Viadeo na França ou XING, ter um perfil bem completo e ativo nas redes sociais pode ser uma ótima oportunidade de conseguir emprego no exterior.


Precisando enviar ou receber dinheiro do exterior? Utilize a Wise, a melhor plataforma online para enviar ou receber dinheiro do exterior com as melhores taxas do mercado.


 

Sites de emprego no exterior globais

Estes sites de emprego no exterior listam vagas de emprego em diversos países em todo o mundo. Na maior parte deles basta escolher o país para ver as vagas disponíveis conforme os critérios que você selecionar.

Em busca de trabalhos temporários ou voluntariado no exterior? Este site reúne vagas disponíveis em diversos países.

Esta plataforma reúne vagas de emprego em diferentes países do mundo. Site em português.

Este é o portal europeu de mobilidade profissional. Nele você encontra vagas de emprego em países europeus além de informações sobre o país e o mercado de trabalho.

Site que reúne vagas de emprego na união européia. É possível criar um perfil e deixar o currículo disponível ou simplesmente procurar por vagas.

Um dos maiores sites de emprego em países da união européia.

Este site é dedicado para quem quer ter uma experiência profissional no exterior. Nele é possível conseguir um emprego temporário ou até mesmo empregos online.

Site dedicado aos jovens em busca de um estágio ou uma primeira experiência profissional.

O Indeed reúne vagas de emprego em mais de 60 países, além de apresentar a reputação de empresas e o salário médio pago na área que você consultar.

Este site indica perfis às empresas que estão em busca de perfis internacionais específicos e ajuda no processo migratório. O site é pago.

Um dos mais conhecidos e mais utilizados sites de emprego no mundo. Reúne vagas na Europa e América do Norte.

Site internacional que reúne vagas de emprego em mais de 75 países. Basta indicar a vaga que está procurando e o país desejado.

Site destinado à busca de emprego no Reino Unido, Irlanda e Escócia.

Site em português que reúne vagas de emprego em diversos setores em vários países.

Sites de emprego no exterior (Europa)

Ao ciblar um país específico, você pode ter maiores chances de conseguir o emprego que deseja procurando por vagas em sites utilizados localmente. Confira a lista de sites de emprego no exterior usados nos principais países da Europa.

Sites de emprego na Alemanha

Sites de emprego na Áustria

Sites de emprego na Espanha

Sites de emprego na França

Saiba mais sobre o mercado de trabalho e salários na França.

Sites de emprego na Inglaterra

Sites de emprego na Irlanda

Sites de emprego na Itália

Sites de emprego em Portugal

Sites de emprego na Suíça

Sites de emprego no exterior (América do Norte)

Trabalhar na América do Norte é o sonho de muitas pessoas. Existem inúmeros sites de emprego nos Estados Unidos e Canadá mas vamos listar os mais conhecidos e que têm mais ofertas.

Sites de emprego no Canadá

Sites de emprego nos Estados Unidos


Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂