Cancelamento do contrato au pair na França com a família

by Patricia Alves

O cancelamento do contrato au pair entre a família e o au pair é algo que pode acontecer por vários motivos. Seja porque o au pair percebeu que a família não é nada do que ele imaginava, assim como a família também pode não ter se identificado com o au pair, entre outras razões. Conheça as maiores dificuldades de um pair na França.

O Guia do Estrangeiro listou alguns problemas que podem levar uma das partes a pedir o cancelamento do contrato au pair (Accord de Placement).

cancelamento do contrato au pair

1. A família não cumpre o combinado e o que está escrito no contrato

Esse é um dos maiores problemas que o au pair enfrenta. A família combinou que você trabalharia até 30 horas por semana, ok, é isso mesmo o que deve acontecer. Mas chegando na casa deles, a família começa a te pedir cada vez mais que você fique mais tempo com as crianças e acaba ultrapassando essas horas.

Não deixe que isso aconteça, converse com a família de forma educada e explique que isso não foi o combinado e que você tem outras coisas para fazer além de cuidar das crianças. Você foi para a França com um objetivo, você também quer sair com seus amigos, visitar lugares entre outras coisas.

É claro que tudo vai do bom senso, se você só ultrapassou apenas algumas horas, mas a família é legal, te trata bem, e tem semanas que você trabalha menos, então nesse caso tem que colocar na balança. Não entre em desespero e já comece a exigir que eles te paguem a mais, não se esqueça nunca que tudo tem que ser conversado. Veja algumas situações que marcam a vida de um au pair.

2. A família falou que você não faria nenhuma tarefa doméstica em casa

Tudo tem que ser explicado antes de vocês assinarem o contrato. A família pode pedir para que você cuide das roupas das crianças e dos quartos deles, que você arrume e mantenha em ordem. O que eles não podem pedir é que você passe aspirador na casa inteira e limpe o quarto deles (dos pais).

É sua obrigação limpar a cozinha quando usar, e também não é um problema colocar a louça na máquina de lavar e tirar. É claro que isso não é sua obrigação, mas você mora com eles e deve ajudar um pouco em casa. Se eles te pedirem outras coisas que não seja nada relacionado com as crianças, você pode conversar e falar que não é sua obrigação e que não é trabalho da au pair.

3. A au pair não dá atenção às crianças

Assim como tem muitas famílias complicadas, existem também muitos au pairs que não estão preparados para cuidar de crianças e não dão a devida importância. As crianças precisam de atenção, principalmente quando são pequenas.

Não os deixe na frente da TV o dia inteiro e você no seu computador ou celular. Nenhuma família gosta disso e claro que se os pais reclamarem e isso se repetir várias vezes eles vão acabar decidindo trocar de au pair.

4. A família mora longe e não tem transporte público

Quando estamos no Brasil não pensamos sobre isso, mas quando chegamos aqui isso pesa muito. Você não vai conseguir viver sem poder sair de casa nos finais de semanas, e se não tiver transporte público fica difícil. Por isso muitos au pairs acabam trocando de família por esse motivo.

Caso você e a família decidam cancelar o contrato, não se preocupe, você não vai perder seu visto, podendo até mesmo renovar seu visto de au pair mais tarde. Saiba que você não precisa fazer nada a respeito. É a família que vai comunicar a prefeitura que está cancelando o contrato e você pode conseguir outra família, fazer um novo contrato e continuar o seu ano como au pair. Não se esqueça de fazer as perguntas certas com a nossa lista de perguntas para a host family.

Você também pode se interessar...

2 comentários

Shelly 12 novembro 2014 - 17:08

Amei o seu post. Estou decidindo trocar de família. Trabalho mais de 5 hora spor dia, na quarta trabalho 12 horas, a cidade aos domingos não tem transporte, fico em casa sem poder sair, quando saio tenho q enviar mensagem, de manhã, tarde e noite. A mãe da criança já me pediu para arrumar a casa toda junto com ela. Já atrasou o meu pagamento para me forçar a fazer o que ela quer e já me ameaçou a retornar ao Brasil por não fazer o que ela quer. Estou procurando algumas famílias, mas está dificil ainda e não quero voltar para o Brasil :'(

Reply
Patricia Alves 12 novembro 2014 - 23:15

Oi Shelly, que bom que eu te ajudei um pouco, mas não desista de ficar aqui, procure outra família no site bebe nounou, se quiser me mande email no [email protected]. Abraço.

Reply

Deixe um Comentário 🙂