Renovar o visto de au pair na França

by Patricia Alves

Para poder estender o seu ano como au pair, é preciso renovar o visto de au pair na França. Se você está há quase um ano na França e decidiu que quer ficar mais um ano como au pair, você precisa renovar o visto de au pair. Para aproveitar mais esse país, toda sua cultura e costumes, é hora de correr para a prefeitura da região onde você mora ou onde vai morar e fazer o seu pedido para renovar o visto de au pair.

renovar o visto de au pair

Quando devo dar entrada para renovar o visto de au pair na França?

Você deve dar entrada no visto no prazo de 3 à 2 meses antes do vencimento. É aconselhável que você procure realmente a prefeitura onde mora e não fique só com as informações da internet ou de algum amigo. Saiba que os documentos podem ser diferentes de acordo com cada prefeitura.

Alguns prefeituras você terá que marcar a entrevista na internet, você deve imprimir a lista dos documentos que você irá precisar e organizar seu dossiê na ordem exata da lista. Um detalhe sobre os franceses é que eles odeiam ter que procurar as coisas, então deixe tudo organizado.

Outras prefeituras não precisa ser pela internet, basta ir lá e eles vão te entregar a lista, colher seus dados biométricos e entregar um comprovante que você está esperando a renovação do visto, chamado récépissé. Assim eles pedem para enviar o dossiê para a prefeitura e esperar o prazo mínimo que são de 2 meses para ir buscar o novo visto que se chama Titre de séjour.

Existe a possibilidade do visto ser negado?

Sim, claro sempre existe essa possibilidade caso você não tenha todos os documentos. Porém, você não vai esperar muito essa resposta pois quando a prefeitura recebe o dossiê, eles conferem se os documentos estão corretos. Se faltar alguma coisa, eles entram em contato e informam. E não dão continuidade até que você leve o que está faltando, então cabe a você agilizar para entregar tudo certinho. Caso você não leve, seu visto não será renovado.

Confira a lista dos documentos que a prefeitura PODE solicitar:

  1. Passaporte válido e cópia das páginas onde consta seu dados, visto e selo do OFII e carimbo da entrada na França;
  2. Certidão de nascimento traduzida;
  3. 4 Fotografias recentes de 3,5 x 4,5 com fundo cinza, sem óculos e boca fechada;
  4. Comprovante que você estudou durante sua estadia na França, pode ser comprovante que você frequentou as aulas que se chama attestation d’assiduité, ou histórico das notas (relevé de notes) ou diploma;
  5. Inscrição no novo curso com carga horária de 10 horas por semana e duração de um ano;
  6. Attestation d’hébergement (carta da família falando que você mora com eles);
  7. Justificatif de domicile (comprovante de telefone, água ou energia com menos de 3 meses);
  8. Um comprovante de uma correspondência no seu nome e no endereço da família, como: Securité sociale, extrato do banco ou uma correspondência do banco;
  9. O novo accord de placement aprovado pela prefeitura;
  10. Talvez peçam também o comprovante da visita médica do OFII aquela que você faz quando vai validar seu visto, lembra?

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂