Home Receitas do MundoÁfrica Melktert, uma sobremesa sul-africana

Melktert, uma sobremesa sul-africana

by Bárbara Ellen
Atualizado em 7 maio 2022 por Suellen Kyl

A Melktert, que significa ‘torta de leite’ na língua africâner, é uma sobremesa clássica sul-africana. Consiste em uma torta com crosta de massa doce, preenchida com um creme leve e cremoso à base de leite, farinha, açúcar e ovos. É servida polvilhada com canela em pó, gelada ou em temperatura ambiente.

Receita de Melktert, uma receita antiga

Esta torta foi originada de uma outra sobremesa holandesa chamada Mattentaart, que chegou na África através dos holandeses que foram para a Cidade do Cabo a partir de 1600. A diferença da Mattentaart com a Melktert é a consistência, pois a primeira torta (mattentaart) tem uma consistência mais semelhante ao cheesecake.

A melktert é consumida em toda a África do Sul, sendo encontrada em qualquer supermercado ou padaria, além de ter um grande destaque em blogs de culinária sul-africanos e ser conhecida em vários outros países do continente africano. Para quem prefere uma torta com uma consistência de flan e com fruta, uma receita de clafoutis pode ser uma boa opção.

melktert

Descubra o método cardápio versátil

Diminua o desperdício de comida e melhore a sua qualidade de vida aprendendo a organizar cardápios fáceis e práticos. Alimente-se de forma equilibrada e saudável mesmo sem ter experiência na cozinha. Conheça os segredos do planejamento, preparação e conservação de alimentos de forma eficiente para comer bem todos os dias. Invista em você!

Um recheio parecido com os pastéis de nata

Apesar de usar os mesmos ingredientes, a proporção de leite/ovos é maior do que a proporção usada nos pastéis de nata, o que garante à torta uma textura mais leve e um gosto de leite mais perceptível. A crosta assada ser feita junto com o recheio ou feita separadamente, dependendo do nível de crocância que você preferir.

Uma das vantagens de fazer uma torta Melktert é não precisar se procupar em esquentar ou preparar próximo à hora de servir para degustar ainda fresca. Essa torta é uma delícia mesmo em temperatura ambiente.

Não tem todos os ingredientes? Saiba que você pode fazer suas compras de supermercado na Amazon Super com até 15% de desconto sendo assinante Amazon Prime. Assine já!

Como fazer Melktert

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

1 comentário

Receita de Fideuá, uma massa espanhola com frutos do mar - Guia do Estrangeiro 4 de agosto de 2016 - 0:23

[…] Veja também: Melktert, uma sobremesa sul-africana de origem holandesa […]

Reply

Deixe um Comentário 🙂