Como fazer canelé de Bordeaux, um doce francês

by Suellen Kyl

O canelé chamado canelé de Bordeaux é um doce francês criado na região de Bordeaux, no sudoeste da França. Por ser um doce que leva ingredientes simples e facilmente encontrados, o canelé se tornou rapidamente um dos doces mais consumidos na França. Especialmente apreciado no seu lugar de criação, o canelé é um dos orgulhos bordolenses. Seu nome original canelat vem do gascon, um dialeto falado em Bordeaux até o século XX.

Como surgiu o canelé

A sua história data de muitos anos atrás, tendo sido inicialmente produzidos por freiras em um convento para distribuir aos mais necessitados. Para a sua fabricação, as freiras usavam trigo que havia caído dos sacos que encontravam nos barcos e gemas dos ovos usados pelos produtores de vinho. Estes usavam apenas as claras durante a fabricação do vinho e as gemas acabavam sobrando.

Outros ingredientes como o rhum e a baunilha também eram facilmente encontrados pois eram importados das Antilhas e chegavam no porto de Bordeaux. Assim era possível dar um pouco de sabor à receita fabricada à partir de ingredientes tão simples.

Foi no século XX que a receita foi melhorada e se tornou um sucesso em Bordeaux e no mundo inteiro. Sem dúvidas esse é um dos doces franceses que você deve experimentar. Impossível comer um só, não é mesmo?

canelé

Forma para canelé em seu formato característico

Antigamente as formas eram em cobre e muitos ainda persistem com a tradição e preferem utilizar este tipo de forma. As formas em cobre seriam responsáveis em distribuir o calor por igual, assegurando que o cozimento seja perfeito. Entretanto, as formas em silicone são bem mais práticas para desenformar e mais fáceis de serem lavadas. Vai do gosto (e do bolso) de cada um.


Exemplo de forma para canelé


 


Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂