Home Morar no ExteriorVida na EuropaCuriosidades da Europa Vinhos franceses: como combinar vinho com comida

Vinhos franceses: como combinar vinho com comida

by Suellen Kyl
Atualizado em 16 fevereiro 2024 por Suellen Kyl

Os vinhos franceses são deliciosos, mas ficam ainda melhores quando combinados com o que você estiver comendo. Para ajudar nessa difícil tarefa, o Guia do Estrangeiro separou algumas boas dicas para não errar na hora de escolher o vinho que melhor combina com a sua refeição.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Vinhos franceses que vão bem com aperitivos

Apesar de não ser tão popular no Brasil, o aperitivo é um momento indispensável para os franceses. É na hora do aperitivo que as pessoas aproveitam para botar o papo em dia e dar aquela enganada na fome. Os aperitivos mais comuns são queijos, pequenas porções de torrada com salmão ou fois gras, canapés, pequenas porções chamadas amuse-bouche ou defumados.

Diferentes tipos de vinhos

Foto: Unsplash por Maksym Kaharlytskyi

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Vinhos rosés

Os rosés, como Côtes de Provence ou Cabernet d’anjou são os mais indicados para o aperitivo, e vão perfeitamente com chips ou azeitonas.

Vinhos brancos

Para uma degustação simples, um Chardonnay é uma boa pedida. Se você prefere um sabor mais específico, o Bourgogne, Languedoc ou Vallée de la Loire trazem um sabor ligeiramente amendoado.

Vinhos tintos

Os vinhos tintos são mais pesados e não são muito recomendados para o aperitivo. Se você for um grande fã e não quer abrir mão, prefira um Pinot noir ou Gamay que podem ser degustados sem nenhum acompanhamento. Se o seu aperitivo inclui defumados, opte por um Beaujolais, Morgon ou Irancy.

Vinhos franceses para servir com a entrada

Assim como para o aperitivo, a entrada pede vinhos leves como os brancos e rosés. Isso principalmente se a entrada é acompanhada de pratos frios à base de peixes e frutos do mar.

Taça de vinho tinto com vinhedos ao fundo

Foto: Unsplash por Kym Ellis

Qual vinho servir com o prato principal

Chegou a hora de provar aquela receita que você preparou com tanto carinho. Saiba que dependendo do ingrediente principal do seu prato, um tipo especial de vinho pode tornar a degustação da sua receita ainda mais saborosa.

Vinhos franceses que combinam com frutos do mar

Estes exigem um branco como Hermitage ou Vallée du Rhône. Se são servidos crus, opte por um blanc d’Anjou. Um prato espanhol à base de frutos do mar é a paella.

Vinhos para servir com peixe

Se grelhados ou fritos, prefira um vinho leve e fresco como Muscadet ou Chablis. Se feito ao forno, opte por um Côtes-de-Provence.

Vinhos que combinam com carnes

Dependendo da estrutura do prato, carnes vão bem com um Bordeaux Clairet, Faugères ou Anjou rouge. Carnes mais pesadas pedem vinhos mais estruturados como Médoc, Bordeaux supérieur ou Chinon. Já ensopados vão bem com Beaune, Mercurey, Châteauneuf-du-pape. A ratatouille é um acompanhamento que vai muito bem com carnes.

Vinhos que vão bem com aves

Se assadas, um vinho tenro como o Pinot noir, Bourgogne ou vermelhos da região d’Alsace são perfeitos. Se cozidas, as aves caem bem com um Volnay ou Cahors. Se servidas com algum tipo de creme, um branco como Chardonnay é a opção ideal.

Acompanhar a sobremesa com vinho

Quem disse que a degustação acabou? Para fechar o cardápio com chave de ouro, acerte na pedida na hora da sobremesa.

Sobremesa servida com vinho tinto

Foto: Unsplash por alevision.co

  • Se a sobremesa for à base de frutas com a Pavlova, sirva um Gaillac ou Pacherenc-du-vic-bilh.
  • Tortas como torta de abóbora vão bem com vinhos da Loire, Alsace ou Bordelais.
  • As sobremesas à base de chocolate como mousse de chocolate e café pedem o tipo Banyuls ou Maury.
  • Sobremesas cremosas à base de baunilha e caramelo como a panna cotta acompanham bem um Monbazillac ou Jurançon.

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂